Às vezes, a ficção se inspira na vida real, mas, quando se trata de Hollywood, o fictício pode vir antes da realidade, sem que haja qualquer relação com a história.

A pandemia de COVID-19 colocou o mundo em isolamento social para podermos evitar a propagação do novo coronavírus e recuperarmos a segurança de ir e vir sem riscos de contaminação. Não poder abraçar, tocar e sair por aí parece, muitas vezes, com o roteiro de um filme ruim que estamos vivendo na prática. 

Em muitas conversas com os conhecidos ou ao percorrer o feed das redes sociais, estes são comentários muito comuns de serem encontrados: “É surreal”, “não parece verdade”, “Quando vai acabar?”. Epidemias mortais e o risco invisível de uma contaminação já foram tema de muitos livros, séries e filmes de ficção científica. Que tal relembrar alguns deles?

1. Contágio

Ano do filme: 2011
Diretor: Steven Soderbergh
Elenco: Matt Damon, Kate Winslet, Marion Cotillard, Laurence Fishburne, Gwyneth Paltrow e Jude Law
Enredo: A história aborda uma epidemia causada por um vírus que surgiu na Ásia por conta de morcegos e se espalhou pelo mundo, causando quarentena, milhares de mortes, saques e muito medo. A história narra diversos pontos de vista, como o das instituições de segurança dos EUA, que temem que o vírus seja uma arma biológica, dos cientistas em diferentes países, tentando encontrar uma cura, de um viúvo considerado imune, de um teórico da conspiração e muito mais.

2. Epidemia

Ano do filme: 1995
Diretor: Wolfgang Petersen
Elenco: Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman, Cuba Gooding Jr., Kevin Spacey, Donald Sutherland e Patrick Dempsey.
Enredo: Inspirada no livro de Richard Preston, a trama aborda um surto de vírus que surgiu na África e se espalhou pelos Estados Unidos. O filme foi lançado na época da epidemia de ebola e trata sobre como as autoridades de saúde e os militares atuavam para tentar combater o vírus e salvar vidas. Kevin Spacey foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante pela Associação de Críticos de Nova Iorque e também pela Society of Texas Film Critics Awards.

3. Eu sou a Lenda

Ano do filme: 2007
Diretor: Francis Lawrence
Elenco: Will Smith, Alice Braga, Willow Smith e outros.
Enredo: Um vírus derivado do sarampo foi alterado para curar o câncer. No entanto, algo dá errado — 90% dos infectados morrem e 9% se tornam vampiros. Um virologista imune sai com sua cadela todos os dias para matar os vampiros e tentar encontrar outros sobreviventes num mundo pós-apocalíptico.

4. Explicando... O Coronavírus

Ano da série: 2020
Diretor: Ezra Klein e Joe Posner
Elenco: A série, disponível pela Netflix, é documental e conta com participação de especialistas em diferentes áreas — infectologia, saúde pública e outros. Conta com narração de J.K. Simmons e entrevista com Bill Gates, que está patrocinando algumas pesquisas de testes de COVID-19.

Enredo: Segundo descrição da própria plataforma de streaming, a minissérie aborda, ao longo de seus episódios, a pandemia do novo coronavírus, os esforços mundiais para combatê-la e os impactos que tem causado na saúde mental das pessoas.

5. Ensaio sobre a Cegueira

Ano do filme: 2008
Diretor: Fernando Meirelles
Elenco: Mark Ruffalo, Julianne Moore, Gael García Bernal, Alice Braga, Sandra Oh e outros.

Enredo: Inspirada no livro do escritor português José Saramago, a trama narra a história de uma cidade na qual as pessoas passam por uma epidemia de cegueira. Colocadas em quarentena, as pessoas são vigiadas por soldados. A esposa de um médico oftalmologista, única que consegue enxergar, finge estar cega para acompanhá-lo no confinamento.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee