Limpeza constante e uso de produtos apropriados são fundamentais para não sofrer com o problema.

A pulga é uma praga urbana que irrita e causa preocupação em muita gente, principalmente naqueles que tem um animal de estimação em casa. Além de incomodar os animais, ela pode transmitir doenças graves para o pet, o que faz com que seja necessário estar sempre alerta à presença dela em sua residência.

É necessário ter a devida atenção na hora de higienizar a sua residência. A pulga é um bicho resistente, sobretudo por ter quatro fases diferentes de desenvolvimento: ovos, larvas, pupa e pulga adulta. Dessa forma, ela consegue se adaptar com facilidade ao ambiente, sendo mais difícil de exterminá-la.

Outro problema é que o nível de reprodução das pulgas é muito alto, podendo gerar milhares de descendentes se forem deixadas vivas. Por isso, para não sofrer com este problema, é necessário que a faxina da casa seja realizada de maneira meticulosa, indo além de varrer o chão e deixar o lixo em recipientes fechados.

Neste texto, conheça algumas dicas que irão fazer toda a diferença no combate às pulgas e resolverão os seus problemas de uma vez por todas.

Produtos corretos

A primeira delas é que você deve utilizar os produtos apropriados para se livrar das pulgas. Existem itens específicos que são mais adequados contra todas as fases de vida das pulgas. Porém, a aquisição deles deve ser feita por meio da indicação de um médico-veterinário, que conheça bem a área e seja de confiança da família.

Isso porque esses produtos são venenos, e a compra inadequada desse tipo de substância, sem o devido conhecimento da pessoa, coloca em risco a saúde do dono e do animal. Assim, a recomendação segura do veterinário será determinante na hora de escolher o material mais apropriado no combate às pulgas.

Limpeza com aspirador de pó

O aspirador de pó será um grande aliado no combate às pulgas. Ele certamente irá sugar os ovos, as larvas e as pupas que estiverem proliferadas no ambiente. Tenha atenção para aspirar a mobília da casa, assim como o sofá e o cantinho em que fica o animal, incluindo a roupa de cama.

Se sua casa estiver com pulgas, a limpeza deve ser constante, com cuidado extra para limpar os cantinhos e as frestas dentro da residência. Lembre-se de trocar o filtro do aspirador a cada uso, já que ele vai acumular as pulgas sugadas. O ideal é usar um inseticida no saco retirado para que não haja a possibilidade de uma nova proliferação.

Periodicidade

Outro ponto crucial no combate as pulgas é a periodicidade da limpeza, uma vez que elas se reproduzem com facilidade e são resistentes. Nos casos em que a casa já abriga os organismos, o ideal é que essas faxinas aconteçam uma vez por semana, usando sempre o aspirador de pó para aumentar a eficácia da limpeza.

Visto que o problema tenha diminuído, a periodicidade da faxina pode subir para a cada 15 dias e, posteriormente, para uma vez por mês.

Dedetização da casa

O ato de dedetizar a casa é mais uma alternativa que, certamente, irá colaborar para que você se livre das pulgas. Procure a opinião de especialistas para ver qual tipo de inseticida é o mais seguro a ser utilizado. Ao aplicá-lo, dê atenção especial para frestas, cantinhos escuros, parte de baixo dos móveis e espaços entre tacos do piso.

Enquanto sua casa estiver com as pulgas, o ideal é reaplicar o inseticida a cada sete dias. Quando as pulgas desaparecerem, é recomendado que se use o produto por mais um mês para garantir a desinfestação. Depois disso, o uso por uma vez ao mês deve ser o suficiente para garantir que a sua casa esteja livre do problema.

Medicamentos corretos

Por fim, é necessário cuidado na hora de se livrar das pulgas presentes nos animais. Não utilize inseticidas ou outros venenos na pele do animal, pois, isso pode colocar em risco a saúde dele, tendo consequências graves.

O ideal é que se utilize medicamentos veterinários específicos para a desinfestação de pulgas na pele do animal. O veterinário irá recomendar o mais apropriado de acordo com as características do pet, como raça, peso e idade. Esses remédios são aplicados nas nucas dos bichos de estimação e podem agir por até um mês.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee