Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Ainda vale a pena investir em mídia impressa?

O surgimento da internet trouxe uma situação inédita com a qual os empreendedores acostumados com a mídia impressa não sabiam lidar. É preciso entender esse cenário para conseguir adaptar seu negócio. 


Os usuários passaram a interagir online, seja para se comunicar e conversar com outras pessoas, para fazer atividades de lazer ou comprar produtos e serviços. As práticas comerciais migraram aos poucos para o ambiente da web.


Essa nova realidade afetou a forma de relacionamento entre as empresas e seus consumidores, afinal, foi necessário aprender e reinventar as estratégias de marketing.



Apesar de existir um novo contexto e ferramentas diferentes que conectam os clientes e as marcas, será que o empreendedor terá que descartar tudo o que ele sabe sobre mídia impressa? 


A resposta para essa pergunta é não. É muito importante conciliar ambas as técnicas de marketing, tanto a mídia impressa quanto a digital. 


Dessa forma, a empresa consegue alcançar clientes em todos os nichos. Se você deseja saber mais sobre a mídia impressa, acompanhe a leitura!

A mídia impressa ainda é necessária?

Alguns estabelecimentos comerciais ainda fazem o uso da mídia impressa para impulsionar seus negócios, podendo até mesmo depender dela. Por exemplo:


Hoteis;
Academias;
Escolas particulares;
Pet shops;
Assistências técnicas.

Um hotel pode utilizar folder turístico para divulgar atrações locais e oferecer uma experiência única para o hóspede, por exemplo. 


Uma possibilidade é vincular o pacote turístico ao plano de diária do hotel. Isso cria um vínculo entre o cliente e a empresa, porque mostra que o hotel se dedicou a oferecer um serviço especial.


Esse tipo de informação precisa estar exposta fisicamente, afinal, vai alcançar mais pessoas do que alcançaria se estivesse apenas no site da empresa. Assim, existem mais chances de trazer um retorno positivo para a empresa.


Outra situação semelhante acontece com flyers academia. As pessoas que passam em frente do estabelecimento podem entrar em pegar um folheto no local, ou até mesmo com um representante, para obter as informações sobre aquele serviço. 


Diferente de pesquisar a empresa online, que depende de um esforço maior, esse tipo de mídia impressa traz para o negócio pessoas que já possuem interesse no serviço e querem conhecer mais.

Como utilizar a mídia impressa

Após entender que a mídia impressa ainda é útil, importante e necessária para qualquer negócio, é preciso saber como usá-la.


O empreendedor deve planejar as ações para impactar o cliente e obter o retorno desejado para sua empresa.


Qualquer medida sem planejamento e organização vai trazer prejuízo em vez de ajudar a empresa a crescer. Por isso, é essencial avaliar o perfil dos clientes e como chegar até eles.


Serviços de gráfica rápida banner, por exemplo, são ótimos para uma comunicação visual dinâmica. Ou seja, é possível criar um banner para a fachada do negócio, para locais autorizados ou então produzir cartões de visita apresentando o serviço.


Isso faz com que as pessoas tenham acesso rápido e fácil à mensagem que a empresa quer passar. É importante que as informações sejam claras e didáticas. 


Portanto, é preciso apresentar o máximo possível de conteúdo usando o mínimo, para não deixar o material confuso.


Trabalhar com painel em ps é outra dica de mídia impressa a ser utilizada. Nesse caso a mensagem é transmitida em painéis confeccionados a partir de um plástico próprio para esse tipo de instalação.


Esse recurso é muito comum e, geralmente, é utilizado para decoração ou para agregar informações necessárias. 


Esse material é resistente e pode ser colocado na fachada da loja ou em locais autorizados de grande alcance para que outras pessoas vejam.


Cada recurso, material e ação de divulgação precisa ser planejado para não impactar os gastos da empresa além do necessário. Se essas ações forem bem aplicadas, o retorno é garantido e otimiza os resultados.

Afinal, qual a necessidade da mídia impressa?

Após o boom da internet e com o crescimento de sua popularidade, os empreendedores precisaram se adaptar e modificar a maneira de desenvolver seus negócios. 


O marketing digital e os novos conceitos foram essenciais, mas a mídia impressa ainda se mostra necessária.


Cada estabelecimento tem uma necessidade diferente de acordo com o perfil de seus clientes, seu setor e sua atuação no mercado. É importante existir um estudo e uma avaliação cuidadosa de como aplicar as técnicas de divulgação.


Isso permite chegar até cada tipo de cliente e alcançar os melhores resultados de venda, pois esse conhecimento proporciona um bom uso da mídia impressa em todos os setores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!