Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

O que é enriquecimento ambiental para pets?

Transforme sua casa em um lugar de diversão e estímulo para seus bichinhos de estimação

A correria do dia a dia, algumas vezes, não permite que a gente tenha tanto tempo para brincar com nossos animaizinhos como gostaríamos. Além de ficarem sozinhos dentro de casas ou apartamentos, vários bichinhos não têm o costume de passear em parques, praças ou outros espaços em que possam gastar energia e se divertir.

Isso pode causar uma série de problemas comportamentais, como ansiedade da separação, compulsões, latidos em excesso, comportamento destrutivo, depressão, automutilação, perda de apetite e obesidade. Mas, fique calmo, brincadeiras divertidas e pequenas mudanças no ambiente, pensadas exclusivamente para os bichinhos, são capazes de espantar o tédio e torná-los mais felizes e ativos.


Enriquecimento ambiental

Para entendermos o que é o enriquecimento animal, é importante lembrarmos que em suas origens, os animais, hoje domesticados, viviam na natureza, em ambientes cheios de aventura, em que precisavam caçar e se defender para sobrevierem.

Podemos pensar no enriquecimento como a transformação dos ambientes em locais mais lúdicos, prazerosos, desafiadores e divertidos, que permitem que os pets tenham atividades que estimulem movimento, atenção e inteligência, expressando seus comportamentos mais “primitivos”.
 
Todo ambiente pode ser transformado, casa ou apartamentos, independente de tamanho, basta levar em consideração o porte do seu animal, as características de sua raça e a idade.

Diversão e interação

Para gastar energia, distrair e divertir seu pet, pense em opções que o estimulem, permitindo que ele possa se entreter e sentir recompensado. Lembre-se de que enriquecimento ambiental não é simplesmente deixar um bichinho de pelúcia no chão ou utilizar sempre a mesma brincadeira. Os animais precisam ter a criatividade testada com a mudança dos estímulos periodicamente. Ficou muito fácil? Parta para uma brincadeira nova e mais complexa!

Existem diversos brinquedinhos que permitem, por exemplo, adicionar petiscos internamente para que os cães tenham que simular uma “caça” até chegar à ração, outras opções brincam com formatos, cheiros e texturas. Perceba as brincadeiras preferidas do seu pet e crie momentos de interação, estimulando seu lado cognitivo, físico e emocional.

Vale criar labirintos para que eles cheguem até a recompensa, esconder os objetos em locais que não sejam muito visíveis, estimulando o faro dos animais, ou até colocar os brinquedos interativos em ambientes que exijam esforço para que sejam alcançados.

Participação dos felinos

Engana-se quem pensa que apenas os cãezinhos precisam de um ambiente rico em diversão e desenvolvimento. Os gatos também têm muito a ganhar com os estímulos corretos!

Gatinhos em cima da geladeira, arranhando os sofás ou dentro de caixas de sapato? As cenas comuns podem ficar mais adequadas aos bichanos com a oferta de itens simples, como prateleiras acolchoadas e escaláveis, que permitam que eles fiquem em um plano mais alto e possam observar o ambiente, sentindo-se mais seguros.

Arranhadores são essenciais para que os móveis da casa permaneçam em “segurança” e as unhas dos bichinhos sejam afiadas. Além deles, brinquedinhos com penas, penduricalhos, bolinhas e itens interativos reforçam a relação do dono com seus pets e tornam nossas casas mais próximas do ambiente natural em que os felinos são caçadores.

Opções caseiras

Além dos inúmeros brinquedos inteligentes disponíveis no mercado, você pode diversificar os atrativos de seus pets com materiais fáceis de encontrar na sua própria casa. Um brinquedo simples e muito funcional para cães e gatos pode ser feito utilizando uma garrafa pet limpa, sem rótulos e muito bem rosqueada. 

Faça pequenos furos com espaço suficiente para colocar alguns grãos de ração dentro da garrafa. Pronto! O barulho dentro do plástico e o cheirinho de comida saindo do brinquedo são suficientes para que seus bichinhos brinquem por um bom tempo em busca do alimento.

No calor, outra boa dica é congelar os alimentos preferidos dos pets em pequenos cubos de gelo: vale ração, frutas ou petiscos. Além de refrescar o animal, isso vai exigir que ele quebre os cubos, gastando energia e se divertindo enquanto alcança a recompensa.

Com criatividade e utilizando os recursos certos, podemos proporcionar ambientes mais desafiadores e divertidos para nossos companheiros!
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!