A graduação tecnológica em radiologia pode representar uma ótima oportunidade para você trabalhar na área da Saúde e ter uma carreira ligada ao cuidado de pacientes.

Afinal, o profissional formado em radiologia pode atuar em hospitais e clínicas radiológicas, tanto com adultos como com crianças.

Mas, como é o curso tecnológico em radiologia e como é o mercado de trabalho para essa profissão? É sobre isso que falaremos, confira!

                Como é o curso tecnólogo em radiologia?

O curso em radiologia tem duração de 3 anos e apresenta uma série de disciplinas, voltadas ao entendimento e prática da radiologia.

Nesse curso, o aluno terá contato com disciplinas básicas da área de Biologia, bem como disciplinas voltadas ao estudo da física da Radiologia, por exemplo.

Além disso, o curso também foca na inter-relação do profissional com outras áreas, tais como médicos e dentistas, uma vez que o profissional formado em radiologia poderá conviver diariamente com esses profissionais.

É também importante ter o conhecimento de alta tecnologia, envolvida em exames como ressonância magnética e PET-SCAN.

E por último, a administração de negócios, como clínicas, também é ensinada, para que o profissional tenha uma visão global do que é trabalhar em tais ambientes.

                O mercado de trabalho para o profissional formado em radiologia

O mercado de trabalho para quem tem uma boa formação acadêmica em radiologia é bastante amplo e conta com inúmeras oportunidades. De fato, o profissional poderá trabalhar nas seguintes áreas:

                1. Radiologia médica-hospitalar

Imagine um hospital. Há grande fluxo de pacientes, tanto sendo tratados no pronto-socorro ou internados, ou ainda se submetendo a cirurgias eletivas.

De maneira geral, todos esses pacientes se submetem a exames de imagem, tais como radiografias, tomografias computadorizadas, dentre outros. E é justamente o profissional formado em radiologia que participa desses exames.

Há também a possibilidade de trabalho em clínicas especializadas em exames de imagem, para as quais os pacientes são encaminhados quando necessitam desses exames.

                2. Radiologia odontológica

Cirurgiões-dentistas têm uma relação bastante próxima com a radiologia e constantemente solicitam exames radiográficos a seus pacientes.

Portanto, faz parte da rotina diária de muitos cirurgiões-dentistas a análise de exames como radiografia panorâmica, radiografias periapicais e tomografias, por exemplo, para a colocação de implantes dentários.

Assim, os cirurgiões-dentistas solicitam tais exames de centros radiológicos odontológicos, os quais necessitam de profissionais com bastante conhecimento na área de radiologia.

                3. Indústria

O profissional que atua na área da radiologia industrial pesquisa defeitos e características de materiais não visíveis a olho nu.

Dessa forma, esse profissional pode atuar na própria indústria, como também em aeroportos e portos, verificando cargas, por exemplo.

                4. Veterinária

Os animais também necessitam, muitas vezes, de exames de imagem. Tanto para o cuidado de pets, como gatos e cachorros, como para animais de grande porte, como cavalos, os exames de imagem fazem parte dos cuidados da medicina veterinária.

Portanto, o profissional pode atuar em clínicas radiológicas veterinárias, consultórios ou até hospitais veterinários.

                5. Medicina forense

A medicina forense é a área que ajuda na investigação de mortes suspeitas, seja por crime ou por causas naturais.

Nessa área, são realizados exames de imagem para não danificar o corpo do paciente e assim, ajudar a polícia na identificação das provas.

É uma área cujo interesse do público cresceu, muito em função de séries de televisão norte-americanas (Crime Scene Investigation, C.S.I, por exemplo), que mostravam como pode ser a investigação de um caso suspeito.

                Como é o perfil do profissional formado em radiologia?

Para quem ficou interessado (a) no curso de tecnólogo em radiologia, veja como é o perfil de profissionais que se dedicam a essa área.

Esse é um profissional constantemente ligado em inovações tecnológicas. Afinal, a tecnologia evolui diariamente e novos exames com mais tecnologia são sempre introduzidos no dia a dia desses profissionais.

É também uma área na qual o convívio em equipe é importante, uma vez que você vai lidar constantemente com médicos, dentistas ou outros profissionais tanto da área médica quanto de outras áreas.

Acima de tudo, a empatia é necessária, pois você trabalhará com pacientes, animais e dependendo da área que decidir seguir, com investigações sobre crimes. Estamos falando de profissionais focados e que prestam muita atenção nos menores detalhes. Afinal, a radiologia mostra o que o olho não vê.

Portanto, se você se identificou com essas características e é uma pessoa animada, interessada em uma carreira promissora, com muitas oportunidades, considere o curso de radiologia para você.

                Quanto ganha um profissional formado em radiologia?

Há diferenças de salários conforme a área que você escolhe para trabalhar.

Mas, em média salarial, um profissional tecnólogo em radiologia pode ganhar de R$ 5 mil até R$ 10 mil, dependendo da quantidade de lugares que trabalha e em quais cidades.

Portanto, é essencial que o profissional tenha uma ótima formação acadêmica e continue sempre dedicado às atualizações que a profissão exige.

A formação em tecnólogo em radiologia pode ser uma excelente carreira para você. Afinal, há diversas áreas de atuação e muitas oportunidades. Para isso, o primeiro passo é se matricular em um bom curso de formação e se dedicar aos estudos na área.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee