Blog Diferente Para Ser Diferente
O Portal do Bem Seja Hoje Diferente tem o objetivo de unir em todo o Brasil pessoas, grupos e organizações que fazem o bem não importa a quem!


Todos podem passar por alguma inflamação ao longo da vida, seja aguda ou crônica, e uma forma de reduzir essa inflamação, é consumir alimentos anti-inflamatórios. Por isso, neste artigo vamos explicar o que são esses alimentos, os benefícios para o organismo e ainda 5 alimentos anti-inflamatórios para a sua dieta.

O que são alimentos anti-inflamatórios?

Antes definir o que são estes alimentos anti-inflamatórios, precisamos entender o que é uma inflamação e como ela acontece. A inflamação é um processo natural do organismo, onde nosso corpo desenvolve essa inflamação como mecanismo de defesa. Esse processo ocorre, porque o corpo está lutando contra uma infecção ou lesão, ou mesmo o próprio sistema imunológico.

Estudos demostram que existem alimentos com substâncias com ação inflamatória no corpo. Alimentos inflamatórios ou popularmente no Brasil chamados de remosos, são em geral, aqueles ultraprocessados.

De acordo com a Harvard Health Publishing os alimentos como salsicha, margarina e hambúrgueres causam inflamação.

Já os alimentos anti-inflamatórios são como um reforço no combate a infecções ou lesões. Eles ajudam a retomar o equilíbrio do corpo. Porém, isso não quer dizer que esses alimentos devam substituir medicamentos, mas auxiliar no processo.

Quais os benefícios de consumir alimentos anti-inflamatórios?

Consumir alimentos anti-inflamatórios no dia-a-dia, tem inúmeros benefícios para sua saúde em geral. Listamos aqui, alguns benefícios de consumir esses alimentos: 

Aumenta a imunidade;
Diminui o colesterol ruim; 
Aumenta o colesterol bom; 
Reduz o risco de diabetes e doenças cardiovasculares; 
Melhora os níveis de glicose.

5 alimentos anti-inflamatórios para incluir na dieta

Na hora de consumir os alimentos dessa lista, fique atento a quantidade ingerida, pois alguns podem ter um índice calórico elevado. O ideal é montar um cardápio com ajuda de um nutricionista. 

Todos os alimentos dessa lista estão baseados em alimentos que realmente possuem comprovações científicas de ação anti-inflamatória no organismo. 

1. Abacate
Além de ser, um alimento que pode auxiliar na redução do risco de câncer, é um excelente anti-inflamatório natural. É rico em fibras, magnésio, potássio e gorduras boas para o
coração. 

2. Azeite extravirgem
O azeite possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, devido ao seu alto nível gorduras boas e a presença do ácido alfa-linolênico, que auxilia no combate a inflamações. Para manter todas essas propriedades, é importante que ele seja consumido sem aquecer.

3. Gengibre
Essa raiz pode não ser muito saborosa, mas traz inúmeros benefícios para a saúde. Dentre eles, a ação anti-inflamatória e antioxidante, prevenindo doenças como o câncer cólon-retal e úlceras estomacais. 

4. Linhaça
Assim como o azeite extravirgem, a linhaça é rica em ácido alfa-linolênico que diminui os riscos associados a doenças cardíacas e a vários tipos de câncer. Além disso, é rico fibras, ou seja, auxilia no emagrecimento, melhora o trânsito intestinal e outros, segundo estudo.

5. Chá Verde
Segundo diversos estudos realizados sobre os benefícios do chá verde para a saúde, dentre eles, inclui a redução do risco de obesidade, doenças cardíacas, hepáticas e vários tipos de câncer. Outro estudo aponta que o principal componente do chá verde, a epigalocatequina-3-galato (EGCG), possui efeitos anti-inflamatórios.

6. Açafrão da terra 
De acordo com o site Mecontaaqui.com.br, o açafrão da terra contém comprovado composto anti-inflamatório. A revista científica oncogene, publicou estudos que mostram que o açafrão da terra mostrou-se ser mais eficaz até mesmo que alguns medicamentos anti-inflamatórios.

Conclusão
Por fim, agora que você já sabe quais os benefícios dos alimentos anti-inflamatórios em sua dieta, é hora de começar a colocá-los em seu dia-a-dia. Além disso, esses tipos de alimentos devem ser consumidos diariamente, e não só quando você está com alguma inflamação. Porque eles trazem inúmeros benefícios para a sua saúde.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Direcione qualquer que seja sua colaboração e doação ao SHD, diretamente conosco, só assim nossa corrente do bem em ajudar a quem precisa e grupos parceiros ligados direta ou indiretamente ao SHD, onde repassamos em 100% a quem precisa de modo simples, humilde, honesto e verdadeiro; só assim você terá a certeza que 100% da sua colaboração chegará ao SHD; Dúvidas, Sugestões, Feedback; Agendar Entrega na sede do SHD ou Retirada Pelo Fusca do SHD ou Veículo Autorizado; Ofertar Colaboração, Doação; Parcerias, Divulgação, Guest Posts e Outros. Entre em contato pelo Whatsapp no botão abaixo:

Whtasapp Oficial do Seja Hoje Diferente