Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Cuidar da saúde é algo extremamente importante, com certeza você já ouviu isso várias vezes na vida, mas neste artigo vamos apresentar algumas dicas para cuidar não só da sua saúde física, mas também da bucal, que merece uma grande atenção.

Existem inúmeras doenças que podem comprometer a sua saúde bucal e fazer você ter grandes problemas, por isso, separamos uma lista com hábitos práticos e rápidos que você pode adquirir e aplicar no seu dia a dia.


1.  Escova regularmente os seus dentes.

A escovação é recomendada pelo menos 3 vezes ao dias, claro que, se você tiver a chance de escovar mais vezes, não hesite, isso só vai lhe ajudar. Caso você passe o dia inteiro fora de casa, pode levar na bolsa a sua escova e pasta para sempre higienizar os seus dentes, não importa onde esteja.

Sempre opte por escovas com as cerdas macias e arredondadas, para não machucar as suas gengivas. Pasta de dente com flúor é a melhor opção para evitar o acúmulo de bactérias que podem causar cáries.

E não se esqueça, se você faz o uso de algum aparelho ortodontico transparente, não esqueça de higienizar ele também. O contato dele com os dentes e a gengiva é direto, então, se ele não estiver bem limpo também pode causar sérios problemas na região dentária.

2.  Use sempre o fio dental

Mesmo escovando os dentes várias vezes ao dia, existem restos de alimentos que se alojam entre eles e não saem apenas com a escovação.

Toda vez que escovar os dentes, principalmente após alguma refeição, passe o fio dental entre os dentes para garantir que todo o resto de comida saia e, naquele lugar, não haja acúmulo de bactérias que podem causar sérios problemas.

Lembrando que, se você fizer o uso de algum tipo de aparelho ortodontico, o uso do fio dental é ainda mais importante, pois o resto de comida também pode ficar alojado no aparelho e acumular germes perigosos.

3.  Use enxaguante bucal

O enxaguante bucal também é um personagem extremamente importante para a saúde dental, a maioria dos que estão presentes no mercado garantem remover cerca de 99% das bactérias da boca e proporcionam um aroma delicioso.

Ele garante uma proteção ainda maior contra doenças como a cárie e a halitose (mau hálito). Mas não cometa o erro de enxaguar a boca após o uso do enxaguante, dessa forma você compromete o desempenho do produto que, quanto mais tempo na boca, mais eficácia pode trazer.

Se você realizou algum procedimento estético recentemente como um clareamento dental, não esqueça de consultar o seu médico sobre os tipos de enxaguantes que pode usar. Alguns possuem uma grande quantidade de corantes que podem comprometer o resultado do seu procedimento.

4.  Consulte regularmente o seu dentista

Mesmo que não esteja sentindo nada nos dentes, não esqueça de visitar o seu dentista periodicamente. O recomendado é estar presente no consultório de 6 em 6 meses, verificando se está tudo bem com os seus dentes e evitando problemas no futuro.

Mesmo com todas as dicas apresentadas aqui, nada substitui a avaliação de um bom profissional para te ajudar. E se tiver alguma queixa, não hesite, procure imediatamente um dentista.

Alimentos que auxiliam na saúde bucal

Além dos cuidados básicos mencionados anteriormente, também existem alguns alimentos que você pode começar a incluir nas suas refeições e que ajudam a potencializar a qualidade da sua saúde bucal.

1.  Leite

O leite é uma grande fonte de cálcio, por isso é um dos maiores responsáveis pelo fortalecimento dos dentes. Além disso, ele equilibra a quantidade de ácido na boca, garantindo uma maior proteção contra doenças dentárias.

2.  Água

Tomar água é um hábito que faz bem não só para a saúde bucal, mas para todo o corpo. Ela garante uma melhor digestão e desempenho no organismo, permitindo uma maior limpeza nos dentes e aumentando a produção de saliva, evitando doenças como a halitose e a temida cárie.

3.  Gengibre

Não é grande o número de pessoas que gostam de gengibre, mas a eficácia dela para o cuidado da saúde bucal é garantida. Ela contém um alto nível antioxidante e anti-inflamatório, garantindo uma boa digestão para o organismo e evitando inflamações bucais como a gengivite ou até mesmo a periodontite.

Evite bebidas com corantes

E o último hábito que você pode aderir no seu dia a dia é o controle do consumo de bebidas com um alto nível de corantes, como: café, vinho, refrigerante, sucos em pó e de caixinha.

Além da grande quantidade de açúcar que essas bebidas possuem, os corantes presentes desgastam o esmalte dos dentes, colocando em risco a cor e brilho deles. Se realizou algum procedimento estético como a lente de contato dental, evite ao máximo essas bebidas que podem comprometer a eficácia deste procedimento.

Considerações finais!

Esperamos tê-lo ajudado com as dicas apresentadas aqui, não esqueça de colocá-las em prática para garantir uma melhor saúde bucal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!

 Atenção: Antes de sair nos ajude clicando aqui para nossa página inicial

Página Inicial do Blog

GeraLinks - Agregador de links