Se você pretende fazer uma viagem para o exterior e quer saber como pode economizar dinheiro, confira já as dicas que separamos neste artigo!



Fazer uma viagem para o exterior é uma grande experiência, porém não é algo tão barato assim (ainda mais com o real tão desvalorizado). Por isso, encontrar maneiras para economizar dinheiro é fundamental!


Agora, como fazer isso? Simples, seguindo as dicas que apresentaremos a seguir.

Como economizar dinheiro em uma viagem para o exterior

1. Baixa temporada


A baixa temporada é um período de suma importância para você que quer economizar dinheiro ao viajar para o exterior.


Isso porque, nesse momento do ano, a busca pelo destino é menor. Logo, você consegue preços melhores em praticamente tudo e ainda tem menos concorrência de outros turistas.


Portanto, se você possui uma certa flexibilidade com datas, pesquise quando é a baixa temporada no destino que você quer ir e viaje neste período do ano.


E claro, escolha um destino que seja mais em conta, afinal, mesmo dentro de um determinado continente, há países que são mais baratos do que outros. Então vale a pena pesquisar.

2. Passagens


Dependendo do destino que você for, as passagens aéreas podem ser bem “salgadas”, por isso é importante encontrar maneiras de economizar neste aspecto também. 


Ok, mas como fazer isso? Utilizando a antecedência a seu favor.


E sabe por quê? Porque assim você tem mais chances de conseguir bons descontos ou boas ofertas.


Hoje, existem diversos sites e aplicativos que comparam preços, avisam sobre ofertas, promoções, cupons, etc, como o Kayak, Skyscanner, Voopter, entre outros.


E, graças a eles, você pode conseguir uma boa economia, afinal, esses sites são atualizados constantemente e em algum momento pode surgir uma ótima oferta para você. Por isso que a antecedência é tão importante.


Se você deixar para comprar as passagens “em cima da hora”, você terá menos opções disponíveis e preços que podem não ser tão em conta assim.


Portanto, fique sempre de olho nesses sites e apps especializados, e compre as passagens em um momento oportuno.

3. Hospedagem


Ao fazer uma viagem para o exterior, diversas pessoas optam por ficar em um belo hotel ou resort, porém se o seu objetivo é economizar dinheiro, essas, geralmente, não são as melhores opções.


Em vez delas, que tal procurar um hostel? Um Airbnb? Uma pousada? Ou até mesmo um couchsurfing? Essas opções de hospedagem tendem a ser mais em conta e nem por isso deixam de ser boas.


Além disso, tenha em mente que, ao viajar para o exterior, na maior parte do tempo você estará visitando lugares, passeando, etc, ou seja, você estará na hospedagem basicamente apenas para dormir e/ou fazer alguma refeição.

4. Transporte


Na maioria dos destinos no exterior, você tem diferentes opções de transporte para escolher. Por isso, é essencial que em seu planejamento você avalie cada um e veja qual compensa mais.


Por exemplo, o transporte público tende a ser mais barato, porém é importante verificar se ele é seguro, se tem uma boa estrutura e assim por diante.


De repente, alugar um carro, pegar um Uber ou até mesmo andar de bicicleta também possam ser boas opções.


E claro, sempre que for possível, ande, assim você não só consegue economizar dinheiro, como também exercita o corpo, gerando benefícios para a sua saúde.


5. Alimentação


Se tem uma coisa que não dá para ficar sem em qualquer viagem ao exterior é a alimentação. Porém, mesmo que você tenha gastos diários com ela, dá sim para economizar.


Por exemplo, o seu local de hospedagem pode oferecer um café da manhã incluso - o que já ajuda a economizar dinheiro com uma refeição.


Ou ainda, dependendo de onde você for ficar, por exemplo, se for em uma casa ou em um apartamento, você mesmo pode preparar algumas refeições.


Além disso, quando for “turistar” não deixe de levar alguns snacks na mochila e uma garrafinha de água. É bem provável que você precise deles em algum momento e assim você não precisará ficar gastando na rua.


E em vez de comer sempre em restaurantes ou estabelecimentos que ficam próximos de atrações e áreas turísticas, procure opções um pouco mais afastadas.


Inclusive, vale a pena conversar com alguns moradores para pedir indicações. Com certeza eles poderão ajudá-lo a encontrar um estabelecimento bom e que não cobra caro. 

6. Moeda estrangeira


Se você vai para outro país, necessariamente precisará levar uma certa quantia de moeda estrangeira e para economizar dinheiro neste aspecto, novamente a antecedência é um ponto essencial.


E sabe por quê? Porque o câmbio varia bastante, em uma semana pode não estar tão favorável para compra e em outra sim.


Portanto, em vez de trocar o seu real pela moeda estrangeira de uma só vez, vá fazendo isso aos poucos, isto é, de maneira gradativa, somente quando o câmbio estiver mais atrativo.


Dessa forma, você terá muito mais chances de conseguir um bom preço médio pela moeda estrangeira.


E para isso, acompanhe regularmente a cotação da moeda em diferentes casas de câmbio, isso porque os valores geralmente variam de uma empresa para outra - e isso pode significar uma boa economia para o seu bolso.


Além disso, não leve apenas dinheiro em espécie, mas um cartão também, porém, de preferência, o pré-pago internacional, não o de crédito.

7. Compras


Se tem uma coisa que todo mundo (ou quase todo mundo) adora fazer quando viaja para fora do país são compras. 


Porém, se você quer economizar dinheiro em sua viagem, é de suma importância que você tome cuidado em relação a este aspecto, caso contrário, toda a economia que você teve com as dicas anteriores pode ir por água abaixo.


Sendo assim, para não “estourar” o seu orçamento, antes mesmo de viajar, em seu planejamento, estabeleça um limite para compras, isto é, um teto que dê para você aproveitar e que não te prejudique financeiramente.


Uma boa dica para este tópico é ir anotando todos os gastos no seu celular, diariamente, assim, você terá um controle maior sobre o seu dinheiro e, ao final do dia, saberá exatamente quanto gastou.

8. Atrações, passeios e tours gratuitos


Você sabia que na maioria dos destinos no exterior existem atrações, passeios e tours que são gratuitos? Pois é! Inclusive, dependendo do dia e do horário, até mesmo atividades pagas podem ser aproveitadas sem que você precise pagar.


Portanto, em seu planejamento, faça pesquisas em relação a essas atrações, passeios e tours. Com certeza você conseguirá economizar algum dinheiro neste aspecto também.


E então, gostou das nossas dicas? Tem alguma outra para dar? Queremos ouvi-lo! E caso esse artigo tenha sido útil para você de alguma maneira, não deixe de compartilhá-lo com seus familiares e amigos. Até a próxima!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee