Como está o empreendedorismo social no Brasil?

Você já ouviu falar de empreendedorismo social? Se sua resposta for não, podemos resumir que o empreendedorismo social é uma iniciativa de negócios voltada para o bem estar socioambiental, buscando alternativas sustentáveis para promover uma relação saudável na vida com a natureza. As iniciativas buscam aliar-se a um proposito social, promovendo campanhas que devem ser de preocupação social à mídia e ao mercado.

Os negócios envolvidos no empreendedorismo social têm obtido destaque no Brasil, com grande força em prol da mudança. Ajudando a promover o desenvolvimento da sociedade, os negócios do empreendedorismo social usam de diferentes mecanismos de mercado para exercer atividades que solucionam problemas humanos, garantindo o oferecimento de produtos e serviços para aumentar a qualidade de vida populacional.

Visando não só o retorno financeiro como também a promoção de ações capazes de mudar uma realidade, o empreendedorismo social utiliza técnicas de gestão, inovação, sustentabilidade e criatividade para maximizar capitais sociais e transformar a vida das pessoas, garantindo melhorias em seu cotidiano de trabalho.

Com impactos muito mais influentes em nossas vidas, o empreendedorismo social transforma empresas comuns em mecanismos sociais, que visam tanto a evolução em setores econômicos quanto em questões socioambientais vivenciadas em nosso cotidiano. Sobre essa perspectiva, conheça alguns empreendimentos dentro do meio social que fazem sucesso no Brasil:

Gerando Falcões

A iniciativa se dedica a melhorar a vida de crianças que passam por dificuldades semelhantes às do jovem Eduardo Lyra, desenvolvedor do projeto que viveu uma infância turbulenta ao nascer em uma periferia de São Paulo. Cerca de trinta mil estudantes são impactados atualmente pelas ações do projeto, que sustenta expectativas positivas.

Com a principal meta de promover o protagonismo dos jovens e fortalecer seu ideal como transformadores sociais, o projeto é um incentivo à educação e ao desenvolvimento pessoal. Vale conferir um pouco mais sobre este conceito em http://www.jovensfalcoes.com.br/.

Instituto Chapada

Com a iniciativa de melhorar a qualidade da educação pública, o projeto de empreendedorismo social desenvolvida pela pedagoga Cybele Oliveira, mentora do projeto, oferece apoio contínuo e assistido à formação de professores e gestores de escolas de diferentes níveis. Auxiliando na criação de redes colaborativas, o projeto induz ao fortalecimento do ensino formal nas escolas, além de contribuir com incentivos às politicas públicas de educação.

A iniciativa pretende ir muito mais longe, e inspira diversas regiões do país com o trabalho assíduo de uma entidade compromissada no setor educacional. Saiba mais sobre seu trabalho acessando o link http://www.institutochapada.org.br.

GRAACC

A iniciativa desenvolvida pelo oncologista pediátrico Antonio Sergio Petrilli é influente até hoje como forte aliada na luta contra o câncer infantil no Brasil, ativa desde 1991 no ramo do empreendedorismo social.

A entidade, que tem grande poder no cenário nacional, funciona a partir de gestão e atendimento com base no trabalho de pesquisadores de universidades, a partir do auxilio de iniciativas privadas e da própria sociedade.

Com mais de cinco mil pacientes tratados, a taxa de cura fica em torno de 70% pelo trabalho da organização. Confira seu desenvolvimento no site http://www.graacc.org.br/.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee