Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Cansou de voltar todo dia para “o mesmo lugar” após o trabalho? Ou trabalha em casa (ou parcialmente) e já não aguenta mais a sua decoração? Calma, você não é a primeira pessoa a passar por isso e existem soluções bem acessíveis.

Aliás, o mesmo vale para escritórios. Às vezes podemos pensar que uma repaginada nos ambientes exigiria uma reforma completa das partes interiores. Mas não é bem assim, pois é possível dar uma cara nova ao lugar com estratégias enxutas.

Além de uma decoração bem pensada ser mais acessível financeiramente, ela também não vai causar os habituais transtornos de uma reforma, como a bagunça e a poeira. Em vez de derrubar uma parede, por exemplo, é possível lançar mão do revestimento textura.

Portanto, se você deseja compreender melhor como dar uma repaginada em qualquer tipo de ambiente, continue a leitura.

Quais as vantagens de (re)decorar?

Não é preciso ser especialista da área para saber que um ambiente melhor decorado gera uma satisfação em quem vive ali. Pode ser um lugar residencial ou mesmo comercial, e o efeito será sempre o mesmo.

Quanto mais harmonioso o espaço, melhor será a sensação de bem-estar. Existem móveis que podem contribuir para isso, e até mesmo pinturas, como no caso da famosa cromoterapia, que pode relaxar, estimular e até instigar uma pessoa.

Às vezes, esse efeito é atingido em conjunto com algum acessório como uma cortina rolo para quarto. Por exemplo, cores azuis na parede podem contribuir para o descanso, de modo que uma cortina puxada para o cinza seguiria na mesma linha.

Se a pessoa tem problema para pegar no sono, a pintura do ambiente e esse pequeno toque na decoração já podem ajudar bastante.

Outra sugestão igualmente prática e eficiente é a dos papéis de parede. 

Isso é ainda mais válido se você costuma passar muito tempo no local, seja por ter ali um televisor, videogame ou qualquer outro equipamento, seja por trabalhar nesse cômodo.

Geralmente não damos a atenção que os quartos merecem, por nos esquecermos de que hoje eles são muito mais do que “dormitórios”. Mudanças ainda mais acessíveis incluem adesivos de parede, mudar o jogo de cama ou até mesmo a cabeceira.

Dicas para transformar a sala de estar

Outro ambiente que certamente merece atenção é a sala de estar. Neste caso, nós costumamos decorar pensando não apenas na funcionalidade e no conforto, mas também na apresentação.

Não que o quarto não exija isso, mas é que a sala de estar é o cômodo mais frequentado de qualquer casa, o que costuma tornar a decoração ainda mais delicada. Aqui as vantagens também vão além da estética.

Um exemplo tradicional é o do conforto de uma poltrona reformada, ou mesmo de um sofá que conte com almofadas novas. Tudo isso pode melhorar a apresentação, juntamente com a ergonomia dos assentos.

Tornar um ambiente assim mais claro também é algo que contribui tanto para a beleza, quanto para a funcionalidade.

Uma dica de ouro é recorrer a algo como limpeza assoalho madeira, o que mexe com a incidência de luz natural e melhora o cômodo inteiro.

Afinal, não existe nada pior do que um espaço que dá a sensação de confinamento. Outras saídas para decoração incluem um conjunto de quadros ou mesmo um simples tapete novo.

A importância do planejamento

Um elemento essencial para gastar pouco é, além de contar com decoração estratégica como visto acima, não deixar de lado a importância do planejamento.

Isso inclui vários esforços, como pensar bem antes de tomar qualquer decisão, mas também se amparar em questões mais técnicas como medidas, valores investidos, parcelas e formas de pagamento, etc.

Não é possível cotar com um profissional da área de reforma de varandas sem que antes ele conheça o local presencialmente e tenha todas as informações do espaço. Por isso, quando você vai decorar sozinho, vale a mesma regra.

Um exemplo clássico é a cozinha, justamente por costumar ter menos espaço como no caso das varandas. Mesmo assim as ideias de decoração econômica são bastante variadas, tais como:


Pratos decorativos de parede;
Armários e fixadores de improviso;
Horta e vasinhos de temperos;
Envelopamento da geladeira.

Com isso, vemos como é possível deixar um ambiente muito mais agradável, gastando pouco com a decoração e em termos de esforço aplicado na mudança.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!