Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Como os seus clientes estão avaliando seu comércio em tempos de pandemia? 
Descubra o que você deve levar em consideração se quiser que seu estabelecimento continue atraindo clientes
Divulgação Reprodução
A pandemia causada pelo coronavírus fez com que a gente pensasse a respeito da valorização da saúde coletiva. Nesse cenário, estamos todos fazendo o possível para que vidas e histórias sejam preservadas.
Seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde em relação ao isolamento social e medidas de higienização e assepsia é responsabilidade e obrigação de todas as empresas. Isso é ainda mais importante no contexto de quem trabalha no comércio.
Você já parou para pensar sobre o que os seus clientes estão pensando a respeito das medidas de prevenção da Covid-19 que foram adotadas pelo seu supermercado? Confira as informações a seguir para obter respostas mais concretas sobre isso.
É hora reforçar as medidas de higienização e proteção de colaboradores e clientes
Se você perguntasse para as pessoas, antes da pandemia, o que as levaria a escolher supermercado x e não y, é bem provável que as respostas seriam preços mais em conta, presença de estacionamento, variedade de produtos, entre outros.
Mas a realidade mudou. Nesse contexto de prevenção da saúde coletiva, as medidas de higienização e proteção são fatores decisivos. Para saber o que os clientes estão pensando a esse respeito, a SAX | Conta Pra Gente realizou uma pesquisa.
A pesquisa foi realizada com 1.757 pessoas, de forma online, no dia 04 de Junho de 2020. Todos os respondentes realizaram alguma compra presencial em Mercados, Supermercados, Hipermercados e Atacados nos últimos 30 dias.
Para te ajudar a compreender os resultados dessa avaliação, selecionamos as 5 principais categorias: frequência de compras, escolha do estabelecimento, escolha dos produtos, limpeza, higiene pessoal e proteção dos clientes e funcionários. Confira:
Frequência de compras: A pesquisa revelou que a maioria dos respondentes (77%) declarou a mudança na frequência de compras. Desse montante, 81% dos participantes da pesquisa afirmaram que estão indo menos vezes ao supermercado em relação ao período anterior à pandemia.
O mesmo vale para o tempo de permanência dentro do supermercado. Nesse caso, 52% das pessoas afirmaram que estão demorando menos para pegar os produtos e realizar o pagamento no caixa.
Local de compras: Os clientes estão preferindo fazer suas compras em supermercados e mercadinhos de bairro. 
Os dados revelaram que 78% das pessoas estão concentrando suas compras em menos lugares.
Escolha de produtos: Nesse quesito, 61% das pessoas afirmaram que vão ao supermercado com a lista de compras pronta. O objetivo é manter o foco nos produtos previamente planejados. 
Medidas de higiene: A presença de álcool em gel e a devida higienização dos ambientes e produtos também despertam a análise dos clientes. Entre os locais frequentados pelos respondentes nos últimos 30 dias, 76% dos respondentes disseram ter percebido a presença de álcool em gel disponível na entrada das lojas e nos corredores.
O percentual reduz em relação à observação quanto a higienização dos carrinhos (59%) e marcação de distância em filas (56%). Em relação à divisão de acrílico no espaço do caixa, 53% dos respondentes mencionaram ter percebido a adoção da divisão de acrílico no espaço do caixa.
Proteção dos funcionários e clientes: Apenas 73% dos respondentes observaram funcionários usando máscaras. Para um contexto de pandemia, esses dados não são positivos. A preocupação ainda é maior em relação ao uso de máscaras (foi percebido por 69% dos respondentes).
A limitação da quantidade máxima de clientes na loja foi identificada por 39% dos entrevistados. Por fim, apenas 32% declararam ter observado funcionários medindo a temperatura dos clientes antes da entrada na loja.
Por que esses dados são importantes?
Para finalizar as informações sobre a pesquisa, é  importante mencionar que 36% dos respondentes disseram ter deixado de fazer compras em determinada loja por questões de higiene.
Além disso, a negligência com a saúde dos funcionários e dos clientes é um fator que também levou a essa decisão. Neste artigo, nós compartilhamos uma pequena parcela de dados que foram obtidos durante a análise.
A tendência é que o nível de exigências aumente ainda mais. Por isso, reformulamos a pergunta que fizemos no início: seu supermercado está preparado para atender esses novos clientes?
A gente te convida a refletir sobre cada item compartilhado aqui e, a partir de agora, repensar as estratégias e processos do seu supermercado. Conte com a SAX para obter outras respostas completas. 
Confira a pesquisa completa sobre como os clientes estão avaliando o seu comércio durante a pandemia e entenda como estão as suas estratégias para este novo normal.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Este blog tem o apoio da B.Lux Tomadas e Interruptores:
Leia abaixo mais um artigo especial para Você!
Seja Um Colaborador do SHD - Nos Ajude a Ajudar
A Loja dos Produtos Imaginários