Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

O SEO é uma das formas de fazer marketing digital atualmente. Além de proporcionar aumento de tráfego, a Otimização para Mecanismos de Busca traz diversos outros benefícios para o seu site e, embora envolva bastante trabalho, ainda é menos complexa que campanhas feitas por anúncios.

Mesmo já aplicando SEO em seus projetos, muitas pessoas ainda não entendem exatamente para o que isso serve. A seguir, você descobre sete motivos pelos quais esse conjunto de técnicas é essencial em uma página na web. Assim, começará a ganhar espaço até em aplicativos mobile.

1.  Resultados orgânicos

Quem usou a internet no início dos anos 2000, com certeza, lembra dos diversos anúncios na primeira página do Google. Com o passar do tempo, o buscador ficou mais inteligente e passou a considerar o que o usuário realmente está buscando.

Com isso, os resultados orgânicos tornaram-se muito mais relevantes. Então, estar entre os primeiros colocados é uma maneira de mostrar ao usuário que o seu produto é exatamente o que ele procura.

Contudo, não é fácil ocupar o top 10 da primeira página do Google. A combinação entre palavras-chave, linkagem interna e externa estruturada, conteúdo relevante, experiência de usuário e outro atributos contribuem diretamente para o seu ranking.

2.  Relevância e autoridade

Se um usuário busca por dicas de como dobrar os lucros do seu negócio, ele espera recebê-las de quem entende do assunto. Por isso, o Google valoriza tanto a relevância do conteúdo, analisa se ele se adequa ao título e aos assuntos propostos e avalia a sua autoridade naquele assunto.

Isso torna-se importante para o seu site, pois faz com que você se dedique em oferecer conteúdos de qualidade, com fontes confiáveis, tendo a chance de aprofundar-se cada vez mais nos temas envolvidos no seu negócio.

Quanto mais autoridade seu site tiver sobre determinado assunto, mais atraente ele vai ficar para os usuários e os parceiros, que podem inserir links para o seu site nas páginas deles.

3.  Custos otimizados

Usar SEO é uma forma relativamente barata de dar um upgrade no site, embora os investimentos sejam de longo prazo. Diferente de um anúncio, que fica disponível na página em poucas horas ou dias, usar SEO demanda muita experimentação e análise.

Normalmente, em um anúncio, a empresa compra uma única palavra-chave, de acordo com a estratégia pré-definida e o orçamento atual. No caso do SEO, o investimento acaba sendo nos profissionais (analistas, redatores, etc), e os resultados demoram, no mínimo, três meses para serem consolidados.

4.  Atualizações constantes

Por tratar-se de um conjunto de técnicas, o SEO exige constantes revisões das ações tomadas por parte dos profissionais e das empresas. O Google costuma fazer diversas atualizações em seus algoritmos, que são responsáveis por “escolher” qual site aparece em cada posição.

No caso do SEO, o que era considerado uma boa prática em 2010, hoje, é completamente inadequado. Isso é positivo para o seu negócio, pois exige que você repense as estratégias constantemente, identificando novas formas de atingir seu público e otimizando as que ainda funcionam.

5.  Acompanhamento em tempo real

Ferramentas como Google Search Console e Google Analytics permitem que você visualize todo o tráfego do seu site em gráficos e dados complexos. Isso é importante, pois permite que você acompanhe diretamente se uma mudança feita no site impacta de forma positiva ou negativa a experiência nas páginas.

6.  Ferramentas variadas

Por falar em ferramentas, quem trabalha com SEO tem várias delas à disposição. Muitas são pagas, mas oferecem dados valiosos sobre concorrência, possibilidade de planejar estratégias mais sólidas e até simular resultados nas páginas dos buscadores.

7.  Possibilidade de testar estratégias

Por fim, o SEO é vantajoso para um site, pois permite que você experimente diferentes estratégias de negócio ao mesmo tempo. Por exemplo, você vende camisetas estampadas com estrelas, mas poucas pessoas chegam até a sua loja diretamente.

Você pode experimentar produzir conteúdos relacionados a esse universo, como ensinar os leitores a customizarem as próprias camisetas, por exemplo, otimizá-los em um blog e deixar um link estrategicamente posicionado, levando o usuário até a sua loja.

O SEO não é uma prática exata. Então, tentativa e erro estão inclusos no potencial que ele tem a oferecer para o seu projeto.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!