Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).


Dor na lombar, estalos e dificuldade para realizar alguns movimentos — parece que seu corpo está tentando mandar uma mensagem. Fazer um alongamento pode ser uma boa opção para colocá-lo no eixo novamente. Na verdade, a prática regular desta atividade é muito benéfica para todo o metabolismo.

Quando o assunto é alongamento, rapidamente, surgem imagens de pessoas praticando ioga com um bom nível de flexibilidade. No entanto, a prática tem muitas vantagens e não é preciso atingir níveis tão intensos de elasticidade para usufruir os benefícios.

O que é o alongamento?

O alongamento consiste em uma série de exercícios físicos que tem como objetivo preservar e aperfeiçoar o grau de flexibilidade muscular. Essa prática favorece o estiramento das fibras musculares, o que leva ao aumento do seu comprimento. Assim, evita-se o encurtamento do músculo.

Essa atividade é indicada para todas as pessoas, mesmo aquelas que não praticam treinos ativamente. Nunca é tarde para começar! Os exercícios podem ser feitos em casa, no escritório e em diferentes lugares, sem precisar de grande estrutura.

Benefícios da prática

São muitos os benefícios relacionados ao alongamento, mas, antes de tudo, é preciso lembrar que, para atingi-los, é necessário praticar com regularidade. Não adianta se alongar um dia e depois ficar uma semana sem realizar os exercícios. Conheça as vantagens mais comuns:

Diminuição da rigidez muscular;
Aumento do fluxo sanguíneo — que melhora a oxigenação do tecido muscular e reduz dores;
Melhora na postura;
Massagem nos órgãos internos;
Desenvolvimento de flexibilidade,
Relaxamento e diminuição do estresse.

Massagem nos órgãos internos

Este tópico merece ser enfatizado, pois, é um benefício não muito conhecido ou comentado. Os movimentos de alongamento funcionam como uma massagem nos órgãos internos. As pessoas que sofrem de prisão de ventre, por exemplo, podem usar o alongamento para facilitar a passagem dos alimentos no intestino.

Prevenção de lesões

Muitas pessoas citam a prevenção de lesões entre as vantagens relacionadas à prática do alongamento. No entanto, essa não é uma relação direta, mas de consequência. 

Isso porque o alongamento é uma boa ferramenta para melhorar a flexibilidade. Essa elasticidade ajudará a aprimorar a amplitude do exercício e, consequentemente, evitará lesões. Além disso, vale ressaltar que a flexibilidade ajuda a envelhecer de maneira mais saudável.

Como praticar de maneira correta

Existem diferentes tipos de alongamento — estático, dinâmico, passivo ou mediante facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP). Para usufruir cada um deles da melhor maneira, é importante buscar um profissional para avaliação e indicação de exercícios.

Isso porque é necessário entender a rotina de treino de cada um. Uma pessoa que faz musculação tem necessidades diferentes de quem corre ou joga vôlei, por exemplo. O profissional será capaz de indicar quais exercícios devem ser feitos antes e depois de cada atividade.

Vale ressaltar que um erro cometido por muitas pessoas é realizar a mesma série de alongamento antes e depois dos exercícios. O corpo tem necessidades diferentes depois da prática, por isso é essencial ter uma orientação profissional.

O alongamento é indicado para todas as idades e é melhor começar tarde do que nunca, certo? Para quem vai iniciar a modalidade já adulto, algumas dicas são importantes:

Conte com a orientação de um profissional;
Mantenha a paciência na hora de realizar os exercícios e não tente recuperar o tempo perdido;
Respeite o próprio limite,
Não force até o nível de dor, apenas até a sensação de desconforto.  

Pratique em casa ou na academia

A prática do exercício físico e dos esportes consiste em uma tríade: aeróbicos, de força e alongamento. Por isso, muitas academias incluíram aulas focadas em alongamento na sua programação. Essa é uma maneira divertida de se exercitar, além de contar com ajuda profissional.

No entanto, nem todas as pessoas conseguem ter uma rotina que inclui a academia. Nesses casos, os aplicativos podem ser grandes aliados. Eles fornecem sequências de alongamento que variam de 15 a 30 minutos e são muito eficazes. No entanto, não esqueça: a atenção com a postura deve ser redobrada.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!