Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).


Saber gerenciar seu dinheiro se tornou, mais do que nunca, uma necessidade. A pandemia causada pelo novo coronavírus, bem como todas as suas consequências, pegou a todos de surpresa. A grande maioria das pessoas não estava financeiramente preparada para suportar tamanho impacto em suas rendas. 

Entretanto, em relação ao novo coronavírus, a única coisa que pode ser feita é seguir as instruções da OMS (Organização Mundial da Saúde) e aguardar. Já sobre o gerenciamento das suas finanças, certamente, há muito a ser melhorado.

5 dicas de como administrar seu dinheiro em tempos de crise
As crises que impactam a economia fazem parte da vida e, infelizmente, não se resumem à pandemia. Inclusive, no passado, outras foram enfrentadas, como a crise financeira de 2008. Dessa forma, é importante se precaver.

Porém, no momento, a melhor estratégia para vencer a atual crise consiste em ter controle do dinheiro e utilizá-lo com sabedoria e responsabilidade. A seguir, confira 5 dicas de como gerenciar as suas finanças durante a pandemia.

1. Corte gastos desnecessários

A primeira coisa a se fazer num momento delicado como esse é cortar qualquer despesa que não seja essencial — desde as mensais até os gastos pontuais. 

Obviamente, isso é muito pessoal para cada um. No entanto, uma maneira de definir se determinado serviço ou item é, de fato, essencial, é pensar em como a sua rotina seria alterada sem ele. 

Por exemplo, telefone fixo e TV a cabo, hoje em dia, com smartphones e plataformas de streaming, talvez possam ser cortados e nem sequer fariam alguma diferença. 

2. Foque no que for essencial

Com isso, é o momento de priorizar os itens vitais — como aluguel, luz, água e alimentação — e os necessários — como Internet, academia e celular. Porém, se possível, é bom tentar reduzir os valores gastos. 

Contratar um plano de celular mais barato e suspender a mensalidade da academia durante a quarentena são formas de direcionar o seu dinheiro ao que for essencial. Isso é importante, pois, as despesas dessa categoria aumentarão, uma vez que todos os membros da família passarão mais tempo em casa.

3. Pense no futuro próximo

Para que a administração do seu dinheiro gere bons resultados, ela não deve ser feita somente pensando no mês referente, mas também no seguinte. A situação atual é incerta, portanto, uma previsão de gastos futuros pode te auxiliar bastante.

4. Tenha total controle do dinheiro

Seja por meio de papel e caneta ou de uma planilha, registre todos os seus gastos, desde os maiores até os menores. É de suma importância ter consciência dos seus hábitos e conhecimento sobre onde a maior parte do seu dinheiro é aplicada. 

Muitas das vezes, as atitudes já estão tão enraizadas que você pode não perceber a quantidade de despesas desnecessárias a qual se submete. Portanto, não dispense a organização e o controle. 

5. Estabeleça prioridades

Por fim, faça uma lista para identificar quais são as necessidades prioritárias da sua família. O presente que estamos vivenciando é árduo e o entretenimento é fundamental para que a saúde mental seja preservada, porém, é preciso agir com cautela e ser criativo.

Não é preciso comprar produtos caros para se distrair, tampouco se martirizar a fim de ter mais dinheiro. Acima de tudo, é preciso preservar a sua saúde e a da sua família. A partir do momento em que você tem o essencial, saber administrá-lo é suficiente.

Então, não gaste mais do que você recebe, economize onde puder, junte o dinheiro que sobrar para cobrir as despesas posteriores e não se esqueça: se for possível, fique em casa.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!