Nada de perder tempo na cozinha! Para aproveitar a sexta-feira, prepare refeições práticas e cheias de sabor

Dependendo do dia do mês, nem sempre, o orçamento permite pedir comida no delivery, e o cansaço acumulado faz com que a preguiça de preparar uma refeição completa prevaleça.

No entanto, depois de uma semana puxada de trabalho, não há nada melhor do que abrir uma bebida refrescante, comer algo bem gostoso e relaxar na frente da TV, maratonando alguma série divertida. 

Por isso que, com organização, criatividade e receitas certas, é possível preparar um jantar saboroso, sem precisar passar horas na frente do fogão. Inclusive, ao fazer a própria refeição, você pode economizar uma grana e ter a certeza de que está comendo alimentos frescos e saudáveis. Vamos tentar?


1.  Macarrão de uma panela só

Nada de ficar sujando panela! Com essa receita, apenas um utensílio é utilizado, e o prato fica pronto em cerca de dez minutos. Você vai precisar de:

- 1 panela grande;

- 1 pacote de macarrão da sua preferência;

- manjericão fresco (ou seco) a gosto;

- sal e pimenta a gosto;

- 3 tomates cortados em pedaços grandes;

- ½ cebola picada;

- 1 dente de alho amassado;

- cheiro-verde a gosto;

- 1 colher (sobremesa) de azeite,

- água suficiente para cobrir o macarrão.

Coloque todos os ingredientes na panela e cubra-os com água. Vá mexendo e adicionando água, aos poucos, até o macarrão cozinhar. Sirva com queijo ralado.

2.  Torta de abobrinha

Nutritiva, leve e rápida, esta torta pode ser o prato principal do seu jantar e fica pronta em 45 minutos. Você vai precisar de:

- 1 abobrinha italiana ralada;

- 1 tomate picado;

- ½ cebola picada;

- 1 dente de alho amassado;

- sal e pimenta a gosto;

- 1 xícara (chá) de leite;

- 1 ovo;

- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo;

- 1 colher (sopa) de fermento em pó;

- 2 colheres (sopa) de queijo ralado;

- orégano e cheiro-verde a gosto,

- fio de azeite.

Em uma tigela, misture todos os ingredientes, deixando o fermento por último. Despeje a mistura em uma forma refratária, untada e polvilhada. Se quiser, polvilhe queijo ralado ou farinha de rosca por cima. Leve para assar em forno pré-aquecido em 180°C, por cerca de 40 minutos ou até dourar a superfície.

3.  Farofa de castanhas

Esse acompanhamento gourmet combina muito bem com uma proteína grelhada, como frango ou peixe. Para prepará-lo, você vai precisar de:

- 1 xícara (chá) de farinha de biju;

- 1 colher (sopa) de manteiga bem cheia;

- ½ xícara (chá) de xerém de castanha (ou castanha-de-caju triturada grosseiramente);

- ½ xícara (chá) de castanha-do-pará picada grosseiramente;

- 1 dente de alho amassado,

- sal a gosto.

Na frigideira, aqueça a manteiga e doure o alho. Adicione as castanhas e deixe fritar um pouco para dar crocância. Em sequência, adicione a farinha de biju, mexendo até dourar levemente. Tempere com sal e sirva a seguir.

4.  Hambúrguer recheado

Está a fim de comer besteira? Então, faça o seu próprio hambúrguer e delicie-se em menos de 15 minutos. Você vai precisar de:

- 1 dente de alho amassado;

- 1 cebola bem picada;

- 1 sachê de tempero que dá liga;

- 500 g de carne moída;

- fatias de queijo cheddar;

- fatias de muçarela;

- azeite para untar a frigideira;

- pão de hambúrguer;

- maionese, ketchup e mostarda a gosto,

- alface e tomate a gosto.

Em uma tigela, misture o sachê que tempera e dá liga à carne. Adicione o alho e a cebola. Não precisa de sal. Modele os hambúrgueres, recheando-os com fatias de cheddar. Unte uma frigideira com azeite e, quando ela estiver bem quente, coloque os hambúrgueres. Tampe para aquecer bem.

Em outra frigideira, aqueça os pães apenas para tostá-los levemente. Quando a carne estiver no ponto desejado, coloque uma fatia de muçarela por cima. Desligue o fogo e tampe a frigideira. Tempere o pão com a maionese, o ketchup e a mostarda, coloque o hambúrguer por cima e adicione alface e tomate se desejar.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee