17.6.21

Chá de alecrim: quais são os seus benefícios e como fazer

Para quem busca tratamentos alternativos, o alecrim possui vários benefícios para a saúde, como propriedades aromaterápicas, efeito calmante para pele e até mesmo como solução para indigestão. O chá de alecrim é uma opção interessante para quem quer começar a usar essa planta como uma aliada do organismo.

Com origem na região mediterrânea, o seu nome científico é Rosmarinus officinalis. É comum no Brasil devido ao seu aroma e também como tempero para comidas. Por ser uma planta riquíssima para o organismo humano, é indicado o consumo do chá de alecrim.

Além de tomar como chá, o alecrim também permite que seu óleo essencial seja extraído e usado para como uma terapia alternativa. Seu efeito antisséptico e diurético são excelentes para o nosso bem-estar.


Quais são os benefícios do chá de alecrim para o corpo?

O chá de alecrim é uma bebida ideal para quem busca cuidar do organismo de maneira natural. As propriedades dessa planta ajudam a combater a indigestão, problemas diuréticos e até mesmo na redução de sintomas da Covid-19.


Existem também outras plantas benéficas para a nossa saúde e que podem ser ingeridas, como camomila ou hortelã-pimenta, que agem no organismo e ajudam com as suas propriedades antissépticas e calmantes.

Veja, então, como o alecrim em chá age no corpo humano e trata da nossa saúde:

Ajuda na digestão

Para pessoas que sofrem com indigestão, o chá de alecrim possui propriedades que agem diretamente no trato gastrointestinal, reduzindo a acidez e aliviando sintomas como dor de estômago, gases e outros problemas.

Para quem é diagnosticado com gastrite ou outras doenças nesta região, usar o chá como um tratamento alternativo é uma opção interessante para o organismo. Vale a pena ressaltar que a bebida deve ser feita com produtos 100% naturais. 

É importante também lembrar que essa é uma terapia secundária. Quem possui problemas diagnosticados, o ideal é usar apenas o chá como um complemento. Os remédios indicados por profissionais devem vir em primeiro lugar.

Age como diurético natural

Para pessoas que não gostam de tomar água ou retém muito líquido pelo corpo, o chá de alecrim pode também ajudar. Além de aumentar a liberação de urina pelos rins, essa bebida reduz inchaços nas pernas e barriga.

Quem não tem o costume de tomar dois litros de água por dia, é uma excelente opção investir nesse chá, que é muito mais saboroso e ainda faz bem para a saúde. É também uma escolha para está a fim de emagrecer e quer perder o líquido retido em alguns lugares.

Reduz sintomas da Covid-19

Em 2020, o mundo se viu em uma situação bastante complexa. A pandemia da Covid-19 atingiu todos os países e fez com que as pessoas buscassem maiores cuidados com a saúde, já que a contaminação era altíssima e os sintomas ainda desconhecidos. 

Mesmo que existam remédios específicos para o cuidado com essa doença, o chá de alecrim é uma opção de tratamento alternativo, que reduz os sintomas deste vírus e ajudam no cuidado de pessoas contaminadas. 

Segundo a revista Educa Coronavírus, elaborada pela UFPE e pela Capes, o alecrim é uma planta medicinal, que trata a febre e dores no corpo, recorrentes em pessoas contaminadas pelo vírus. Com isso, tomar chá de alecrim se tornou viável para os cuidados básicos contra a doença.

Como fazer o chá de alecrim?

Para fazer o chá de alecrim é preciso separar ingredientes naturais. O uso de chás prontos, produzidos quimicamente, podem não surtir efeito, já que boa parte de suas propriedades são deixadas de lado e somente o aroma é colocado no produto. 

Por isso, para fazer essa bebida quente é necessário os seguintes ingredientes:

  • Algumas folhas de alecrim, cerca de cinco a cada 100ml

  • 100ml de água filtrada ou mais caso queira adicionar alecrim

  • Açúcar ou outros adoçantes a gosto

É importante destacar que o chá feito com algum tipo de adoçante perde uma parte do seu efeito, já que esse é um produto que não possui origem 100% natural.

O chá de alecrim possui efeitos colaterais?

Mesmo que o chá de alecrim tenha os seus benefícios, é importante lembrar que o consumo em excesso pode causar alguns problemas para a saúde. 

Se uma pessoa está com inchaço e consome demais essa bebida, certamente ela irá reter ainda mais líquido, já que está tomando em grande quantidade. Isso também pode prejudicar o intestino e até mesmo os rins.

Portanto, o consumo do chá de alecrim deve ser regular, sem exageros, para que o organismo consiga extrair as boas propriedades e não sofra com o efeito “reboot”.

Conclusão

O chá de alecrim é, então, uma bebida quente, ideal para pessoas que querem cuidar do seu organismo com um tratamento alternativo. Ele possui ação diurética, ajuda no funcionamento do trato intestinal e ainda reduz os sintomas da Covid-19.

Chás que são feitos com produtos altamente químicos, industriais, não possuem o efeito de bem-estar que o alecrim proporciona naturalmente. É indicado então investir no plantio dessa erva em casa ou até mesmo comprá-la nos supermercados sem o uso de agrotóxicos.

Caso só tenha chás prontos em casa, veja a quantidade de elementos que compõem os seus ingredientes e se vale a pena usá-la como um tratamento para o corpo.


GeraLinks - Agregador de links