Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

São vários os incidentes domésticos que colocam em risco a sua saúde, de sua família, e também a integridade do lar. Os incêndios em residências estão entre os principais perigos e podem ter início a partir de descuidos inocentes e pela não adoção de práticas de segurança modernas.


Para ajudar você a manter a sua família sempre segura e evitar todos os prejuízos que são frutos de possíveis incêndios nós separamos algumas dicas que vão promover de forma imbatível a proteção do seu lar.


Incêndios em residências: Quais as principais causas?


Dentre os incidentes que podem acontecer em qualquer tipo de residência, seja ela uma casa ou um apartamento, os que mais preocupam e podem causar estragos são os incêndios.


Isso se deve a inúmeros motivos. Dentre eles está o fato de que eles devem ser controlados rapidamente, pois o fogo se alastra de maneira rápida. Além disso, geralmente temos em casa outros materiais inflamáveis que aumentam ainda mais a possibilidade de alastramento das chamas.


Dentre as principais causas de incêndios em residências estão:

  • Curto circuito;
  • Vazamentos de gás;
  • Panelas esquecidas no fogo;
  • Acidentes com óleo;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Manuseio incorreto de materiais inflamáveis.


Como evitar incêndios em residências?

Com base nas principais causas dos incêndios nos lares é possível traçar estratégias de proteção e de prevenção contra esses acidentes. Confira agora quais são elas e aumente a segurança da sua casa e da sua família.


Cuidado com o botijão de gás

Um dos maiores perigos que podem levar à ocorrência de incêndios em residências condiz ao botijão de gás. Assim, considere sempre seguir essas dicas para garantir que ele não cause qualquer tipo de acidente no seu lar:

  • Armazenamento: mantenha-o longe da luz solar e o armazene na parte de fora da casa, se possível;
  • Trava de segurança: feche-a sempre que o fogão não estiver em uso;
  • Compra: para evitar incêndios em residência é crucial que você somente compre esse tipo de objeto de fornecedores conhecidos e que sigam as normas de segurança.


Cuidado com os objetos dispostos na cozinha


Também, evite utilizar cortinas na janela da cozinha e deixar panos de prato pendurados ao lado do fogão ou no próprio eletrodoméstico. Assim, diminuem-se os riscos de que eles sejam atingidos por chamas.


Saiba como controlar pequenos incêndios na cozinha


Panelas com óleo são muito perigosas, uma vez que o líquido é inflamável. Nesse sentido, deve-se ter em mente não só a possibilidade do fogo usado para flambar alimentos, mas também a combustão pelo superaquecimento do óleo.


Nesses casos, jamais use água para apagar as chamas. Isso poderá causar um choque térmico e, em conseqüência, uma explosão. Assim, incêndios em residências devem ser controlados nessas situações com panos para abafar o fogo.


Contrate empresas e ferramentas tecnológicas para controlar e detectar incêndios em residências


A proteção da sua residência também pode contar com diversas ferramentas tecnológicas. Por exemplo, considere a utilização de detectores de fumaça, alarmes de incêndio e até mesmo câmeras.


Ainda, é possível contratar tanto para residências individuais quanto para aquelas presentes em condomínios uma empresa de bombeiro civil.


O bombeiro civil é formado em cursos específicos e presta serviços aos particulares. Ele é responsável por diversas tarefas, como inspeção da casa e dos eletrodomésticos presentes nelas. 


Igualmente, eles dão treinamentos de como lidar com acidentes domésticos e de primeiros socorros. Por fim, eles prestam rápidos serviços de assistência em caso de qualquer tipo de incêndio em residências. Assim, ficam a postos para responder eventuais chamadas em equipes que se revezam. Portanto, com essas empresas você garante que sempre haja um profissional disponível para responder suas dúvidas e atender a chamados de emergência.


Evite incêndios em residências com cuidados em relação aos aquecedores, cobertores e lençóis elétricos


Facilidades como aquecedores ou cobertores e lençóis elétricos são ótimos para nos manter aquecidos e confortáveis n as estações frias. Porém, eles também podem causar grandes e perigosos incidentes, como são os incêndios.


Primeiramente, jamais mantenha o aquecedor próximo à cama ou outros móveis com tecidos. Também, desligue-o (assim como ao lençol e ao cobertor elétrico) antes de dormir. Nunca os deixe ligados quando não estiver em casa e fique de olho enquanto eles aquecem.


Mantenha objetos incendiários fora do alcance de crianças


Outro ponto crucial para manter sua casa segura contra incêndios em residências é manter objetos como caixas de fósforos, isqueiros e outros relacionados ao fogo longe das crianças.


Também, jamais deixe que elas atuem no fogão sem a supervisão de um adulto.


Atenção com velas e incensos


Nunca deixe velas e incensos próximos aos sofás e poltronas de tecido, tapetes ou cortinas. Ainda, nunca os deixe acesos enquanto não estiver em casa ou no mesmo cômodo.


Com essas dicas você diminui em grande medida os riscos de incêndios em residências. Portanto, siga elas para garantir a sua segurança, da sua família e do seu lar.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!

 Atenção: Antes de sair nos ajude clicando aqui para nossa página inicial

Página Inicial do Blog

GeraLinks - Agregador de links