Quem está buscando ou reformando uma casa precisa levar em consideração uma série de elementos, principalmente no que diz respeito a trocar e lavar o piso, garantindo uma superfície sempre bonita e bem cuidada. 


Muitas vezes, quem acaba por comprar um revestimentos sem utilizar critérios pode sofrer as consequências de uma má escolha, já que o piso não é algo que se troque com frequência. 


Nesse sentido, é essencial que o proprietário do imóvel considere as suas particularidades e preferências, de maneira que ao optar pela instalação de um piso porcelanato ou por um de piso cimento queimado polido tenha a tranquilidade de ter feito a melhor escolha. 


Por isso, a pergunta que fica é: você sabe o que deve ser levado em conta no momento de trocar e, posteriormente, de lavar e cuidar do piso da sua casa? Se você tem dúvidas sobre o assunto, siga na leitura deste conteúdo e entenda melhor. 



O que considerar para escolher o piso ideal para a sua casa?

As reformas de casas são processos que pedem cuidado e atenção, principalmente porque algumas escolhas feitas nesse processo terão consequências por um longo período. 


Sendo assim, quem decide por trocar o piso da casa, seja por que o antigo está desgastado ou por que deseja renovar a aparência do imóvel, deve levar em conta alguns pontos principais, que são:


  • Os tipos de pisos disponíveis no mercado;

  • O nível de absorção de água;

  • O coeficiente de atrito;

  • A resistência à abrasão;

  • O acabamento das peças;

  • A manutenção indicada.


Conhecer as características técnicas do piso escolhido é fundamental para realizar uma escolha correta. Por isso, o primeiro cuidado é conhecer os diferentes tipos de piso, que podem ser de madeira, cerâmica, concreto, laminado, vinílico, etc.


Depois, é preciso verificar o nível de absorção de água do material, para que seja possível aplicar o tipo de piso mais adequado para cada ambiente da casa. Um piso de madeira, por exemplo, deve ser evitado em banheiros e cozinhas por absorver a umidade desses locais. 


O coeficiente de atrito também é um ponto importante, já que é essa característica que traz mais segurança quando há a presença de substâncias como óleo ou água na superfície, impedindo acidentes domésticos e garantindo um piso sempre em boas condições. 


A resistência à abrasão diz respeito ao suporte do material em relação ao tráfego de pessoas na área, garantindo que ele permaneça íntegro e intacto por um maior período de tempo. 


Além disso, é necessário considerar o visual das peças, de maneira a escolher a aparência que mais agrade. 


O acabamento ser fosco, natural ou esmaltado também é o que vai determinar se será necessário investir em polimento piso granilite periodicamente, por exemplo, para manter a aparência do piso sempre bonita e conservada.


Todos esses elementos devem ser considerados na troca de piso da sua casa, de maneira que você tenha a certeza de ter feito uma boa escolha e um bom investimento. 

Cuidados e manutenção de pisos

Depois de instalar o revestimento no pavimento da sua residência, você deve considerar o tipo de material presente ali para saber qual a manutenção ideal para ele, garantindo a decoração da casa sem deixar de lado a importância da conservação do piso. 


Isso porque os pisos de madeira podem receber uma cera para ficarem mais lustrosos, e após diversas aplicações é necessário realizar a raspagem de taco, para devolver uma aparência renovada para o piso do ambiente. 


Já os pisos de cerâmica podem, por exemplo, receber uma lavagem com água, mas alguns tipos de produtos devem ser evitados por prejudicar o esmaltamento da superfície e causar manchas. 


Em geral, é possível encontrar detergentes específicos para diferentes tipos de piso, de maneira que encontrar a formulação ideal para o material de cada cômodo da sua residência é a melhor maneira de cuidar do seu lar. 


Conhecer as especificidades do piso que você vai instalar é fundamental para que ele permaneça com o aspecto de conservado por mais tempo.


Por isso, uma dica essencial antes de começar a reforma e adquirir um determinado tipo de piso é buscar referências sobre o material, de maneira a ter a certeza de que ele receberá a manutenção apropriada depois da instalação. 


Dessa forma, além de desfrutar de um imóvel mais bonito, ele será valorizado pelas suas características, contando com um piso bonito e sempre bem cuidado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe Seu Comentário ou Feedback

Compartilhe suas opiniões sobre este artigo nos comentários! No Seja Hoje Diferente, nos esforçamos para manter o conteúdo sempre atualizado e funcional. Caso encontre algum link quebrado ou enfrente problemas com áudio ou vídeo, informe-nos nos comentários ou pela nossa página de contato para que possamos corrigir rapidamente.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Atenção: Todos os nossos artigos são exclusivos.

A reprodução total ou parcial é permitida, desde que a fonte SejaHojeDiferente.Com seja devidamente citada.


Apoie ou retribua.