Tecnologia móvel inovadora começa a ser aplicada em alguns países ainda esse ano

O Brasil é um dos países do mundo com maior número de usuários de celulares. Estima-se que, em maio de 2020, aproximadamente, 220 milhões de aparelhos móveis estavam ativos. Os dados são da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Vale lembrar que, segundo o IBGE, a população brasileira é de 207,6 milhões de habitantes. Ou seja, existem mais celulares que pessoas em nosso país. Contudo, com uma demanda tão grande por dados do celular, as tecnologias de conexão vão ficando obsoletas e começam a não conseguir atender o desejo dos clientes.

Isso sem contar telefones cada vez mais potentes e aplicativos com cada vez mais funções. É exatamente por isso que a tecnologia conhecida como 5G promete mudar o futuro das conexões de internet móvel em aparelhos de celular em todo o mundo. Em alguns países, o formato começa a ser implementado ainda esse ano.

Hoje em dia, a forma mais utilizada de conexão para celular é o 4G. Apesar de ser bem mais potente que seu antecessor, o 3G, o modelo atual ainda deixa a desejar, especialmente, na utilização de plataformas de streaming, seja vídeo, música, séries ou filmes.
Outro serviço, cada vez mais popular, que evidencia o quão o 4G já não consegue alcançar o que lhe é exigido pelas funções do telefone celular contemporâneo é a chamada de vídeo. 

Não é incomum que usuários tenham que utilizar uma rede doméstica de Wi-Fi para conseguir realizar esse tipo chamada ou lives por entenderem que a internet móvel do celular não dará conta de prestar o serviço de maneira adequada.

Quinta Geração

A tecnologia 5G inaugura a quinta geração do acesso à internet por meio de um aparelho de telefone móvel. Tudo indica que ela será até 100 vezes mais rápida que o 4G atual. Isso porque o sistema promete uma velocidade de transmissão de até 100 gigabits por segundo, algo superior a muitas banda largas domésticas.
É esperado, inclusive, que muitas pessoas passem a substituir o modem de rede Wi-Fi de suas casas por um celular com internet 5G. 

Com tanta velocidade de transmissão, a latência é uma das principais vantagens do 5G em relação ao 4G. O termo refere-se ao tempo entre o envio e o recebimento de dados por meio do celular. Com o 5G, por exemplo, espera-se que usuários comuns consigam assistir a vídeos em 4K sem interrupções de carregamento.

Além disso, o 5G vai descarregar os sistemas que dão suporte às redes 3G e 4G, ainda operantes. Isso porque o 5G não vai substituir os anteriores, eles vão coexistir. O que acontece é que os aparelhos mais modernos, compatíveis com a tecnologia, serão atendidos por esse tipo de conexão.

Dessa forma, mesmo quem ainda tiver aparelhos que funcionem apenas com 3G ou 4G serão beneficiados por essa adesão graças ao desafogamento da rede como um todo.

Além do celular

Vale ressaltar que serviços de internet móvel não são acessados apenas pelo celular. Tablets, televisão e diversos outros aparelhos eletrônicos têm a possibilidade de se conectar com a rede mundial de computadores por meio de uma rede de internet remota.

O que acontece, contudo, é que as limitações dos serviços disponíveis atualmente também atrapalham o desenvolvimento de novos produtos que, para funcionarem, precisariam de uma internet móvel potente. É aí que o 5G entra. 

Acredita-se que, após sua implementação efetiva, a tecnologia da quinta geração de internet móvel vai fomentar as emergentes.
Carros sem motorista, Internet das Coisas e casas inteligentes poderiam ser, de fato, uma realidade possível se a internet 5G for largamente distribuída.

No entanto, também vale lembrar que a maior velocidade de transmissão de dados trará novas preocupações. Isso porque hackers, por exemplo, poderiam invadir computadores de instituições governamentais com mais rapidez e praticidade. 
Dessa forma, o principal desafio para a implementação efetiva da tecnologia 5G é torná-la viável a maior parte da população, ao mesmo tempo em que deve reforçar os sistemas de segurança dela.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee