Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Conheça as opções mais rentáveis e mais seguras para quem quer investir a longo prazo

O que todo mundo que se interessa por mercado financeiro e faz aplicações quer saber é: qual o melhor tipo de investimento longo prazo? A busca pela aplicação que rende mais é sempre a principal preocupação de qualquer tipo de investidor, especialmente quando falamos de longo prazo, ainda mais com o momento delicado que o Brasil enfrenta, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Além de analisar os rendimentos de cada aplicação, também é indispensável observar outros fatores, como a liquidez, riscos envolvidos na operação, perfil do investidor e objetivos que deseja alcançar. Assim, é muito provável que uma opção que funciona muito bem para você, não seja satisfatória para seu amigo ou parente, por exemplo. 

Isso porque todas essas variáveis são únicas e, quando combinadas e focadas em determinado investidor, acabam criando um perfil que tem maior afinidade por um certo tipo de aplicação, que pode ser ou não igual ao de outra pessoa. Assim, cada investimento é único e não existe uma única regra a ser seguida.

Dessa forma, para escolher a melhor aplicação a longo prazo para você, tenha bem em mente esses fatores bem claros e decida de acordo com as suas necessidades.


Benefícios de investir a longo prazo

Infelizmente, a parcela da população brasileira que pode se considerar investidora ainda é muito pequena se compararmos com outros países, como EUA e Austrália, por exemplo. Por conta disso, além de outros fatores, é muito difícil para os brasileiros pensarem economicamente a longo prazo. 

Não podemos deixar de lado as últimas décadas de incerteza econômica experienciadas pelos brasileiros. Esses quadros mostram o quão traumático pode ser a relação com o dinheiro e o mercado financeiro. 

Por outro lado, também podem - e devem - servir de impulsionamento para nos educarmos melhor financeiramente, não é mesmo?

Um dos pilares de um bom relacionamento com a economia é ter um plano que garante seu longo prazo. Ou seja, ter um investimento que esteja de acordo com seus objetivos para daqui a 20, 30, 40 anos. 

A regra de ouro para aplicações a longo prazo é que quanto mais tempo você deixar seu dinheiro parado, mais ele rende! Confira agora como ganhar mais dinheiro no longo prazo:

LCI e LCA
Após traçar seus objetivos e determinar seu perfil de investimento, já é possível começar a conhecer as melhores opções para investimento a longo prazo.

 As letras de crédito são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras que têm por objetivo financiar ou o setor imobiliário (LCI) ou o setor do agronegócio (LCA).

De maneira geral, é um investimento seguro, de baixo risco e que conta com a grande vantagem de ser isento de Imposto de Renda. 

Hoje em dia, as LCA e LCA estão atraindo investidores por conta dessas vantagens que, quando somadas à opções disponibilizadas pelos bancos, podem render mais de 100% de CDI. 

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é a melhor opção para quem visa ter uma aposentadoria tranquila. De maneira bem simples, ele funciona da seguinte forma: ao comprar um título do Tesouro Direto você estará emprestando dinheiro ao governo. Esse empréstimo é feito através da compra de papéis do governo federal pela internet. 

Esse tipo de aplicação acabou se tornando muito popular por ser bastante acessível, isso significa que é possível realizar investimentos a partir de valores muito baixos, como R$ 30, por exemplo. 

Além disso, também ficou conhecido por oferecer liquidez diária para todos os papéis. A aplicação é fácil de ser realizada, sendo possível investir através de inúmeros bancos e outras instituições financeiras.

Ações

De maneira geral, as ações podem ser bons investimentos a longo prazo. São boas opções porque, como estão sujeitas a oscilações, quaisquer perdas ocorridas podem ser facilmente recuperadas ao longo do tempo. Isso significa que quanto mais tempo você aplicar em uma ação, melhores serão as suas possibilidades de ter um bom retorno. 

Nesse tipo de investimento a longo prazo, o investidor se torna efetivamente sócio da empresa e, antes de ocupar esse cargo, o ideal é que seja feita uma boa pesquisa sobre a companhia onde você pensa em colocar seu dinheiro. 

É altamente recomendado escolher empresas conhecidas no mercado, já consolidadas e que, principalmente, apresentem um bom histórico e uma boa governança. Tomar esse tipo de cuidado auxilia a fazer a melhor escolha de investimento a longo prazo.

É importante destacar também que prestar atenção nas principais características de um investimento auxilia qualquer um a fazer a melhor escolha, aquela que transparece mais segurança. Por se tratar de investimento a longo prazo, é essencial ficar de olho em todos os detalhes e escolher a opção que melhor se aplica à sua situação
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!