Seus clientes querem resultados. Eles sabem da importância das mídias sociais para seus negócios e cabe a você fazer isso acontecer aprendendo como fazer planejamento de mídia social.

Os resultados não acontecem da noite pro dia. É necessária uma estratégia bem feita e eficaz, então, como você cria um plano de mídia social vencedor que impulsiona o crescimento de seu cliente?

Não é fácil encontrar o equilíbrio, especialmente quando você está trabalhando sozinho. A batalha por atenção é ferozmente competitiva e o mercado de mídia social está cada vez mais lotado.

As próprias plataformas não tornam isso mais fácil, com mudanças de algoritmo e novos recursos sendo adicionados constantemente. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no Facebook. Embora haja 2 bilhões de usuários mensais do Facebook , o alcance orgânico das páginas de negócios continua diminuindo rapidamente.

Você precisa de um plano de marketing de mídia social para manter seus esforços no curso para entregar valor e retorno sobre o investimento (ROI) para seus clientes. Veja como estruturar seu plano em sete etapas:

Definir metas para a sua estratégia é o primeiro passo para uma gestão de redes sociais eficiente.

Mas, como você determina quais metas devem ser incluídas em seu plano de mídia social?

Alinhe suas metas aos objetivos de negócios de seu cliente

Aonde seu cliente deseja chegar? É muito importante ter isso claro antes de começar a desenvolver um plano. Você também pode perguntar a eles o que eles fizeram no passado, o que funcionou e o que não funcionou.

Depois de entender as metas de negócios de seu cliente, você poderá priorizar as ações que ajudarão a atingir essas metas.

Se você não fez isso até agora, responder a esta pergunta simples terá um impacto profundo em sua capacidade de provar sua eficácia como gerente de mídia social.

É assim que você prova seu valor e capacidade de gerar ROI.

Combine as metas do seu plano de mídia social

Agora que você sabe quais são as metas de negócios de seu cliente para o trimestre, pode definir metas para seu plano de mídia social.

O sistema SMART é uma ferramenta útil para ajudá-lo a definir seus objetivos. Esta é uma visão geral rápida do sistema:

        Específico - o que exatamente estamos tentando alcançar?

        Mensuráveis - quais são os números, então saberemos quando o conseguirmos?

        Atingível - como isso vai ser feito?

        Relevante - este é o objetivo certo para este momento e lugar? Somos as pessoas certas para esse objetivo?

        Sensível ao tempo - quando esse objetivo será alcançado?

Seguir o processo de metas SMART ajudará você a chegar a uma meta que esteja em alinhamento claro com os objetivos de negócios de seu cliente. Alcançar seus objetivos naturalmente produzirá os resultados de que seu cliente precisa e proporcionará ROI.

Etapa 2 - Decida em quais redes focar

Quando você não tem uma grande equipe por trás de você, precisa saber quais redes entregarão os melhores resultados para seus clientes. E você precisa ser implacável ao priorizar onde concentrar seus esforços.

A boa notícia é que nem todas as redes são igualmente valiosas para os negócios do seu cliente.

Colocar o seu cliente em várias plataformas direcionadas é uma ideia melhor do que espalhar-se muito por mais canais. Cada canal exige uma mensagem personalizada, mesmo quando promove o mesmo conteúdo.

Etapa 3 - Pregue a marca e a voz de seu cliente

Se você deseja representar de forma efetiva o seu cliente nas redes sociais, precisa entender sua voz. Isso será mais fácil se o seu cliente tiver documentado a voz da marca, mas, se não tiver, talvez seja necessário orientá-lo sobre como definir sua voz.

Como seu cliente deseja aparecer para seu público? A marca deles é divertida e peculiar? Afiado e espirituoso? Profissional e autoritário?

Algumas coisas que você deseja saber para começar:

        Quão formal / informal seu cliente deseja ser?

        Que palavras eles usam com frequência?

        Que palavras eles nunca usariam?

        Eles usam gíria? Siglas ou hashtags?

Etapa 4 - Planeje o conteúdo e crie uma programação de mídia social

Para manter a marca do seu cliente na mente do público, você precisa de conteúdo. E não qualquer conteúdo. Conteúdo envolvente e de alta qualidade em quantidades suficientes para cumprir sua programação.

Os tempos de frequência de postagem recomendados variam de acordo com o setor e de plataforma para plataforma. Por exemplo, você pode postar uma vez por dia no Facebook, mas enviar 12 tweets no Twitter. Para outro cliente, seus números podem ser totalmente diferentes.

Como parte de seu plano de conteúdo, você desejará definir o seguinte:

        Quantas vezes por dia você postará em cada plataforma?

        Qual é a sua combinação de conteúdo - imagens, vídeo, conteúdo de engajamento, argumentos de venda de produtos e conteúdo gerado pelo usuário?

        Quem criará este conteúdo, como o criarão e quais são os prazos?

        Qual conteúdo precisará da participação do seu cliente para criar? Como isso será organizado para garantir que os prazos sejam cumpridos?

        Como seu cliente deseja aprovar o conteúdo e com quanto tempo de antecedência ele precisa?

        Para quais eventos, vendas ou lançamentos você precisa planejar o conteúdo?

Gerenciar as expectativas do seu cliente e entregar em excesso nos projetos acordados é o que diferencia uma agência decente de uma excelente.

Para colocá-lo na melhor posição possível, criamos um guia épico sobre como iniciar uma agência de marketing de mídia social. Mergulhe de cabeça para aprender como gerenciar seu trabalho, encontrar clientes e criar planos de mídia social eficazes.

Etapa 5 - Envolva-se com fãs e seguidores

Este é o estágio em que é fundamental ter a voz da marca do seu cliente acertada. Você precisa ser consistente na abordagem e no tom.

O engajamento nas postagens também ajuda a gerar ainda mais engajamento e alcance para seu cliente. O tipo de prova social entra em vigor quando seu público vê seus colegas comentando e reagindo às suas postagens, tornando-os mais propensos a reagir também.

Algoritmos de redes sociais favorecem postagens que obtêm uma alta taxa de engajamento, o que ajuda seu alcance.

Seguindo estas cincos etapas, você estará no caminho certo para criar um plano de mídia social eficaz que forneça resultados importantes para seus clientes e aumenta seus resultados nas redes sociais.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee