Tudo aconteceu com a visão social de um  casal, uma goiana e um italiano, de férias conhecendo as belezas do litoral potiguar, quando passavam pela BR próxima a  comunidade Pititinga, no município de Rio do Fogo, teve o pneu do carro estourado. 

Foi suficiente para conhecer a realidade do lugar, uma comunidade com 1.400 moradores, a maioria pescadores. Pelo sonhos dos dois, quatro anos depois, se iniciou a construção na cidade da Fundação Vida à Pititinga, com uma série de projetos que vai desde uma creche até a realização de cursos de capacitação profissional, para atender a jovens e adultos na busca do emprego.

A administradora Edna Abdia Galvão e o ator italiano Enrico Bertolino já desenvolviam ações sociais na Itália. Agora, Edna divide-se entre Pititinga e a Itália. Até agora, a manutenção da instituição acontece com recursos oriundos de doações de pessoas e organizações italianas, mas a realidade impõe que também se faça parcerias com o governo, em níveis municipais, estaduais e federais; empresas e também voluntários. 

A fundação Vida a Pititinga atende a crianças, adolescentes e jovens. Começaram simplesmente com a vontade de fazer algo pelo próximo. Na Fundação já foram realizadas dezenas de palestras educativas, sempre enfatizando valores e questões relacionadas a cidadania, ao mesmo tempo que são desenvolvidas atividades que culminem em aprendizado, que resultem inclusive em recursos que contribuam no orçamento familiar. 

Entre os cursos realizados, já foram feitas capacitações em bordados, biscuit, pedrarias em chinelo e outros. Chegaram, inclusive, a construir uma lojinha de artesanato para atender aos turistas que visitam o lugar, mas o resultado ainda é pequeno.
Principais projetos já realizados: 



A Associação desenvolve atividades que vão desde a capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho;

formação de escola de futebol;

Projeto comunitário de instrução e formação: promoção de educação complementar, ações culturais e esportivas; 

Projeto Formação:  proporcionar o aprendizado técnico aos jovens em situação de risco social, buscando inserí-los no mercado de trabalho.

Assistência ao trabalho: incentivo e assessoramento a jovens com cursos e treinamentos, criando oportunidades para que os mesmos possam ajudar no sustento de suas famílias.

Esporte e Recreação: utilizar o esporte como meio de união, com a formação de times de basquete, voleibol, dança, música e vídeo, ginástica e grupos de recreação.

Escola de Futebol:  fundada a escola de futebol Inter Campus de Pititinga, em parceria com o Inter de Milão.

Grupo de capoeira Vida: busca desenvolver a dança, contribuindo para a formação dos valores humanos e sociais, com base no respeito e socialização.

Projeto Alimentação e água:  assistência e entrega de cestas básicas as famílias necessitadas e construção de cisternas.

Assistência e Direito Humano: orientação para a garantia de direitos como certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e outros.

Arte e Cultura: oficina de teatro, canto coral, quadrilhas e danças folclóricas, pintura, corte e costura.

Inclusão digital: curso de informática.

Construção e reformas: a Associação doou seis casas e reformou quatro.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee