Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Construir uma decoração bonita e atual dentro de casa pode exigir muita pesquisa para entender as tendências e conhecer bons modelos. Mas vale mencionar que um elemento que ganhou destaque na ornamentação de vários tipos de cômodos foi o papel de parede.


Para quem está em busca de dar uma repaginada nos ambientes domésticos, encontrar formas práticas, econômicas e que não causem muitos transtornos com obras e sujeira é essencial. 


Uma dessas alternativas é o uso de papel de parede, que oferece uma série de estampas e tons, e que permite uma aplicação fácil e rápida em qualquer cômodo de uma residência. 


Em geral, para que a aplicação seja feita de modo uniforme e com qualidade, é fundamental que a parede já tenha sido tratada anteriormente, para que nenhum tipo de imperfeição prejudique a fixação das folhas. 


No entanto, quem já tinha aplicado uma camada de tinta no quarto de casal planejado, na sala ou em ambientes diferentes, o preparo da parede faz parte de uma decoração eficiente e bonita. 


Por isso, quando se decide pelo papel de parede, é fundamental ter em mente que ele pode ser aplicado nas superfícies que se deseja, garantindo a beleza e a elegância do espaço de forma personalizada. 


Mesmo que o uso de papel de parede seja feito de forma comum em vários países, foi apenas nos últimos anos que ele se tornou uma possibilidade explorada na decoração brasileira, de maneira que a sua aplicação vem ganhando cada vez mais adeptos. 


Se você já estava pensando em mudar a decoração da sua casa, e tinha dúvidas sobre o investimento em papel de parede para isso, este artigo vai te ajudar a decidir se vale a pena aplicar esse tipo de produto em casa, e mostra também as tendências para 2021. 


Para saber mais, siga na leitura deste artigo e conheça um pouco mais sobre o assunto, esclarecendo dúvidas que podem influenciar na sua decisão final. 



O que é o papel de parede?

Quando se pensa na decoração de uma casa, é comum vir à mente a escolha de artigos variados ou de móveis, elementos que compõem a beleza de qualquer ambiente. 


Mas vale mencionar que as paredes de qualquer cômodo devem ser incluídas na decoração, tanto pela cor que elas podem receber quanto pelo adesivo plástico personalizado que pode ser aplicado nela, e até o uso de papel de parede.


De fato, a decoração de uma casa ganhou muitas possibilidades nos últimos anos, e saber como fazer com que ela se torne agradável aos moradores é parte fundamental do processo.


O papel de parede é um dos itens que vem conquistando o seu espaço no mercado, dada as suas características que encantam qualquer proprietário de imóvel. 


Ele se trata de folhas com as mais variadas estampas, e que são fixadas na superfície com o uso de uma cola específica, que fixará o produto por longo tempo dentro da casa. 


A sua função principal é justamente a de decorar o ambiente de forma prática, e por isso são encontradas diversas versões disponíveis para compra, o que deixa qualquer pessoa em dúvida ao escolher a melhor opção de papel de parede para escritório ou para sala. 


Para que ele possa ser colocado sem prejuízos, é fundamental que a superfície esteja lisa, sem buracos ou rachaduras e livre de infiltrações, uma vez que esses elementos podem diminuir consideravelmente a durabilidade da decoração. 


Assim, depois de preparar a parede de forma adequada, é possível aplicar o produto com tranquilidade, e apostar em alguma das principais tendências decorativas para garantir que a casa siga em uma linha moderna e funcional. 

As vantagens e as desvantagens do uso de papel de parede

Como em qualquer outra questão, antes de decidir pela aplicação do papel de parede, é essencial medir os seus prós e contras, para se ter a certeza de estar fazendo uma boa escolha. 


Para começar, é possível listar os maiores benefícios de usar papel de parede na decoração, sendo os principais:


  • Modelos variados;

  • Custo-benefício atrativo;

  • Boa durabilidade;

  • Fácil limpeza;

  • Opções autocolantes.


Uma das principais vantagens do papel de parede é ser encontrado nos mais variados modelos, texturas, cores e efeitos estéticos, o que permite renovar completamente uma sala de reunião pequena ou qualquer outro ambiente doméstico. 


Além disso, o custo-benefício do produto é um dos pontos mais importantes, pois é possível construir novas decorações em casa sem gastar muito e garantindo uma cobertura perfeita das paredes. 


Em geral, o papel de parede possui uma boa durabilidade, de maneira que ele se mostra uma excelente opção para quem quer investir em uma ornamentação que possa durar por anos, sem perder a qualidade e a beleza. 


O papel de parede também costuma ser de fácil limpeza. Com a ajuda de um pano úmido, é possível remover a sujeira acumulada no dia a dia sem dificuldades, tornando a manutenção da casa mais simples e descomplicada. 


Por fim, para quem deseja aplicar o papel de parede pessoalmente, é possível encontrar opções autocolantes no mercado. Depois de colocar o produto, também é possível instalar um rodapé branco 8cm no cômodo, finalizando o processo decorativo com sucesso.


Tendo conhecido as vantagens, também é importante saber quais são as desvantagens, de forma a pensar com maior clareza sobre o investimento nesse tipo de item. 


Uma delas é a de que ele deve ser utilizado apenas em ambientes fechados, uma vez que a umidade é uma inimiga do papel de parede. 


Além disso, como já mencionado, é fundamental que a superfície não apresente imperfeições que acabem impedindo a sua fixação adequada. Isso pode fazer com que a aplicação se descole rapidamente e prejudique a ornamentação do cômodo. 


Sendo assim, mensurar esses pontos é a melhor forma de garantir que a sua decisão sobre o uso de papel de parede seja assertiva e ofereça os resultados esperados com o produto. 

Tendências de papel de parede em 2021

Como não poderia deixar de ser, o setor de decoração apresenta algumas das principais tendências do uso de papel de parede para 2021, que podem ser aplicadas em qualquer imóvel para que o proprietário possa seguir as indicações do momento com facilidade. 


Tal como a reforma de azulejos teve o uso de tinta para cozinha como uma das principais tendências, a aplicação do papel de parede também pode ser feita de formas diferenciadas para seguir alguns padrões de beleza atuais. Confira algumas delas a seguir. 

1. Meia parede de papel de parede

Quem tem em mente que um único papel de parede deve ser aplicado do teto ao chão pode ser surpreendido com essa sugestão decorativa. 


A meia parede de papel de parede é uma das fortes tendências para este ano, e pode ser aplicada para criar um cenário diferenciado e elegante de forma prática e atrativa. 


Esse efeito é realizado com a divisão da parede, tanto na horizontal quanto na vertical, onde dois tipos de estampas ou de desenhos podem ser aplicados para render um efeito personalizado no local. 


Depois de aplicadas as duas opções, é possível finalizar a decoração com a instalação de uma persiana para escritório ou de cortinas que harmonizem com as estampas escolhidas, para que o ambiente fique com uma aparência equilibrada e agradável. 

2. Papel de parede de revestimento

Os papéis de parede também podem ser encontrados em versões diferenciadas, como é o caso dos modelos de revestimento em 3D, que conferem à superfície uma decoração exclusiva e com efeito especial. 


Nesses casos, para conferir personalidade no espaço, é muito comum que se aplique esse tipo de papel de parede em apenas uma das superfícies do ambiente, dando um destaque maior para ela. 

3. Papel de parede em tons pastéis

As cores escolhidas para o papel de parede de qualquer cômodo podem levar em consideração as tendências do momento. 


Uma delas é justamente a de tons pastéis, que pode conciliar uma restauração de piso porcelanato com cores mais escuras às mais claras presentes no papel de parede, de maneira que todo o cenário possa ficar elegante e harmonioso com facilidade. 


Além disso, os tons pastéis também podem combinar mais facilmente com outros elementos presentes no ambiente, como o acabamento de móveis, cortinas e tapetes usados no local. 


Ao seguir uma das tendências abordadas neste conteúdo, certamente a decoração utilizando papéis de parede se torna mais simples e atual, garantindo um ambiente acolhedor e aconchegante com sucesso dentro da sua casa. 


Por isso, se você ainda tinha dúvidas sobre usar o papel de parede, não deixe de escolher a estampa mais apropriada para o seu lar e invista nesse tipo de decoração, conquistando cômodos bonitos com maior facilidade na sua residência.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem


Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!