Saiba o que fazer para mudança prática e simples.

Fazer uma mudança é algo que demanda tempo, paciência e muita organização. Isso porque, a depender da sua bagagem — que inclui não apenas suas roupas e calçados, mas também itens de decoração, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos — ela pode demorar mais tempo do que você imagina.

Um detalhe importante é saber onde cada móvel vai ficar na sua casa nova para não correr o risco de não ter espaço suficiente para colocar os sofás e a sua poltrona reclinável, por exemplo. Além do empacotamento seguro, ter essas medidas te ajudará a montar seu novo espaço mais facilmente.

Para tudo seguir com mais tranquilidade, porém, não deve ser encarado como nenhum bicho de sete cabeças. Basta seguir algumas dicas e, certamente, você terá o seu novo lar doce lar sem dor de cabeça.

Mudança: por onde começar?

Muita gente tem um verdadeiro pavor de mudança porque, de fato, dá trabalho. Dizer o contrário seria uma mentira. No entanto, quando você faz um planejamento prévio, organizando cada coisa, determinando prazos e, sim, pedindo ajuda, mudar fica muito menos complicado.

Ter uma dimensão clara de todos os seus pertences é essencial para que você possa escolher o melhor tipo de transporte, quantas caixas vai precisar, se precisará de materiais de proteção para acomodar seus objetos, etc.

Transportadora ou frete?

Uma mudança mais simples, de uma pessoa solteira ou que mora só e tem poucos móveis, por exemplo, talvez possa ser feita com um frete, onde uma ou duas pessoas podem ajudar com bagagens e outros itens, e levar ao novo local. Já as maiores exigem a presença de mais gente e o ideal é contratar uma transportadora.

As transportadoras de grande porte, geralmente, têm como benefício o empacotamento dos objetos com o seu próprio pessoal — você só terá que direcioná-los e indicar aquilo que é frágil ou não. Em compensação, o valor dessa comodidade tende a custar mais.

Empacotando

Se você vai fazer o trabalho de empacotar seus objetos, o ideal é ter à sua disposição várias caixas de papelão. Em supermercados e lojas de móveis e eletrodomésticos há sempre uma boa quantidade que você pode pegar de graça (basta pedir). Comece a juntá-las antes mesmo de começar a empacotar.

Nas caixas, vale colocar objetos como eletrodomésticos de pequeno e médio porte, como liquidificador, misteira, microondas, impressora, etc. Os mais sensíveis, como vidros e louças, devem ser recobertos com lençóis ou plástico bolha (que é o ideal). Lembre-se de nomear o que tem dentro de cada uma, identificando-as externamente.

Móveis maiores

Grandes móveis como sofás, cadeiras e poltronas devem ser levados com cuidado para não serem danificados durante a mudança. A dica dos lençóis e do plástico bolha também é muito útil principalmente para evitar possíveis arranhões, principalmente em móveis de madeira.

Não coloque pesos excessivos sobre os móveis na hora de carregá-los. O mesmo vale para mesas, camas e escrivaninhas que podem até empenar a depender da forma como elas serão transportadas.

Sacos de lixo também ajudam

Para guardar sua roupa de cama e de banho uma dica excelente é optar por sacos de lixo. Use sacos que sejam mais firmes para não correr o risco de rasgar no meio do caminho ou embale usando dois de uma só vez.

Roupas mais pesadas como casacos, jaquetas, roupas de frio e os calçados também podem ser levadas nos sacos para reduzir o volume das malas.O restante das roupas deve ir na mala mesmo.

Separe um “kit de sobrevivência”

Depois da mudança, nem sempre é possível fazer todo o processo de desembalar e organizar de uma só vez. O ideal é carregar um kit com objetos que você vai precisar na primeira noite e primeiro dia após a mudança. Pijama, uma muda de roupa, toalha, sabonete, escova e pasta de dente são essenciais.

Lembre-se também de passar no supermercado mais próximo e comprar alguns alimentos básicos (pão, manteiga, café e frutas), assim como um galão de água, caso não tenha filtro instalado.

Seguindo essas dicas, com certeza, sua mudança será bem mais tranquila e rápida do que você poderia imaginar.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee