Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Reprodução Divulgação

Marcada por tendências versáteis e minimalistas, capazes de dar diferentes usos para um mesmo espaço, a arquitetura atual aposta cada vez mais em outros tipos de moradia que fogem dos modelos tradicionais

A pandemia atual aumentou as reformas dentro dos domicílios. Durante a quarentena no Brasil, a busca por arquitetos cresceu 112% na plataforma de serviços GetNinjas, entre março e maio de 2020. O volume de clientes também cresceu para outros profissionais do setor, como decoradores, engenheiros e designers de interiores.

Entre as motivações para o fenômeno, está a necessidade de adaptar a casa própria, que deixou de ser apenas lar, transformando-se em local de trabalho e de estudos, já que a ida a escritórios e escolas permanece suspensa no país. Por isso, as obras mais comuns, até agora, foram a criação de uma área reservada para o home office e a expansão da cozinha.

Contudo, antes da disseminação do novo coronavírus pelo planeta, novas formas de morar já eram realidades. A especulação imobiliária, marcante nos grandes centros urbanos, aliada às novas tendências arquitetônicas mais minimalistas e versáteis, são importantes para compreender a ampliação dos conceitos de casa.

Loft

Marcado pela versatilidade feita pelo pé-direito alto e a ausência de divisão dos ambientes internos, os lofts são moradias menos espaçosas que casas e apartamentos tradicionais e reaproveitam galpões inutilizados ou, até mesmo, empilhados.

Para esse modelo de habitação, é importante investir em uma decoração versátil e prática, capaz de aproveitar cada centímetro. Em uma planta aberta, uma boa decoração ajuda a integrar espaços como cozinha, sala de jantar e estar. Além de ser mais compacto, o loft costuma ser mais charmoso.

Motorhome

A ideia de habitar uma motorhome era considerada cena de filme há duas décadas. Contudo, essas casas motorizadas se tornaram mais populares a partir da vigência do regime de trabalho home office para alguns profissionais, como jornalistas, publicitários, pesquisadores, designers, programadores e contadores.

Inicialmente, a motorhome era pensada para quem queria viajar e evitar a burocracia de hotéis, mantendo o conforto de estar em uma casa aconchegante. Assim, o principal atrativo da motorhome é a liberdade e a comodidade de, literalmente, levar a sua residência para qualquer lugar.

Uma motorhome costuma ter itens como toalete com ducha, sanitário, aquecimento, pia, ar-condicionado, forno micro-ondas, refrigerador, fogão, camas e armários que variam de acordo com o modelo do veículo. Ela também possui sistemas para armazenar água e esgoto.

Outra vantagem é que dirigir uma motorhome não exige grandes burocracias. No Brasil, basta ter a Carteira Nacional de Habilitação - Categoria B para poder conduzir modelos que comportam até sete pessoas.

Entre os desafios de morar em uma motorhome estão o espaço mais reduzido em comparação a casas e apartamentos, além da necessidade de reabastecer a caixa de água — que comporta, em média, 100 litros. Outro aspecto é a dificuldade para encontrar lugares para estacionar o veículo, dependendo do tamanho dele.

Contêiner

Inicialmente produzidos para carregar cargas, os contêineres já foram empregados com outros objetivos. Embora o reuso de contêineres abandonados em portos não seja nada novo na construção civil, a destinação deles para habitações se consolidou nos últimos.

Além de ser uma obra que exige menos tempo para ser executada, as casas feitas em contêineres produzem menos entulho, o que também significa redução dos custos a partir do consumo de menos matérias-primas como cimento, água, metais e areia.

Outra vantagem é a flexibilidade de ser deslocado para outros terrenos, já que suas características geométricas e modulares permitem reconfigurações. O contêiner tampouco requer serviços de terraplanagem e fundação, como ocorre com moradias tradicionais, mantém uma boa permeabilidade do terreno e apresenta maior durabilidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!