A promoção do desenvolvimento social nas atuais condições da sociedade globalizada e informatizada requer, necessariamente, uma mudança de paradigma de ação: ações pontuais e isoladas precisam dar lugar a redes horizontais de cooperação, que possibilitem maior intercâmbio e eficácia na implementação de projetos e políticas públicas na área social.

No Brasil, muitas entidades sociais ainda são herdeiras de uma cultura assistencialista e possuem um estilo de atuação mais baseado no esforço individual do que na cooperação interinstitucional ou intersetorial. 

Em seu sentido convencional, a expressão “entidade social” refere-se a um espaço institucional que atende ou abriga pessoas por meio de programas ou serviços de caráter filantrópico. 

Toda entidade é uma organização e toda organização é idealmente destinada a agregar valor aos seus beneficiários. Contudo as organizações possuem uma vida própria e uma dinâmica interna que podem se tornar mais importantes que a sua própria finalidade e passar a determinar a compreensão de seus membros sobre o sentido geral do trabalho que realizam. Tal compreensão nem sempre é reveladora da essência dos problemas e fatores que promovem ou restringem as possibilidades de emancipação de seu público.

Por melhor que seja a ação de uma entidade, por mais que ela venha a se constituir em uma “ilha de excelência”, o referencial decisivo para sua atuação não se encontra em si mesma. De nada adianta uma “entidade forte” se, mais além dos seus muros, os problemas continuarem a existir e a comunidade não se fortalecer.

Em suma, uma rede é um processo de captação, articulação e otimização de energias, recursos e competências, capaz de gerar um sistema de relacionamentos que organiza indivíduos e instituições de forma igualitária e democrática, em torno de um objetivo ou agenda comum de caráter público. Com o desenvolvimento crescente das tecnologias da informação e da Internet, as redes não têm mais uma limitação presencial, podendo também funcionar de forma virtual e aumentar ainda mais as possibilidades de articulação de pessoas e organizações.

As redes de organizações e movimentos sociais são espaços de troca coletiva e, portanto, qualificadores de informação e experiências. São espaços de articulação política e mobilização social que se constituem para otimizar esforços, potencializar ações, fortalecer atores que se unem em torno de interesses comuns, campos de construção de identidadeprodução simbólica e ação política.

Um dos principais fundamentos do trabalho em rede no setor social é acreditar que a colaboração é fundamental para a promoção de mudanças sociais e do desenvolvimento.

Apesar desta idéia parecer óbvia e ser um dos motivadores da constituição das redes, podemos identificar alguns desafios para a sua concretização. 

Entre os principais desafios podemos destacar a participação efetiva dos integrantes, que exige dedicação de tempo e energia por parte destes, a auto-sustentabilidade, das organizações e da própria rede, e, finalmente, o desenvolvimento de referenciais que possibilitem monitorar e avaliar os resultados das ações da própria rede. 

A maioria das organizações sem fins lucrativos ainda dependem da generosidade dos doadores, embora os padrões estejam mudando. 

Uma década atrás, benfeitores estavam inclinados a apoiar várias organizações. Hoje, os doadores que escolhem.

Os colaboradores são a força vital de qualquer organização sem fins lucrativos – desde os doadores até os voluntários, os apoiadores são o combustível que ajudam a impulsionar a sua missão.

O Portal do Bem Seja Hoje Diferente | Rede de Projetos Sociais é um ótimo lugar para atrair simpatizantes e possíveis contribuidores

Os Grupos Participantes podem receber o retorno da sua base de contatos e ao mesmo tempo aumentá-la, além de coletar informações e dados pessoais para futuros contatos – tudo isso de uma forma que aumenta o engajamento do público com a organização e sua causa.

Dar voz aos contribuidores é uma maneira poderosa de aperfeiçoar seu projeto e atrair ainda mais adeptos, ajudando você a personalizar e maximizar seus esforços.

Com o lançamanto do "Juntos somos mais fortes" Projeto que visa tornar-se uma das maiores Rede de Projetos e Ações Sociais do Brasil, estamos criando uma rede de grupos, projetos, Ongs, Associações e ações, dando a oportunidade de divulgação a nível internacional.

Obrigado por juntar-se à nossa Rede de Projetos e Ações Sociais no Portal do Bem do Seja Hoje Diferente.

A qualquer dúvidas estamos sempre a disposição no botão abaixo via Whatsapp.

Um forte abraço!
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee