As redes sociais tornaram-se essenciais para toda estratégia de marketing digital. Elas são facilitadoras das conexões sociais entre pessoas, grupos e organizações, sendo possível compartilhar valores, interesses e interações.


De acordo com o relatório da Global Digital Starshot, há mais de 3,5 bilhões de pessoas cadastradas em alguma rede social, o que equivale a quase metade da população mundial. 


O levantamento mostrou que as pessoas entre 16 a 34 anos representam a maior parte dos usuários, especialmente no Facebook, Instagram e Twitter.


Só o Brasil tem mais de 100 milhões de contas ativas no Facebook. 


A rede é usada por 92% das empresas e 70% dos internautas tem conexão com, no mínimo, uma página de negócios, o que significa 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários semanais.


Por isso, estar presente nas redes sociais é fundamental para qualquer empreendimento - seja uma empresa de reciclagem de papel, um comércio, indústria ou até mesmo para o profissional autônomo.


No entanto, mais do que criar um perfil nas principais plataformas, é fundamental ficar atento às mudanças nas redes sociais.


Visto que a alteração dos algoritmos afeta diretamente o sucesso da estratégia de marketing, impactando no sucesso ou fracasso das campanhas de divulgação.


O artigo de hoje vai mostrar mais quais são essas mudanças, o que são os algoritmos nas redes e como verificar as possíveis modificações para suas iniciativas de marketing. Acompanhe a leitura!



O que são os algoritmos das redes sociais?

Os algoritmos das redes sociais consistem em um conjunto de dados, envolvendo regras, pré-definições e padrões matemáticos, responsáveis pelo destaque as suas postagens nos feeds dos seguidores.


Isso quer dizer que ao criar uma publicação sobre serviço de entrega com fiorino, apenas uma porcentagem dos usuários irá, de fato, visualizar o seu conteúdo. 


Além disso, é possível melhorar o alcance conforme o aprimoramento da campanha (com técnicas específicas, seguindo o algoritmo).

Quais são os principais algoritmos das redes sociais?

Toda rede social possui o seu próprio algoritmo. Portanto, é necessário verificar as especificações de cada plataforma, para, assim, formular os conteúdos direcionados. Abaixo, conheça alguns deles:

1 - EdgeRank: o algoritmo do Facebook

O EdgeRank é o algoritmo do Facebook. É ele que determina o que é mostrado ao usuário, com base em alguns fatores, como:


Páginas que você curte;
Pessoas com quem você interage;
Conteúdos que você compartilha;
Comentários que você deixa;
Perfis que você segue.

Percebe que o EdgeRank é fortemente influenciado pelo comportamento do usuário.


Por isso, um anúncio sobre impressão de foto a laser, só irá aparecer para seguidores potencialmente interessados nesse conteúdo.

2 - O algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram é um mistério para muitos, ainda mais porque suas atualizações frequentes impactam diretamente no alcance do conteúdo.


Uma das mudanças recentes foi a ordem de apresentação dos conteúdos. Agora, o Instagram foca nas postagens novas e relevantes.


Sendo assim, em uma postagem sobre transporte executivo bilíngue, é fundamental ter uma estratégia assertiva de conteúdo, oferecendo a melhor experiência para o usuário.


Algumas ações no Instagram já demonstraram grande alcance nos perfis, como aumentar a interação nos stories, iniciar conversas com os usuários, melhorar o uso das hashtags e usar todas as funcionalidades da rede (IGTV, lives, reels, etc).

Fique atento no comportamento do consumidor!

Mais do que a mudança nos algoritmos das redes sociais, é necessário compreender o comportamento dos seus seguidores. Afinal de contas, as publicações são voltadas para eles e, portanto, devem oferecer uma boa experiência de leitura.


Por exemplo, hoje em dia as pessoas não querem ser interrompidas em sua navegação por um anúncio, como ocorre nas mídias tradicionais. 


Embora essa prática ainda ocorra, é fundamental focar na publicação de conteúdo relevante, para que o usuário se interesse pelo seu negócio.

Conclusão

O avanço das redes sociais é progressivo e rápido. Desde o surgimento das primeiras plataformas de interação, é cada vez mais frequente o uso dessas mídias em estratégias de marketing digital.


Isso porque a eficiência desses canais para a atração de leads e produção de conteúdo relevante é evidente.


Contudo, é preciso ficar atento às mudanças de cada uma das redes, pois esses padrões influenciam diretamente no alcance das publicações, ao mesmo tempo em que podem prejudicar ou melhorar as campanhas de marketing. 


Em conjunto, vale a pena verificar as mudanças no comportamento dos usuários, pois isso também influencia a forma como o seu conteúdo será consumido nas redes sociais.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee