A escolha do modelo ideal no aluguel de andaime vai depender diretamente das necessidades identificadas pelo mestre de obras, podendo optar pelo multidirecional, tubular, industrial ou fachadeiro de acordo com o caso.

O andaime é uma estrutura reforçada que viabiliza o trabalho seguro e eficiente em atividades da construção civil e indústria longe do solo. Para que os benefícios do aluguel de andaime sejam alcançados, é relevante entender o contexto no qual ele será usado e definir o tipo mais apropriado. Saiba mais a seguir!

Quais os tipos de andaime disponíveis para alugar?

Cada tipo de andaime é indicado para determinada atividade, sendo que a escolha correta vai influenciar a segurança dos profissionais, produtividade e eficiência. Conheça a seguir 4 opções disponíveis para aluguel de andaime e as indicações de cada uma.

Andaime multidirecional

Os andaimes multidirecionais são indicados quando o gerente da obra identifica a necessidade de flexibilidade das estruturas, pois os tubos e braçadeiras podem ser ajustados e montados para que atenda melhor às demandas dos usuários, principalmente em locais de alta interferência do terreno.

Esse tipo de andaime demanda a instalação de escada de acesso para facilitar o uso, resultando no aumento da produtividade e maior segurança.

Andaime tubular

O andaime tubular é muito usado tanto na construção civil como no setor industrial, pois a estrutura é formada por painéis montados de dois em dois, resultando nas torres usadas para fixação da estrutura.

Esse tipo de andaime destaca-se pela versatilidade na montagem, podendo ainda ter base fixa ou móvel, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso dessa estrutura, garantindo tanto a segurança esperada como a flexibilidade do sistema modular.

O aluguel de andaime modular ainda pode incluir acessórios e diferenciais como sapatas reguláveis e fixas, escada de acesso, piso metálico, carretilha, rodas de PU, braçadeiras e tubos para travamento.

Andaime industrial

O andaime industrial é recomendado para situações nas quais se precisa de uma estrutura reforçada, como nas atividades da indústria e construção civil pesada.

A montagem em X da estrutura faz com que ela seja muito estável, reduzindo os riscos de acidente ainda que haja ampla movimentação por parte da equipe. O aluguel de adicionais de segurança garante um uso mais satisfatório desse modelo.

Andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é mais apropriado para atividades em fachadas, como pinturas e revestimentos, reformas, manutenção predial e necessidades semelhantes em locais elevados.

Esse tipo de estrutura permite ampla movimentação dos trabalhadores, além de facilidade no manuseio de equipamentos e materiais usados na obra. A base fixa desse modelo proporciona grande estabilidade.

Quais as vantagens do aluguel de andaime?

Além de saber o uso de cada modelo, o gerente de obras deve ponderar os benefícios do aluguel de andaime, modalidade cada vez mais comum. Entre as vantagens destacam-se:

·         Auxílio da locadora especializada na definição do melhor tipo de andaime;

·         Locação apenas pelo período necessário;

·         Possibilidade de alugar diferentes tipos de andaime de acordo com o momento da obra;

·         Redução de custos da obra;

·         Facilidade logística devido não demandar transporte e armazenamento dos andaimes;

·         Possibilidade de locar adicionais de segurança juntamente com o andaime.

Para fazer a solicitação do andaime é preciso escolher uma parceira especializada, que disponibilize o aluguel de andaime de diferentes tipos e siga rigorosamente as medidas de segurança.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee