8.5.20

Os filmes e séries que os apaixonados por Psicologia não podem perder


Produções que fazem com que os espectadores reflitam sobre questões importantes estão ganhando cada vez mais espaço nas mídias 

Quem nunca assistiu a um filme ou série que, ao final, provocou uma reflexão sobre a vida, as pessoas e demais questões filosóficas? Ou, então, aquelas obras que fazem com que o espectador queira entender a mente humana mais a fundo? Muitas das produções cinematográficas abordam temas delicados, fazendo com que o público reflita sobre assuntos que, até o momento, não haviam sido abordados. 

Produções que apresentam temas como tratamento de problemas mentais polêmicos, bullying, mentes criminosas e afins atraem não apenas os curiosos e entusiastas do assunto, mas os apaixonados por Psicologia, que podem criar opiniões diversas em cima de uma história — inspirada em fatos reais ou não — e, ainda, observar a reação e opinião de outras pessoas. 

Se você faz parte do grupo de apaixonados por Psicologia e gosta de produções que abordam essa temática, confira, a seguir, uma lista de filmes e séries que te farão refletir por um bom tempo, além de fazer com que você crie teorias diversas ao longo de histórias que podem ter um final surpreendente e deixar até o profissional mais experiente do segmento sem palavras.

O Quarto de Jack

O filme que rendeu o Oscar de melhor atriz a Brie Larson é inspirado em um livro homônimo e conta a história de mãe e filho que vivem em um cativeiro. Ma, personagem de Larson, sustenta o universo imaginário de Jack, de apenas cinco anos. Enquanto vivem no confinamento, utilizam da criatividade para viver no desagradável ambiente. 

A solução final mais óbvia seria a fuga do aprisionamento, porém, quando isso finalmente acontece, a realidade é totalmente diferente, fazendo com que os espectadores reflitam sobre as reais dificuldades que mãe e filho deverão enfrentar: ela, por ter que se readaptar à vida que tinha, e ele, por conhecer um mundo completamente distinto do que imaginava. 

Rua Cloverfield, 10

Após sofrer um grave acidente, uma jovem desperta em um local desconhecido e do qual não pode sair. Além disso, há dois homens que ela também não conhece e que protagonizam eventos que a fazem questionar se está realmente em segurança ou em perigo. Os fatos fazem com que sua sanidade seja posta à prova, ao mesmo tempo que transmitem a agonia da personagem. O espectador fica preso à história, querendo descobrir o que é real ou não.

Sun Dogs 

O filme conta a história de Ned, um jovem que sonha em ser um fuzileiro naval. Porém, alguns fatores em sua vida o impedem de atingir seu objetivo. Além disso, as pessoas que acompanham seu sonho e obstinação de perto acabam se chocando — inclusive, o espectador, que acaba colocando seus pragmatismos em uma nova perspectiva.  A produção se passa quatro anos após os ataques às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, em 2004. O fato, inclusive, está diretamente ligado à trama. 

Alias Grace 

A narrativa da escritora Margaret Atwood, criadora de O conto da Aia, leva aos espectadores a história de Grace, uma jovem que foi condenada por um crime e, com isso, submetida a tratamentos psiquiátricos violentos. A intrigante produção faz com que o público crie teorias e tente entender se a personagem é realmente uma vilã ou se é mais uma vítima da crueldade que foi submetida. 

Bates Motel

Inspirada no clássico Psicose de Robert Bloch, que, mais tarde, foi adaptado para o cinema com a genialidade de Hitchcock, a série Bates Motel retrata o dia a dia de Norman e sua mãe, Norma, de maneira mais profunda. Ao longo da trama, o espectador pode acompanhar as mudanças do jovem, que mostra facetas diferentes em determinados momentos: às vezes vilão, às vezes mocinho. Toda essa mudança faz com que o público se questione, diversas vezes, sobre a verdadeira natureza de Norman. 

Black Mirror

A série conquistou uma legião de fãs ao longo de suas temporadas, que são compostas por um formato de antologia e carrega histórias sombrias, todas sobre a relação das pessoas com a tecnologia. Comportamento social, política e ética são os principais assuntos abordados pela produção, que faz com que seus espectadores criem reflexões sobre os temas levantados. 

The Sinner

Para muitos, uma investigação criminal acaba quando o criminoso é preso, mas não em The Sinner. A série conta a história de uma mulher que cometeu um crime brutal em público, até então, sem motivo aparente. Mesmo sendo julgada e condenada, um investigador fica obcecado pelo caso e decide se aprofundar na psique da acusada, desenterrando fatos do passado que ela insiste em manter escondidos. 

Mindhunter     

Dois agentes do FBI notam semelhanças em alguns crimes em série e decidem se aprofundar no assunto para poderem criar um perfil e se adiantarem a possíveis assassinatos. Com isso, eles passam a estudar o perfil psicológico de serial killers, como Ed Kemper, Bundy, Charles Manson e David Berkowitz para cruzar informações que possam identificar demais assassinos em séries. A partir das análises, foi criada a Ciência Comportamental do FBI.   

Receba em Primeira Mão as Notícias do SHD


GeraLinks - Agregador de links