O décimo terceiro salário é o “salvador da pátria” de muitos brasileiros. Com o final de ano se aproximando, a maioria dos consumidores já espera ansiosa pelo benefício. E fora as compras e gastos extras, o 13° salário também é muito usado para a quitação de dívidas.

Será que vale a pena utilizar o décimo terceiro para quitar as dívidas? Bom, o que podemos dizer é que depende da sua situação financeira. O pior erro é agir por impulso. Muitas pessoas quitam dívidas com o 13° salário e acabam deixando outros gastos de lado. Assim, acabam tendo de tirar da própria renda ou resgatar algum investimento.

O resgate da previdência privada, do CDB ou título do Tesouro Direto que compõe a reserva de emergência é bastante comum. Aqui vamos mostrar como e quando usar o 13° salário para quitar suas dívidas nesse fim de ano.

Quando é uma boa usar o 13° salário para quitar dívidas?

Usar o décimo terceiro pode e deve ser usado para pagar dívidas quando necessário. É importante, principalmente, que o 13° salário foque na quitação das dívidas atrasadas. Se você possui dívidas atrasadas, com parcelas que já correm juros, estas devem ser prioridade.

Porém, a quitação das dívidas mais urgentes não deve comprometer o seu orçamento mensal. Não adianta nada pagar uma dívida e deixar de cobrir um gasto que vencerá em janeiro. Digamos, por exemplo, que você tem IPVA, IPTU e a matrícula do seu filho no início do ano que vem. Esses gastos pesam bastante no orçamento.

Assim, você pode dividir o seu 13° salário entre o pagamento de dívidas e uma reserva para estes gastos. Você pode, por exemplo, em vez de quitar as dívidas, pagar somente as parcelas atrasadas para colocar os gastos em dia.  Assim, você elimina os juros nas próximas parcelas e tem dinheiro para ajudar nas contas de início de ano, evitando que você volte a ter débitos.

Quando o 13° salário não deve ser usado para pagar dívidas?

Agir no impulso é um grande erro. Tem pessoas que recebem o 13° salário e já quitam automaticamente as dívidas. É preciso parar para analisar a própria situação financeira e empregar o dinheiro da melhor forma possível.

Se você não tem dívidas atrasadas, que estejam correndo juros, você não tem motivos urgentes para quitar as suas dívidas. Em outras palavras, se você tem dívidas, mas elas estão cabendo dentro do seu orçamento, ou seja, você está conseguindo pagar as parcelas em dia, você não precisa ter pressa para quitá-las e pode empregar o seu 13° salário em outras necessidades.

Você pode começar a criar uma reserva de emergência, por exemplo. Assim, você encontra uma forma de usar o dinheiro para se prevenir contra necessidades futuras. Outra boa ideia é dividir o seu 13° salário, usando uma parte para investimentos e outra para as compras de fim de ano. Arcar com as contas de início de ano também é um bom destino para a quantia.

Como facilitar o pagamento das dívidas com o 13° salário?

Nem que você esteja atolado em dívidas, você deve correr para pagá-las com seu 13° salário. Entenda que obviamente as dívidas que pesam no seu orçamento também pesam para o banco/financeira.

Por isso, sempre é bom pensar em maneiras de conseguir um bom desconto para quitar os débitos e quem sabe conseguir guardar uma parte do seu décimo terceiro. Para isso, confira as nossas dicas abaixo:

Foque nas dívidas mais urgentes

Você não precisa antecipar o pagamento de dívidas que estão em dia. Se elas estão cabendo dentro do seu orçamento, você só deve adiantá-las se tiver com bastante dinheiro sobrando. Se não é o caso, foque no pagamento das dívidas mais urgentes.

Defina as prioridades antes de tentar realizar o pagamento. Assim, você sabe o que tem de pagar e pode focar em ver as suas possibilidades de desconto.

Elimine as contas atrasadas

Entre as prioridades, você deve focar em eliminar as suas contas atrasadas. Nestas contas, correm juros e isso faz a dívida aumentar bastante. Se você está devendo ao cartão de crédito, no cheque especial ou de um empréstimo pessoal, por exemplo, pague essas dívidas.

Faça as contas para ver se o seu 13° salário é suficiente para pagar as dívidas atrasadas. E verifique se é possível diminuir a porcentagem dos juros para diminuir o tamanho do prejuízo.

Negocie descontos

Mesmo que você esteja atrasado, negociar o pagamento das dívidas é importante. Lembre-se que o pagamento dos valores também faz falta para o banco. Aproveite o seu 13° salário para negociar bons descontos e tentar eliminar o débito.

Se você tem somente algumas parcelas atrasadas e dinheiro para pagar outras parcelas antecipadamente, talvez seja uma boa usar o 13° salário para se livrar de uma dívida que seja pesada, liberando uma boa fatia do seu orçamento para ir atrás de outros objetivos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee