Diversão e cuidado andam lado a lado na hora de testar cores novas


Hit entre os chamados e-boys e e-girls, espécie de tribo digital, formada por adolescentes usuários do TikTok, a tintura para cabelo deixou de ser algo só para os rebeldes e descolados.

Antes visto como algo estranho e, até mesmo, inapropriado, as cores berrantes, como azul, verde, rosa, roxo, laranja e amarelo, têm feito a cabeça de muita gente por aí. Aproveitando o período em casa, muitos arriscaram testar novas colorações nas madeixas.

Longe dos salões de beleza, o jeito foi improvisar a descoloração e a coloração no banheiro de casa mesmo, se divertindo com os resultados — que podem ser bem diferentes do esperado.

Embora não exista exatamente certo e errado quando falamos de cor de cabelo, afinal, o gosto e a criatividade de cada um são bem diferentes, algumas dicas podem facilitar o processo e evitar que seus fios sofram mais que o necessário na mudança de visual.

Preparação

Esse é um dos passos mais importantes e que acaba sendo esquecido por muita gente. Tudo bem se você quer só brincar, experimentando uma cor nova no cabelo, sem muita expectativa de resultado perfeito.

No entanto, se a preocupação é manter os fios saudáveis, é necessário prepará-los antes mesmo de aplicar os produtos que vão mudar a cor. Para começar, é preciso olhar a saúde do cabelo. Os quebradiços ou que já tenham química podem não aguentar a agressão da descoloração, dificultando ou impossibilitando o processo de cor.

Na internet, é possível encontrar várias receitinhas caseiras de hidratação, com produtos fáceis de encontrar e que, geralmente, já estão presentes em casa. Cuide do cabelo uns 15 dias antes de colorir, pois, o resultado vai ser bem melhor.

Descoloração

Se os seus cabelos não são naturalmente superclaros, vai ser necessário realizar a descoloração para que a cor fique visível aos fios. Essa é uma das partes mais delicadas de todo o processo, pois, é nela que tudo pode dar errado.

Nunca faça descoloração com os fios lavados. É importante que eles e o couro cabeludo estejam sujos para proteger a pele e sofrerem menos com a química dos produtos. Na hora de descolorir, separe bem as partes do cabelo, use luvas e procure não se distrair com o tempo.

A escolha dos produtos também é muito importante nesse momento. É válido investir em produtos de qualidade, que vão te entregar um resultado melhor e têm algum grau de segurança na aplicação.

Dependendo do tom natural do seu cabelo e da vivacidade da cor desejada, serão necessárias mais que uma descoloração. É importante que elas não sejam feitas em sequência, pois, o cabelo pode sofrer com corte químico.

Tintura

Depois de passar pela descoloração e ter obtido o tom desejado para o tipo de cor que você escolheu, é hora da coloração. Para os cabelos platinados e/ou em tons de cinza, ela será substituída pela matização, e o resultado vai depender exclusivamente da qualidade do processo feito anteriormente.

Existem diferentes tipos de tinturas para cabelo, das mais permanentes até as mais fáceis de remover. Em geral, as linhas com cores fantasias tem a duração medida em quantidade de lavagens, ou seja, quanto mais lavado o cabelo, menos a cor irá permanecer nos fios.

Cada coloração vai ter um tipo de aplicação (em creme, em gel, diluída, etc), e é importante seguir exatamente a sugestão do fabricante. Em todo caso, procure usar roupas velhas e luvas durante esse processo, pois, as tinturas facilmente mancham a pele.

Manutenção

Se, após todo esse processo, você quiser manter o visual por muito tempo, é hora de pensar na manutenção. Cores mais claras, como amarelo, podem manchar mais facilmente, precisando de reaplicações mais frequentes. É natural que o tom desbote com o passar do tempo, então, considere um calendário de retoque que esteja de acordo com a intensidade da cor que você deseja.

Lembra que seu cabelo está descolorido? Mesmo que algumas tinturas tenham em suas fórmulas componentes hidratantes que reparam as fibras capilares, não esqueça de hidratar os fios, pelo menos, uma vez na semana.

Isso ajuda não só a manter o cabelo saudável, mas também a maior durabilidade da cor, bem como o brilho e a maciez natural dos cabelos. Por fim, a internet está cheia de dicas de profissionais, dos mais tradicionais aos mais inventivos. Colorir o cabelo pode ser bastante divertido, mas é preciso prestar um pouco de atenção para não acabar com os fios sem querer.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee