Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Mesmo sendo fáceis de lavar e secar, essas peças exigem alguns cuidados para garantir maior duração.

 Você trabalhou o dia todo e finalmente pode relaxar curtindo uma boa natação, aula de dança ou pilates na academia. Ao chegar em casa, você se sente exausto, mas lembra que ainda precisa lavar as roupas usadas no treino.

Roupas de academia são as mais indicadas para a prática de atividades físicas por garantirem conforto, flexibilidade e maior absorção de suor em comparação a outras vestimentas, além de serem fáceis de lavar e rápidas de secar.

No entanto, algumas delas podem não durar por falta de alguns cuidados na hora de colocá-las na máquina de lavar. Por isso, confira algumas dicas do que fazer para lavar essas roupas leves e práticas sem danificá-las.

Deixar secar

Mesmo se sentindo exausto ao chegar em casa, não esqueça essas roupas dentro da mochila. O primeiro passo para garantir uma maior durabilidade é deixá-las secar antes de colocá-las no cesto de roupa suja ou na máquina. Sem fazer isso, elas vão ficar com mau cheiro e podem desenvolver mofo, contaminando outras peças que serão lavadas conjuntamente.

Por isso, ao chegar da academia, estenda as roupas e as retire somente no dia seguinte. Se estiver chovendo, deixe as peças secando em algum ambiente seco no interior da casa — coloque-as no varal somente quando a chuva passar.

Ler as instruções

Assim como qualquer outra vestimenta, roupas de treino possuem instruções de lavagem nas etiquetas. Se você é daquelas pessoas que nunca param para ler essas instruções antes de lavar, comece a fazer disso um hábito para garantir maior durabilidade das suas peças. Esteja atento a cada símbolo presente nas etiquetas e, na dúvida, pergunte aos vendedores o melhor jeito de lavá-las.

Alguns símbolos bastante frequentes nas etiquetas são; uma mão em uma tigela com água — que indica que a peça só pode ser lavada à mão, um líquido com o número 70 — que mostra a temperatura máxima da água que deve ser usada,  e um X sobre um recipiente com líquido — que sugere que a roupa deve ser lavada a seco.

Lavar à mão

O mais recomendado é lavar esse gênero de roupa à mão e sabão de coco neutro, já que a máquina de lavar pode danificar as fibras dos tecidos e retirar a moldagem de cada peça. Como são roupas leves e práticas, é rápido de lavar e secar. Terminada a lavagem, esprema as roupas — não as torça, assim aumenta sua vida útil.

Se você não tem tempo e prefere usar a máquina de lavar, utilize o ciclo de roupas delicadas e coloque cada peça em um saco protetor específico para lavagens. Outra recomendação é não centrifugar as peças e colocá-las do lado avesso na máquina. Para evitar a alteração de cores, lave separadamente as peças coloridas das brancas.

Água fria e sem amaciante

Qualquer que seja o método de lavagem escolhido, é importante utilizar água fria e não adicionar amaciante, pois eles podem formar uma barreira nas fibras de poliéster e elastano, fazendo que a roupa reduza a circulação de ar durante a atividade.

Se você não consegue dispensar o amaciante, opte pelo duplo enxágue para reduzir a absorção do produto pelas fibras da roupa. Uma boa dica para retirar o mau cheiro é adicionar um pouco de vinagre às roupas de academia na hora de lavar.

A luz solar costuma desbotar essas roupas, além de danificar suas fibras. Também não é recomendado colocá-las em secadoras. Por isso, o melhor jeito é deixá-las secar em um lugar arejado, com sombra.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!

Faça parte do nosso grupo de Amigos no Facebook, junte-se ao Seja Hoje Diferente! Inscreva-se agora mesmo no Veja: Grupo no Facebook clicando aqui!

GeraLinks - Agregador de links