A quarentena causada pela COVID-19 resultou em tempo ocioso para a maioria das pessoas, seja porque teve o trabalho suspenso ou por estar no sistema de home office. Com isso, a busca por atividades para ocupar essas horas livres extras tem aumentado e, levando esse fator em consideração, diversas plataformas liberaram serviços, antes pagos, para o público.

Uma das que mais chamaram a atenção foram as plataformas de educação, que liberaram diversos cursos gratuitos, possibilitando a chance das pessoas se especializarem em suas áreas ou darem início a um novo conhecimento. Para quem trabalha com moda, ou tem interesse, e cuida do seu estilo e de demais pessoas, as oportunidades de estudo estão muito atrativas.

Grandes nomes da moda, bem como instituições renomadas, estão oferecendo aulas gratuitas on-line para os amantes da área e todos os profissionais do setor. Um deles é o Instituto Francês de Moda, que liberou seu curso na plataforma FutureLearn, totalmente gratuito. Achou interessante? Então, confira a lista a seguir!

Instituto Francês de Moda

O renomado Instituto Francês de Moda havia lançado, no final de 2019, o curso Entendendo a Moda: Dos Negócios à Cultura, até então pago. Com a pandemia, o IFM não apenas tornou o curso gratuito como também passou a contar com a presença de nomes de peso em suas aulas. 

O curso, que tem duração total de um mês e é dividido em três horas semanais, é composto por aulas ministradas por Bruno Pavlovsky, presidente da seção de moda da Chanel, Francesca Bellettini, CEO da Yves Saint Laurent, Sidney Toledano, CEO do grupo LVMH, Guillaume de Seynes, vice-diretor da Hermès, e os estilistas Paulo Smith, Simon Porte Jacquemus e Christelle Kocher. 

Entre os assuntos tratados nas aulas, os inscritos aprenderão mais sobre representações de gênero, tendências, universo têxtil como fenômeno cultural, decodificação de silhueta, comportamento do consumidor, a relação entre a moda e a imprensa, além de questões sociais. O curso terá legendas em francês, inglês e espanhol.  

Universidade de Harvard e MIT

Outro nome de peso na lista é a renomada Universidade de Harvard que, em uma parceria com a MIT, criou a plataforma edX a qual liberou diversos cursos on-line, em diversos segmentos na quarentena. Para os amantes de moda, é possível fazer um curso completo e sem qualquer custo sobre a História da moda, Moda circular, Tendências futuras, Criação e Design.

O conjunto de aulas tem um total aproximado de cinco semanas de duração, divididas em seis horas semanais. É possível, ainda, encontrar cursos em diferentes níveis, o que contribui nos casos de quem já é um profissional da área e busca por especializações. Para se cadastrar nas aulas e ter mais informações, acesse a plataforma.

Yale

A faculdade de Yale também disponibilizou diversos cursos gratuitos, muitos deles voltados para o design. No segmento da moda, é possível aprofundar o conhecimento com um curso sobre design fashion, totalmente gratuito. Ao todo, ele tem 18 horas de duração, divididas em 7 semanas. Ao final, é possível obter um certificado de conclusão. Para se inscrever nas aulas, que iniciaram em 16 de abril, e também se cadastrar, acesse o portal Coursera.

Coursera

As plataformas de ensino que são velhas conhecidas dos brasileiros não poderiam ficar de fora dessa lista. O Coursera está com vários cursos disponíveis gratuitamente voltados para moda. Gestão de empresa de moda de luxo, Moda como design e Moda sustentável são algumas das opções disponíveis no site. 

Ao final do curso, que acontece dentro de um mês, é possível ter um certificado de conclusão. Nas últimas aulas, inclusive, os alunos precisarão fazer testes de conhecimento, garantindo o aprendizado de todo o conteúdo. Para saber mais sobre eles e se cadastrar o site.

Coloque a criatividade em prática

Os cursos de moda gratuitos te possibilitarão colocar toda sua criatividade em prática, além de dar um peso ainda maior para o seu currículo. Para quem se interessa pelo universo fashion, seja criando ou divulgando, fazer cursos em grandes faculdades e com profissionais gabaritados pode ser uma chance única. Aproveite!

Una conhecimentos diferentes

Os cursos gratuitos durante a quarentena também oferecem a oportunidade de você unir o conhecimento de duas áreas. Um exemplo seria estudar sobre fotografia, para que esse conhecimento seja somado ao de moda e, assim, agregar ainda mais valor ao seu currículo. 

Entre uma especialização e outra, é possível adquirir mais conhecimento sobre tecnologia, economia, gastronomia e outros diversos assuntos, afinal, informação nunca é demais, não é mesmo? Mesmo sendo temas diferentes, há grandes chances de estimular a criatividade.  
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee