Quem tem pet sabe o quanto esses animais são insubstituíveis em nossa vida, sendo parte da família. Mas assim como nós, seres humanos, eles também precisam realizar exames periódicos para manter a saúde em dia.


Afinal de contas, os animais também são acometidos por doenças silenciosas e quanto mais cedo é o diagnóstico, maiores são as chances de cura.


Por isso, além de levar o seu pet para o tradicional banho e tosa higiênica, vale a pena ter ao lado um consultório veterinário de confiança, para fazer o check-up completo da saúde do seu melhor amigo.


No artigo de hoje, saiba quais são os exames que o seu pet deve fazer periodicamente. Acompanhe a leitura!



Exame de sangue

O exame de sangue é o principal teste de avaliação da condição de saúde do seu animal de estimação. Por meio dele, é possível verificar a quantidade de células, sendo possível diagnosticar condições de anemia ou demais doenças relacionadas.


Além do mais, o exame de sangue traz informações importantes sobre problemas de colesterol alto, diabetes e até mesmo enfermidades causadas pelo carrapato.


Normalmente, é recomendável que os animais façam a coleta de sangue para análise pelo menos uma vez ao ano. Porém, dependendo das condições do pet (idade, histórico de doenças, etc.), o veterinário pode requisitar o exame em um intervalo menor.

Exame de urina e fezes

O exame de urina e fezes é usado para verificar se o pet está com alguma verminose ou falta de nutrientes. Inclusive, a administração de vermífugos é indicada a cada 6 meses, ou anualmente, dependendo das características do animal.


A grande vantagem é que a maioria dos vermífugos é facilmente encontrada em clínicas, lojas de pet banho e tosa, farmácias e consultórios médicos, tendo um preço acessível.


Quando o animal está com uma grande quantidade de vermes, eles geralmente são vistos a olho nu nas fezes. Por isso, vale a pena ficar de olho nos excrementos do seu pet. Já o exame de urina é usado para identificar as condições renais e de digestão.

Exame retal

O exame retal, embora seja bastante desconfortável para os animais, é um dos testes mais importantes para avaliar as condições de saúde dos pets - principalmente, quando há sintomas de dor ao defecar.


Através desse exame, é possível identificar a presença de tumores em cães e gatos mais velhos, além de condições relacionadas à subnutrição.


Quando é constatado alguma inconformidade, o pet pode ser submetido a outros exames, indo até uma clínica veterinária raio x para fazer tomografias dos órgãos.

Exame oftalmológico

Depois que o animal atinge uma certa idade, é importante realizar alguns exames mais específicos, como é o caso da análise oftalmológica.


É comum que alguns animais percam gradativamente a visão quando mais velhos. Sendo assim, o check up de saúde também deve envolver o exame do globo ocular.


Aliás, alguns sinais de cegueira animal são muito evidentes, como:


  • Dificuldade para enxergar à noite;
  • Mudança da cor dos olhos;
  • Presença de secreção nos olhos;
  • Falta de orientação de espaço;
  • Isolamento e apatia.

Sendo assim, devemos ficar atentos aos sinais que nossos pets nos dão, pois eles podem ser resultantes de alguma doença silenciosa.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é especialmente indicada para as fêmeas, principalmente quando há suspeita de gravidez.


O médico veterinário precisa acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhotes, para garantir que o animal tenha condições de realizar o parto, de maneira saudável tanto para a mãe quanto para os filhos.


Além disso, o ultrassom ajuda a identificar possíveis problemas de saúde e preveni-los, antes que possam se agravar e prejudicar a saúde do animal.

Exame odontológico

O exame odontológico também é recomendado para os animais mais velhos. Os cães, por exemplo, costumam ficar com os dentes desgastados na velhice, além de desenvolver cáries, tártaro e perda dentária por falta de cálcio.


Esses problemas podem atingir o seu pet de outras maneiras, causando desnutrição e complicações no estômago. Por esse motivo, é fundamental levar o seu pet até um especialista em saúde dentária.

Conclusão

Ter um animal de estimação vai muito além de levá-lo em um restaurante pet friendly e passear com ele após o expediente. É preciso ter dedicação e cuidar da saúde dele, afinal de contas, os animais também sofrem de muitas doenças, como os humanos.


Por essa razão, realizar um check-up periódico no seu pet é a melhor maneira de prevenir e diagnosticar eventuais problemas. Lembre-se que quanto mais velho é o animal, os cuidados devem ser redobrados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee