Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

O acompanhamento médico é fundamental para quem busca qualidade de vida e cuidar da saúde com mais precisão. Inclusive, manter uma rotina de idas frequentes aos consultórios e realizar exames são atitudes decisivas para o tratamento de doenças.


Afinal de contas, é por meio de um check up geral da sua saúde que se pode diagnosticar problemas e, com isso, orientar as melhores metodologias terapêuticas, conforme às suas condições de saúde.


Diante disso, o artigo de hoje vai mostrar a importância de sempre ter um acompanhamento médico. Acompanhe a leitura!



3 motivos para manter os seus exames em dia e realizar um acompanhamento médico

Mesmo para pessoas que estão saudáveis e se sentem bem, é importante realizar um acompanhamento médico periódico, uma vez que algumas condições de saúde são assintomáticas e podem ser prejudiciais ao organismo.


A seguir, confira alguns motivos para realizar exames e realizar visitas periódicas ao médico.

1 - Detecção precoce de doenças

A melhor forma de detectar doenças precocemente e já realizar tratamentos menos invasivos para contenção ou cura das enfermidades é por meio de um check-up regular.


Aliás, o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura, principalmente em doenças mais graves, como distúrbios cardiovasculares e câncer.


Fora que os tratamentos menos invasivos contribuem com a qualidade de vida e evitam sintomas decorrentes dos efeitos da medicação. Dependendo das condições do paciente, simples mudanças de hábitos já funcionam.


Para as mulheres, recomenda-se a realização de mamografias regulares, principalmente a partir dos 40 anos, devido ao alto índice do câncer de mama.


Já os homens, devem realizar o exame de próstata, também a partir dos 40 anos. Quando detectado precocemente, o câncer é facilmente tratável.


Quem tem histórico de doenças na família deve ter uma atenção redobrada. Isso porque muitos problemas têm origem genética, portanto, o acompanhamento médico é indispensável.

2 - Resultados mais precisos

Muitas vezes, quando iniciamos uma dieta simples para emagrecer, não obtemos o resultado desejado justamente porque nos falta conhecimento científico acerca das quantidades nutricionais, bem como do funcionamento do nosso metabolismo.


Por esse motivo, até em processos mais simples que envolvem a sua saúde, vale a pena procurar um médico especialista para ajudá-lo(a) a obter melhores resultados.


Inclusive, dependendo das suas condições, o médico é fundamental para iniciar uma dieta ou praticar exercícios físicos, indicando quais atividades são melhores para você, até mesmo o aparelho academia que irá colaborar com a sua saúde.

3 - Evita o autodiagnóstico e a automedicação

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), cerca de 40% dos brasileiros realizam um autodiagnóstico médico pela internet - no entanto, essa prática é extremamente perigosa.


O Ministério da Saúde diz que o autodiagnóstico pode levar à automedicação, trazendo alguns problemas, como:


  • Retardo do diagnóstico correto;

  • Efeitos colaterais graves;

  • Interação medicamentosa;

  • Piora do quadro da doença.


Ou seja, ao invés de melhorar a sua saúde, isso pode levar ao agravamento da enfermidade.


Por esse motivo, mesmo que você esteja procurando homeopatia para dormir, vale a pena evitar o autodiagnóstico e a automedicação, procurando orientação médica para o tratamento mais adequado.

Os benefícios de manter hábitos saudáveis

O acompanhamento médico faz parte da lista de hábitos saudáveis que se deve adotar para melhorar a sua qualidade de vida.


Afinal de contas, manter uma vida saudável vai além de evitar doenças, mas sim, criar uma série de atitudes que vão colaborar com o seu bem-estar, equilíbrio físico, mental e emocional. 


Com a rotina corrida, sabemos que várias coisas podem influenciar na saúde, como o estresse, dietas desequilibradas e sedentarismo. Isso faz mal para o organismo, mas também para a mente, causando vários transtornos psicológicos.


Sendo assim, o acompanhamento médico é uma maneira de manter seu corpo e mente em equilíbrio - algo imprescindível para uma vida plena.

Conclusão

Engana-se quem pensa que idas aos consultórios médicos e exames de check-up são necessários apenas na constatação de sintomas.


Ao contrário disso, é fundamental ter um acompanhamento médico, uma vez que muitos sinais e dores podem ser resultantes de doenças já agravadas.


Além do mais, o diagnóstico precoce não é a única justificativa para a manutenção dos acompanhamentos médicos. Essas visitas também contribuem com os melhores resultados de seus tratamentos e, consequentemente, melhoram a qualidade de vida.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!

 Atenção: Antes de sair nos ajude clicando aqui para nossa página inicial

Página Inicial do Blog

GeraLinks - Agregador de links