Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Fortes e Unidos Somos Melhores!
Seja Hoje Diferente:


Fugir dos períodos mais procurados do ano garante uma boa economia

Viajar durante as férias é o plano de grande parte das pessoas, já que sair da rotina e conhecer um local novo é importante inclusive para melhorar a qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas que mesmo tendo a chance, ignoram o período de baixa temporada e priorizam apenas as épocas em alta das viagens. Com isso, perdem grandes oportunidades.

Muitos destinos não oferecem alguns serviços em épocas de menor procura, sobretudo quando estes são voltados a datas comemorativas específicas. Contudo,  se a ideia é fazer passeios tranquilos e fugir de grandes movimentações, viajar em uma época menos procurada é uma ótima opção. 

Baixa temporada

Baixa temporada é um termo utilizado para definir uma determinada época do ano em que uma cidade ou país tem menor procura pelos turistas. No Brasil, os períodos de baixa ocorrem durante os meses letivos. 

Apesar disso, para defini-la também é preciso considerar o clima. Uma cidade de praia, por exemplo, vai ter sua alta temporada durante os meses mais quentes. Já uma cidade como Gramado (RS) vivencia esse período no inverno.

Entre outros fatores que definem a baixa temporada está a procura por determinado destino. Em épocas de muita procura, é comum que os valores aumentem e o local seja considerado o mais procurado. Quando há pouca procura, você consegue encontrar promoções, e, assim, aproveitar a baixa temporada.

Benefícios da baixa temporada

Quem pode se dar ao luxo de viajar fora da temporada consegue aproveitar muitos benefícios, tais como:

Tranquilidade

Se o intuito da viagem é descansar e não se irritar com a lotação em diversos lugares, a escolha pela baixa temporada pode proporcionar este benefício. Você pode caminhar tranquilamente pelos pontos turísticos, tirar fotos sem pressa e ir aos restaurantes sem se preocupar em ficar esperando por uma mesa.

Preços mais atraentes

Como a ideia é movimentar determinada região que não está sendo muito procurada, é comum encontrar preços muito atraentes durante a baixa temporada. E não apenas na hospedagem, mas também nas passagens e até mesmo em passeios pagos.

Atendimento personalizado

Com menos pessoas para serem atendidas, qualquer lugar que você visite durante sua viagem permite uma experiência única, e até mesmo personalizada. Até o serviço do hotel pode parecer melhor na baixa temporada, já que há um maior pessoal disponível para atendê-lo.

Segurança

Cidade cheia pode significar uma menor segurança, já que há aumento no índice de assaltos. Agora, durante a baixa temporada, como há menos pessoas, você estará mais seguro para caminhar e fazer seus passeios.

Temperaturas mais atraentes

Inverno e verão são duas estações do ano que podem ser consideradas extremos. Não é todo mundo que gosta de muito frio ou muito calor. Assim, optar pela primavera ou pelo outono garante que você conheça um destino espetacular estando mais confortável com o clima, podendo aproveitar melhor a programação, que, inclusive, não sofrerá alterações devido ao termômetro.

O que considerar antes de viajar

Antes de fazer as malas e aproveitar todas as vantagens da baixa temporada é interessante considerar alguns fatores. O destino que você deseja conhecer funciona bem fora da temporada? Nas praias, por exemplo, nem sempre há boa infraestrutura nos períodos de menor procura.

Além disso, é interessante considerar se todos os passeios que você planejou estão ativos durante a baixa temporada. 

Inclusive, pessoas que gostam de agito e movimentação não vão se sentir muito à vontade nesta época, a não ser que optem por grandes cidades.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!