Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Antes de fazer a viagem, é importante planejar-se quanto ao local de estadia, ao roteiro e aos documentos necessários.

Viajar sozinho pode ser uma experiência libertadora. Sem depender de mais pessoas, o viajante sente que tem mais liberdade para escolher para onde irá viajar, em qual local irá se hospedar e quais pontos irá conhecer, algo que torna aquele passeio, de fato, a sua cara.

No entanto, quem vai viajar sozinho também deve realizar um planejamento adequado. Isso inclui mais do que preparar seu roteiro de visitação durante o passeio. É necessário separar os documentos de antemão e definir um local de estadia que facilite a sua locomoção.

Neste texto, confira algumas dicas valiosas sobre como se preparar para viajar sozinho adequadamente.

Determine o destino e a data

O primeiro passo é o mais óbvio, mas isso não quer dizer que ele não seja importante. A escolha do destino deve combinar com o seu estilo e seus desejos — pode ser um ponto turístico clássico, que está sempre em alta, ou aqueles que chamam menos atenção, mas ainda tem tudo a ver com você.

Nesse ponto, uma boa dica é fazer uma pesquisa com amigos e familiares, em busca de novas indicações. Você também pode pesquisar na internet, em sites de turismo ou grupos de viajantes, para descobrir destinos diversificados e ter um leque vasto de opções.

Ao definir o destino, é importante pensar em quando essa viagem será feita. Faça uma pesquisa para saber se o período que você planeja viajar é o de alta temporada daquele lugar. As praias, por exemplo, são mais procuradas durante o verão. Isso significa passagens e hospedagem mais caras, o que irá encarecer o seu passeio.

Também é importante sabedoria ao escolher a data por outros motivos. Procure saber se o período escolhido coincide com épocas de adversidade climática, como chuva em excesso ou tempo seco, já que isso pode influenciar sua experiência ao viajar.

Pesquise sobre as opções de estadia

Um passo importante do planejamento envolve uma pesquisa detalhada das opções de estadia para onde você vai viajar. É necessário encontrar um local que atenda ao seu gosto e caiba no seu orçamento, podendo ser um hotel, um hostel ou mesmo o aluguel de uma casa de temporada.

Lembre-se de que o processo de escolha deve considerar outros fatores além do preço e do conforto. Procure por um local que seja de fácil acesso ao transporte público, facilitando a sua locomoção, ou que já seja próximo aos pontos turísticos que você deseja visitar.

Faça um roteiro de viagem

Durante o planejamento, defina quais locais em seu destino você pretende conhecer. Pontos turísticos, museus, praças, parques, locais históricos ou naturais, tudo o que for do seu interesse deve ser incluído. Isto pode influenciar onde você irá ficar.

A partir desse levantamento, separe os pontos que serão visitados em casa dia. Isto fará com que você ganhe tempo e planeje como chegar em cada um deles, por meio do transporte público. O roteiro também auxilia a definição dos gastos diários para essas atrações, como o preço de ingressos.

Neste planejamento, também é importante que você pesquise e decida onde irá fazer suas refeições durante o passeio. Ter isso definido com antemão é uma forma de economizar dinheiro, impedindo que você tenha um gasto em um lugar que não conhece, fazendo uma refeição mais cara que o necessário.

Tenha em mãos os documentos necessários

Um ponto que muitos podem esquecer, mas que é vital é a documentação necessária para viajar, que deve estar em dia. Viagens internacionais, por exemplo, exigem o passaporte e o visto. Também é obrigatório o Certificado Internacional de Vacinação, uma vez que há destinos que cobram que as vacinas estejam em dia.

É recomendado que você leve em sua mala uma cópia daqueles documentos que são mais importantes, como carteira de identidade. Separe e deixe à mão outros papéis importantes, como seguro-viagem e voucher de reserva do hotel, para não perdê-los.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!