Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Vendas on-line e preocupação tanto com a saúde, quanto com a segurança, são as principais mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros.

O ano de 2020 marca um período de transformação no consumo de todos ao redor do globo. O comportamento do brasileiro vem mudando bastante nos últimos meses. Aqui, neste artigo, vamos falar sobre algumas tendências deste ano.

Buscando compreender essas mudanças, diversas empresas estão investindo em estudos para identificar a melhor maneira de vender itens de consumo de diferentes segmentos. Nesse momento, apostar em tecnologia e reforçar a preocupação com a segurança do cliente é muito importante.

Consumidores estão mais preocupados com a saúde

Mesmo diante de certas restrições, especialistas explicam que a necessidade de consumir não desaparece, pelo contrário, nesses períodos, ela pode até aumentar. Uma pesquisa da consultoria Nielsen apontou que a preocupação com a saúde foi a principal mudança em 2020.

De acordo com a pesquisa, as mudanças de hábitos que mais se destacaram neste ano foram: o aumento do interesse em produtos de manutenção geral da saúde e do bem-estar, a priorização de compra de itens essenciais para saúde e segurança, e o armazenamento de alimentos e mercadorias relacionadas à saúde.

Um estudo da Nestlé mostrou que 70% dos consumidores brasileiros temem sua saúde física e financeira. Ainda de acordo com os dados, isso é mais comum entre as classes econômicas menos favorecidas.

Aumento do estilo ‘faça você mesmo’

Em 2020, como nossas casas se tornaram os lugares mais seguros para estarmos, devido à crise global de saúde, o consumidor brasileiro tem apostado na sua própria independência.

Desse modo, os vídeos de DIY, da expressão, em inglês, “do it yourself”, traduzida, em português, como “faça você mesmo”, são bastante comuns e populares, tanto no YouTube, quanto no Instagram.

Essa tendência foi identificada pela equipe de Percepções de Consumo e Mercado da L’Oréal Brasil. No chamado “novo normal”, a cultura do “faça você mesmo” deve ficar ainda mais frequente.

Clientes pedem por novas estratégias digitais

Em suas pesquisas, o time da L’Oréal Brasil também identificou que os consumidores estão cobrando das marcas a adoção de estratégias de marketing e vendas virtuais inovadoras.

As marcas atuais já nasceram na era digital, tendo forte relação com o e-commerce e as redes sociais. Com o crescimento das compras on-line em 2020 é preciso entender como e onde é possível atrair consumidores.

O uso das redes sociais é fundamental, mas é preciso ir além. Novos aplicativos, como o TikTok, merecem a atenção das empresas, do mesmo jeito que as plataformas de streamings em crescimento, como a Twitch. Outro app que tem assumido uma função importante nas vendas virtuais é o WhatsApp. 

A maneira de se comunicar, principalmente, da geração Z, é bem diferente das anteriores e deve impactar as mudanças das estratégias digitais das marcas, segundo Rebecca Barbosa, gestora da área de Market Insights da L’Oréal Brasil. 

Marcas devem comandar mudança

A pesquisa da consultoria Kantar, intitulada “2° Termômetro de Consumo”, mostra que 25% dos consumidores afirmam que as marcas devem ser o exemplo e guiar a mudança de consumo. Para outros 21%, é preciso ser prático e realista para ajudar os consumidores em sua rotina, enquanto para 20%, a crise deve ser enfrentada de frente.

Compradores devem explorar o comércio local

Como a volta a normalidade do setor de turismo deve demorar a acontecer, Renata Barbosa aposta que o consumidor brasileiro deve recorrer mais ao comércio local para fazer suas compras, seja pelas restrições em viagens ou pela desvalorização do real perante o dólar.

Segundo a L’Oréal Brasil, a tendência é que os consumidores explorem o comércio local, tanto pela proximidade, quanto pelo bom-senso em ajudar marcas e empresas a reforçarem suas posições em apoio às causas importantes.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!