Cuidados e produtos certos garantem as madeixas perfeitas.

Manter os cabelos limpos e bonitos pode ser um grande desafio, especialmente, se você lida com fios oleosos. A verdade é que até o produto para cabelo que você usa interfere e pode contribuir para deixar as madeixas ressecadas ou muito oleosas.

Além disso, ninguém gosta de sair com o cabelo parecendo estar sujo. Assim, o melhor é aprender algumas dicas para evitar a oleosidade. Será que você não está fazendo nada errado? Talvez, seja bem fácil manter seus fios sempre leves e bonitos. Veja como evitar esse problema capital:

Evite a água quente

Lavar o cabelo na água muito quente vai estimular as glândulas sebáceas do seu couro cabeludo. Trata-se de uma forma do seu corpo evitar que a região fique ressecada. Assim, mesmo nos dias mais gelados, prefira sempre a temperatura morna na hora de limpar os fios.

Lave os fios com mais frequência

Em alguns casos, a oleosidade é natural, ou seja, seus cabelos são geneticamente oleosos. Dessa forma, para evitar o aspecto sujo, o melhor é lavar as madeixas frequentemente. No verão, você pode fazer lavagens diárias, por outro lado, no inverno, aposte em limpar o cabelo alternadamente.

Use um shampoo específico

Lavar o cabelo com um shampoo específico para fios oleosos também vai ajudar a deixá-los mais bonitos. Procure por produtos específicos e sempre tenha um em casa.

Apesar de algumas pessoas terem medo do produto ressecar as madeixas, o shampoo irá ajudar bastante. Se quiser, pode revezar as lavagens, uma com produto para cabelos normais e a seguinte com o shampoo para cabelos oleosos.

Verifique a temperatura do secador

Na hora de secar ou fazer escova, preste bastante atenção à temperatura do secador. Especialmente, quando estiver bem próximo do couro cabeludo. Assim como a água quente, o secador com jatos de ar elevados também estimula a oleosidade dos fios. Se possível, deixe os cabelos secarem sozinhos e faça apenas a escova com a ajuda do secador, ajeitando os quando for necessário.

Passe condicionador apenas nas pontas

O condicionador não é dispensado para quem tem fios oleosos. Inclusive, você sabia que há uma tendência de a raiz ser oleosa e as pontas bastante ressecadas? Por isso, não esqueça de condicionar as madeixas, mas passe o produto apenas nas pontas.

Tente não passar as mãos pelos fios

O hábito de passar as mãos pelos cabelos a todo momento, mesmo que seja apenas para ajeitá-los, contribui para a oleosidade. Evite fazer isso ao máximo. Precisa arrumá-los? Tenha um pente sempre na bolsa e use-o.

Beba bastante água

A hidratação do corpo está relacionada com a produção de oleosidade. Tente se manter sempre bem hidratada, bebendo bastante água ao longo do dia. Assim, você vai observar mudanças no aspecto dos seus cabelos. Para facilitar e não correr o risco de esquecer do líquido, use um app de celular ou mantenha uma garrafinha de água por perto. 

Preste atenção aos acessórios

Chapéus, boinas, gorros e bonés são acessórios muito bonitos e importantes quando você se expor ao sol, no entanto, exigem cuidado. Esses objetos abafam o couro cabeludo e podem deixar os fios com aquele aspecto sujo. Use-os apenas se forem importantes e indispensáveis. Se a ideia é apenas um adorno, troque por uma faixa de cabelo ou presilha.

Esfregue com delicadeza

Durante a lavagem, esfregue os fios com delicadeza. Se você achava que friccionar com força iria ajudar a diminuir o aspecto oleoso, saiba que está errada. Quanto mais pressão você aplicar no couro cabeludo, mais estimulará a produção de sebo.

Assim, se lavar os fios de um jeito mais delicado, a tendência é que seu cabelo fique cada vez menos oleosos. Agora, é só você seguir todas as dicas para garantir que suas madeixas fiquem limpas e bonitas. Pode dizer adeus a oleosidade dos fios!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee