Quem está buscando ou reformando uma casa precisa levar em consideração uma série de elementos, principalmente no que diz respeito a trocar e lavar o piso, garantindo uma superfície sempre bonita e bem cuidada. 


Muitas vezes, quem acaba por comprar um revestimentos sem utilizar critérios pode sofrer as consequências de uma má escolha, já que o piso não é algo que se troque com frequência. 


Nesse sentido, é essencial que o proprietário do imóvel considere as suas particularidades e preferências, de maneira que ao optar pela instalação de um piso porcelanato ou por um de piso cimento queimado polido tenha a tranquilidade de ter feito a melhor escolha. 


Por isso, a pergunta que fica é: você sabe o que deve ser levado em conta no momento de trocar e, posteriormente, de lavar e cuidar do piso da sua casa? Se você tem dúvidas sobre o assunto, siga na leitura deste conteúdo e entenda melhor. 



O que considerar para escolher o piso ideal para a sua casa?

As reformas de casas são processos que pedem cuidado e atenção, principalmente porque algumas escolhas feitas nesse processo terão consequências por um longo período. 


Sendo assim, quem decide por trocar o piso da casa, seja por que o antigo está desgastado ou por que deseja renovar a aparência do imóvel, deve levar em conta alguns pontos principais, que são:


  • Os tipos de pisos disponíveis no mercado;

  • O nível de absorção de água;

  • O coeficiente de atrito;

  • A resistência à abrasão;

  • O acabamento das peças;

  • A manutenção indicada.


Conhecer as características técnicas do piso escolhido é fundamental para realizar uma escolha correta. Por isso, o primeiro cuidado é conhecer os diferentes tipos de piso, que podem ser de madeira, cerâmica, concreto, laminado, vinílico, etc.


Depois, é preciso verificar o nível de absorção de água do material, para que seja possível aplicar o tipo de piso mais adequado para cada ambiente da casa. Um piso de madeira, por exemplo, deve ser evitado em banheiros e cozinhas por absorver a umidade desses locais. 


O coeficiente de atrito também é um ponto importante, já que é essa característica que traz mais segurança quando há a presença de substâncias como óleo ou água na superfície, impedindo acidentes domésticos e garantindo um piso sempre em boas condições. 


A resistência à abrasão diz respeito ao suporte do material em relação ao tráfego de pessoas na área, garantindo que ele permaneça íntegro e intacto por um maior período de tempo. 


Além disso, é necessário considerar o visual das peças, de maneira a escolher a aparência que mais agrade. 


O acabamento ser fosco, natural ou esmaltado também é o que vai determinar se será necessário investir em polimento piso granilite periodicamente, por exemplo, para manter a aparência do piso sempre bonita e conservada.


Todos esses elementos devem ser considerados na troca de piso da sua casa, de maneira que você tenha a certeza de ter feito uma boa escolha e um bom investimento. 

Cuidados e manutenção de pisos

Depois de instalar o revestimento no pavimento da sua residência, você deve considerar o tipo de material presente ali para saber qual a manutenção ideal para ele, garantindo a decoração da casa sem deixar de lado a importância da conservação do piso. 


Isso porque os pisos de madeira podem receber uma cera para ficarem mais lustrosos, e após diversas aplicações é necessário realizar a raspagem de taco, para devolver uma aparência renovada para o piso do ambiente. 


Já os pisos de cerâmica podem, por exemplo, receber uma lavagem com água, mas alguns tipos de produtos devem ser evitados por prejudicar o esmaltamento da superfície e causar manchas. 


Em geral, é possível encontrar detergentes específicos para diferentes tipos de piso, de maneira que encontrar a formulação ideal para o material de cada cômodo da sua residência é a melhor maneira de cuidar do seu lar. 


Conhecer as especificidades do piso que você vai instalar é fundamental para que ele permaneça com o aspecto de conservado por mais tempo.


Por isso, uma dica essencial antes de começar a reforma e adquirir um determinado tipo de piso é buscar referências sobre o material, de maneira a ter a certeza de que ele receberá a manutenção apropriada depois da instalação. 


Dessa forma, além de desfrutar de um imóvel mais bonito, ele será valorizado pelas suas características, contando com um piso bonito e sempre bem cuidado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee