Procurar por sites conhecidos e desconfiar de ofertas avassaladoras são algumas medidas básicas.

Uma das várias facilidades do universo digital é a possibilidade de realizar compras de forma on-line. Comprar produtos, mesmo que do outro lado do mundo, se tornou algo muito mais simples e viável. Todo mundo, com certeza, conhece uma pessoa que já fez uma compra de algum aparelho, roupa ou até optou por comprar on-line em vez de ir até a uma loja física.

Existem várias razões para isso, desde os melhores preços de muitos produtos até a comodidade de poder realizar uma compra sem sair de casa, por meio do seu smartphone ou computador. Aproveitar para comprar em promoções, como a Black Friday, por exemplo, também entra nessa lista.

A verdade é que motivos não faltam para que você também comece a fazer uma compra on-line. No entanto, para evitar roubos e fraudes, por exemplo, são necessários alguns cuidados prévios.

Ainda tem muita gente que possui dúvidas em relação à segurança quando o assunto é fazer esse tipo de compra. Não é para menos, já que existem pessoas mal intencionadas, que usam uma fachada de lojista para roubar informações pessoais e até aplicar golpes financeiros.

Por isso, se você não tem o costume de fazer compras on-line, vale a pena conhecer algumas medidas simples que podem deixar a sua experiência muito mais segura, mesmo em um ambiente virtual.

Procure por sites confiáveis

Especialistas explicam que, na hora de fazer uma compra on-line, é preciso ter segurança, e isso se aplica às plataformas em que essa transação será feita. Por isso, é preferível comprar em sites conhecidos, de renome e que te ofereçam mais garantia caso algo dê errado no envio do produto.

Sites novos, sem CNPJ na descrição e com anúncios de preços absurdamente baixos devem ser vistos sempre com uma certa dúvida. Vale a pena investigar, por exemplo, em portais de reclamação e proteção do cliente para ver quais são as opiniões de pessoas que já fizeram alguma compra lá antes.

Às vezes, é preferível pagar um pouquinho a mais em um site do qual você tenha confiança do que se arriscar em uma plataforma desconhecida com supostas supervantagens.

Use dispositivos seguros

Na hora de comprar on-line, tenha cuidado com o dispositivo que você usa. Seja no seu smartphone ou no seu computador, vale a pena instalar um antivírus antes de realizar qualquer operação. Outra dica é usar apenas redes de internet seguras e com senha na hora de transações desse tipo.

Desconfie sempre

Isso já foi dito, mas não custa relembrar: desconfie sempre! Ofertas com preços superabaixos da média do mercado não são necessariamente sinônimos de uma vantagem, já que muitas delas são, na verdade, golpes. Prefira sempre pagar a mais para não ter prejuízos posteriores.

Sites mais confiáveis fornecem várias formas de pagamento, enquanto os suspeitos se restringem ao uso do boleto bancário, o que também facilita a aplicação de ciladas virtuais.

Tome cuidado ao fornecer dados

Uma última dica é tomar cuidado ao preencher as suas informações na hora de fazer o pagamento. Nunca forneça a senha do seu cartão de crédito — em qualquer compra on-line, só é necessário informar o nome do dono do cartão, a validade do objeto, o número e o código de segurança, que fica na parte de trás.

Além disso, é sempre bom guardar todos os e-mails de confirmação de compra, bem como outras etapas da entrega, que a loja possa ter te enviado. Dessa forma, você tem uma garantia extra para registrar que a compra foi feita.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee