Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

A decoração rústica é uma tendência que tem crescido cada vez mais, isso porque as pessoas têm se voltado para a natureza, buscando um refúgio da correria do dia a dia. Ademais, esse tipo de decoração dá o tom correto para um ambiente aconchegante e bonito.

Inclusive, uma simples porta de madeira para área externa pode ser o passo inicial para mudar completamente a cara de sua casa, com um estilo diferente e muito charmoso.

No dia a dia, nos vemos rodeados de concreto, avanços tecnológicos e uma modernidade forçada, que parece engolir tudo à sua volta. Por isso, a decoração rústica surge como um acalento, tornando parte de seu dia um momento de reconexão com elementos simples.

Existe uma série de materiais clássicos da decoração rústica que tornam qualquer ambiente muito mais agradável, como:

  • Madeira;

  • Pedras;

  • Plantas;

  • Ferro.

Este estilo está intimamente ligado à vida no campo, permitindo a recriação deste tipo de ambiente em qualquer lugar. O ambiente rústico tem suas origens em elementos rurais, exibindo com orgulho marcas e imperfeições.

Dentro do mundo estético, o rústico representa também o envelhecido, o desgastado e até mesmo a falta de acabamento, utilizando peças de design orgânico, remetendo a elementos naturais.

Por exemplo, um piso taco de madeira pode fazer a diferença quando você estiver fazendo a decoração de sua sala de estar, trazendo um elemento mais natural ao design. Este estilo é atemporal, permitindo a integração dele com diversos outros elementos. 

É um design que cada vez mais tem ganhado espaço, mantendo-se nas casas de campo e de interior, bem como ampliando seu acesso para apartamentos e outros imóveis modernos.

Veja quais são as características principais

Alguns elementos são fundamentais para definir uma decoração como rústica. Esses pontos são os que fornecem a sensação de interior, não importa onde você esteja, e podem ser usados em abundância se o interesse é transformar um local.

Cores

Um dos principais elementos da decoração rústica é a aplicação de cores terrosas e tons neutros no ambiente.

Um corrimão de ferro para escada pode contrastar com uma parede marrom, criando um ambiente muito mais interessante do ponto de vista decorativo.

Seja marrom, vermelho queimado ou tons mais alaranjados, essas cores combinam perfeitamente com a temática do design, permitindo uma pintura de paredes que aquece o ambiente e melhora a sensação de conforto.

Se você busca um ambiente rústico, mas com um toque de modernidade, misturar as cores terrosas com preto, cinza e branco pode atingir o resultado desejado.

Madeira

A madeira é um material que remete diretamente à natureza, então você não deve economizar seu uso na decoração. É possível usar a madeira em uma infinidade de elementos, desde pisos até objetos decorativos.

Se você fizer, por exemplo, uma sala planejada apartamento, pode pedir um estilo rústico na decoração, permitindo o uso de elementos de madeira para transformar o ambiente.

Além disso, a madeira aquece o ambiente, criando um espaço mais despretensioso sem perder o charme rústico. Madeiras pouco trabalhadas são fundamentais para esse tipo de decoração, como a de demolição.

Se você quiser mais requinte e sofisticação em sua decoração rústica, o uso de madeira polida pode conquistar o resultado adequado.

Revestimento

As paredes e pisos de sua casa terão um impacto imediato na decoração, uma vez que são elementos de destaque em um ambiente. Por isso, pensar em revestimentos que permitam uma integração maior com a decoração é fundamental.

Pedras, madeira e bambu são alguns dos principais elementos quando pensamos em decorações rústicas. Isso porque suas irregularidades se tornam um elemento estético importante para o estilo.

É importante, entretanto, pensar na funcionalidade do local. Se o ambiente que você está decorando possui muita umidade, revestimentos resistentes devem ser sua opção de escolha.

Se você não quiser abrir mão de um tipo específico de revestimento, talvez encontre nos modelos sintéticos algo que se encaixa em seu gosto, mantendo a praticidade e segurança de um produto resistente.

O porcelanato é uma excelente pedida nestes casos. Isso porque ele consegue suplantar um material original, mas ainda mantém suas características próprias tanto para segurança quanto para resistência, além da facilidade de limpeza.

Iluminação

Uma boa iluminação pode transformar completamente um ambiente, e isso não seria diferente em decorações rústicas. Um bom projeto de iluminação é parte essencial da construção de um design de qualidade.

Um pendente de luz fará uma grande mudança no ambiente, principalmente, se estiver posicionado corretamente para gerar um clima rústico em casa.

Apostar em luzes mais suaves, indiretas e que criem uma sensação aconchegante pode fazer a diferença na decoração, tornando o ambiente muito mais próximo do padrão que você está querendo alcançar.

Luminárias de LED e Spots direcionáveis podem ajudar a criar o ambiente perfeito para uma decoração rústica.

Confira 5 dicas de decoração

Alguns objetos podem fazer toda a diferença na sua decoração, e muitas vezes podem deixar o ambiente exatamente como você gostaria, sem precisar dos gastos maiores com uma reforma.

Pensando nisso, separamos alguns elementos que certamente tornarão sua decoração mais rústica.

1.    Aposte na cerâmica

Objetos de cerâmica remetem a elementos rústicos de forma natural. É possível pensar em diversos tipos de elementos, desde os mais simples e sem muita decoração, até os mais elaborados.

Seu gosto pessoal deve ser o principal fator determinante, aliado à estética que você pretende passar ao ambiente. Vasos e potes podem compor brilhantemente uma decoração rústica.

2.    Madeira

Conforme citamos anteriormente, a madeira é um dos principais materiais usados para dar um tom rústico à uma decoração. 

O design simples, reforçado e bonito de peças de madeira de demolição pode criar cômodos muito mais próximos à sua ideia de design e com um preço baixo.

Um gaveteiro de madeira, por exemplo, é útil e funcional, mantendo o estilo rústico. Além disso, a utilização de pallets como elemento decorativo permite que você exerça sua criatividade, modelando ambientes conforme a necessidade da utilização.

Caixas de madeira também podem ser utilizadas desta forma, criando uma série de efeitos estéticos interessantes.

3.    Objetos antigos

Parte do charme de uma decoração rústica é nos levar de volta ao passado. Por isso, invista em peças antigas para criar uma decoração especial.

Seu material para pintura pode acabar tornando o ambiente mais estilizado, principalmente se você optar por peças de madeira.

Livros antigos podem ficar perfeitos para decorar um ambiente de leitura. O charme das peças acaba sendo exacerbado se você colocar plantas e madeira na decoração.

Panelas de ferro podem ficar perfeitas em uma cozinha rústica, enquanto vitrolas, rádios e telefones antigos podem dar um charme diferenciado a uma sala de estar. O importante é a decoração continuar com o sentido desejado, aplicando estes itens para um toque especial.

Além disso, placas profissionais costumam fazer a diferença em uma decoração neste estilo.

Seja uma placa de ferro com propaganda de bebidas, uma placa de madeira de um estabelecimento do passado ou outro modelo, elas servem para tornar o ambiente muito mais charmoso e elegante.

4.    Ferro como elemento importante

Outro grande aliado do design rústico é o ferro. Móveis em ferro, além de resistentes, muitas vezes podem tornar o ambiente mais charmoso, lembrando casas de campo de tempos antigos.

Além disso, elementos de decoração envolvendo ferro costumam passar o charme rústico com portas e barras decorativas. Itens de cozinha em ferro ficam ótimos para criar esse tipo de decoração.

5.    Aposte na utilização do artesanato

Uma excelente forma de completar sua decoração rústica é com peças artesanais. Existem diversas opções no mercado brasileiro.

Artesãos locais podem fazer peças que ficam perfeitas em sua casa, e você ainda ajuda a movimentar a economia criativa da região.

Mantas e tapetes feitos à mão, almofadas de crochê ou fuxico e esculturas, bem como as peças de barro podem dar muito mais vida e personalidade à sua decoração, valorizando a arte local e criando um ambiente único.

Você pode usar peças artesanais para decorar um rack porta pallet, por exemplo, criando uma estrutura bonita e chamativa para seu ambiente.

Existem diversas feiras de artesanato independentes na maioria das cidades do país. Se sua cidade possuir uma dessa, vale a pena frequentá-la para identificar artesãos e obras que você se identifique.

Considerações finais

A decoração rústica não precisa parar nos elementos internos da casa. Se você possuir uma área externa ou com piscina, pode criar uma decoração diferenciada com a utilização de plantas e um deck de madeira, tornando o ambiente ideal.

Além disso, piscinas rústicas costumam ter processos diferenciados de purificação da água, eliminando a necessidade de produtos químicos que podem fazer mal ao organismo.

Pensando nisso, basta definir qual vai ser o estilo rústico a seguir e começar uma mudança completa em sua casa, criando um lar diferente e muito mais aconchegante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem


Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!