Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Uma residência limpa e organizada é fundamental para o bem-estar dos moradores, além de tornar as tarefas diárias mais práticas e liberar mais espaços nos ambientes. 


Por isso, é interessante saber que é possível ter uma casa mais espaçosa para aproveitar cada ambiente, a partir de algumas dicas de organização.


Afinal, nossa interação com o meio em que vivemos e a forma como organizamos as atividades cotidianas interferem não somente no espaço físico, mas também na sensação e percepção do ambiente. 



Tudo isso afeta a comodidade, a dinâmica da rotina e a produtividade das pessoas que moram na residência.


A reabilitação urbana com foco em áreas centrais, por exemplo, é um serviço que leva em consideração todas essas interações para elaborar projetos de construção adequados.


As melhorias em um ambiente residencial trazem diversos benefícios, como:



Conforto;
Organização;
Limpeza;
Facilita atividades domésticas;
Melhora a convivência familiar.

Como otimizar os espaços da casa?

Mas afinal, como aperfeiçoar os espaços do lar de maneira assertiva para obter bons resultados? 


É importante avaliar as necessidades dos moradores, quais ambientes mais utilizam, além dos espaços disponíveis, para otimizá-los de forma adequada.


Uma pesquisa sobre paisagismo fachada residencial pode ajudar a entender como trabalhar com as medidas e estética do seu imóvel, por exemplo. 


Além disso, é interessante conhecer algumas dicas para adequar bem o ambiente doméstico:

1 - Usar prateleiras

A primeira dica é o uso de prateleiras. Muitas vezes, as pessoas olham apenas para o chão quando procuram por espaço disponível. No momento de organizar a casa, é importante dimensionar os locais livres e considerar as paredes também.


Instalar prateleiras e separar os objetos por categorias pode ajudar muito a aproveitar uma parte da parede que parecia um tanto “vazia”. 


Você pode aproveitar para colocar livros, jogos e objetos de decoração em diferentes prateleiras, da maneira que considerar mais adequado e atrativo.


Isso melhora o ambiente visualmente, o mantém organizado e otimiza o aproveitamento do espaço interno da casa.

2 - Investir em móveis planejados

Os móveis planejados são desenvolvidos por empresas e equipes especializadas. Esses profissionais são capacitados para analisar o ambiente onde o móvel será instalado e desenvolver o móvel de acordo com seu uso e dimensões.


Esse tipo de planejamento é personalizado para as necessidade de cada cliente. 


Assim como uma empresa que realiza reforma comercial, os estabelecimentos que trabalham com móveis para domicílio possuem experiência para avaliar o local e desenvolver o projeto que a residência precisa.

3 - Utilizar gavetas

Outra dica muito útil é o uso de gavetas. Adquirir móveis com gavetas, ou até mesmo comprar um gaveteiro, certamente vai auxiliar na organização doméstica. 


Esse item pode ser posicionado em um lugar estratégico para aproveitar um espaço pouco utilizado da casa. 


O canto de uma sala, ao lado de uma estante, por exemplo, pode ser ocupado com gaveteiro organizador. Assim, aquela parte do cômodo é aproveitada para manter a casa em ordem. 


Além disso, as gavetas são ótimas para separar documentos e pequenos itens que espalhamos pela residência sem perceber durante as atividades cotidianas. 


Quando for necessário usar este documento, pode ser difícil encontrá-lo, porque não existia um local adequado para guardar. Portanto, organizando-o em um gaveteiro, ficará mais prático e fácil.

4 - Pintura das paredes

A combinação de cores é uma dica muito útil, tons claros como o branco ajudam na percepção do espaço disponível no ambiente. 


Por isso, é recomendável que a pintura da residência seja de cor clara. Outra indicação é usar um rodapé branco 8cm


Embora as cores utilizadas não atuem diretamente na organização do ambiente e dos objetos, é um aspecto que modifica a forma como percebemos os espaços.

A importância de planejar os espaços

Otimizar os espaços da casa é essencial para tornar as atividades diárias mais práticas, ágeis e organizadas. Além disso, também é importante para promover uma sensação de bem-estar e aproveitamento do ambiente.


As atividades desenvolvidas todos os dias tornam-se muito mais produtivas em um ambiente organizado.


Mas antes de realizar qualquer mudança dentro de casa, o ideal é planejar como isso será feito. Ou seja, é essencial estudar o ambiente, o espaço disponível, os móveis que já estão no local e quais são as necessidades daquela casa, além de se organizar financeiramente.


Dessa forma, é possível fazer todas as modificações necessárias corretamente e obter bons resultados para um ótimo convívio doméstico.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!