Dicas e sugestões para que esta área combine traços de personalidade do morador, estilo e funcionalidade

Mesmo que o arquiteto responsável pelo projeto converse pessoalmente com o interessado em adquirir um imóvel, nenhuma planta é capaz de valorizar todos os ambientes de uma casa ou apartamento.

Nas construções mais recentes, as varandas vêm se tornando um diferencial requisitado, pois ampliam a área útil do imóvel, deixando o espaço com a cara de quem mora ali. 

Se alguns preferem colocar uma boa churrasqueira neste espaço, outros fazem da área um local de descanso, com rede, pequenas mesas, uma banqueta para o conforto e plantas.

Outras dicas para valorizar essa área é buscar móveis dobráveis e adaptáveis ao espaço disponível. Definir com clareza qual serão as necessidades atendidas naquele local também é fundamental para fazer dele um lugar aconchegante.

Enquanto algumas pessoas querem transformar a varanda em uma extensão da sala de estar, o que exige a retirada das portas e o nivelamento do piso de ambos os ambientes, há quem prefira investir em jardins verticais e decks para dar sensação de comodidade.

Móveis adequados ao espaço

Investir em móveis sob medida é uma ótima pedida para deixar a sua varanda mais agradável. Pequenos armários, mesas centrais e poltronas com o design que mais traduz o seu estilo são boas dicas.

Para quem gosta de ler e usa a varanda para estudar, deixar alguns livros sobre a mesa central é um bom jeito de dar à área um ar aconchegante, além de liberar espaço no interior. Investir em algumas prateleiras também é uma boa  possibilidade.

Mobílias dobráveis, ou que armazenam outros móveis em seu interior, são uma ótima maneira de deixar mais espaço para a varanda, usando-os em momentos pontuais, como as refeições ou o estudo. Se o conforto é a sua prioridade, vale colocar puffs e itens mais baixos nesse espaço.

Uma boa decoração

Deixar a decoração desse espaço de lado pode dar a impressão de que ele está abandonado. Fios com pequenas lâmpadas coloridas oferecem um ar romântico e leve à sua varanda. Apostar em cores contrastantes, como roxo e amarelo, verde e vermelho, e algumas flores ajuda a dar vida à área e deixá-la mais despojada.

Para quem trabalha de casa e precisa de maior privacidade e ambientes silenciosos, a varanda pode se tornar um escritório proveitoso. Colocar plantas é um modo de deixar o ambiente mais privativo, sem muitos espaços para o olhar de vizinhos.

Ripas de madeira também conferem charme à varanda, já que o material costuma levar conforto para os ambientes onde é usado. Outra dica é encostar móveis como mesas no parapeito ou grade que delimita a área da varanda, o que economiza espaço.  

Outra medida que ajuda a liberar extensão a ser usada é colocar pequenos vasos de plantas nas paredes. Por se tratar de um espaço reduzido, a regra que diz “menos é mais” deve ser lembrada na hora de organizar a varanda.

Diferentes utilizações

Para quem quer fazer da varanda um home bar, é necessário comprar um móvel para estocar as bebidas, além de colocar alguns assentos no espaço. Outra opção é um desenho ou grafite nas paredes, o que confere um ar mais inusitado ao local.

Para quem é mais tranquilo e prefere meditar, pode-se colocar um tapete mais confortável para os exercícios de alongamento antes de fechar os olhos e respirar com atenção. Poltronas e  sofás de pallet também dão uma atmosfera mais rústica e aconchegante.

Escolher se a varanda também terá cortina, persiana ou outro material para limitar a entrada da luz é importante, dependendo do uso destinado ao local. Ambientes de trabalho precisam de mais iluminação, enquanto as varandas usadas para descontração e reunião com amigos podem pedir espaços menos claros.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee