Divulgação Reprodução

Comprar um carro costuma ser um dos principais objetivos da vida do brasileiro, mas qual vale mais a pena para a classe média baixa, carro zero ou seminovo?

Sobretudo para quem tem que percorrer grandes distâncias todos os dias e não quer depender dos meios de transporte tradicionais, ter um carro próprio pode ser uma excelente escolha.

No entanto atualmente no Brasil o valor dos veículos é muito alto, considerado incompatível com a renda da maior parte da população.

Mesmo assim os indivíduos que pertencem à classe média baixa se esforçam para conseguir conquistar esse bem necessário.

Mas é preciso saber fazer a escolha correta. Diante disso nesse artigo você verá algumas informações sobre carro zero e seminovo. Qual será melhor para pessoas de classe média baixa? Veja a seguir

Carro zero ou seminovo, qual sai mais barato?

Quando se fala em preço de carro zero ou seminovo é preciso avaliar não somente o preço final a ser pago, mas também o custo benefício que o produto irá te proporcionar.

Os seminovos por via de regra são os mais baratos. Muitas vezes um modelo seminovo custa o mesmo valor da sua versão básica quando zero quilômetros.

Isso acontece porque assim que o veículo sai da concessionária ele sofre uma perda significativa em seu valor de mercado.

A depreciação em apenas um ano de uso do carro pode variar entre 10 e 30% dependendo da marca e modelo avaliados.

Sendo assim muitas vezes comprar um seminovo pode ser muito mais vantajoso. Mas é preciso levar em conta também outras questões antes de tomar uma decisão tão importante.

O que deve ser levado em consideração nessa escolha?

Primeiramente quando você decidir que é hora de comprar um veículo é preciso que faça uma análise do seu perfil como cliente e, qual será a finalidade do seu carro.

Dependendo da renda que você consegue comprovar efetivamente o valor possível a ser financiado pode não ser suficiente para adquirir um veículo zero.

Por isso muitas vezes os descontos oferecidos nos seminovos são o principal motivo para a aquisição deles.

Outro fator a ser considerado no que tange à economia é que você pode adquirir um veículo seminovo movido a diesel ou um híbrido. O valor de mercado desse tipo de carro pode ser bastante alto quando eles são novos.

Por outro lado se você adquirir um carro seminovo, é essencial que ele esteja em excelente estado de conservação para que você possa permanecer alguns anos com ele.

E se a sua intenção for passar mais do que cinco anos com o mesmo carro, então nesse caso é melhor adquirir um veículo zero quilômetros mesmo que ele custe mais.

Por fim é preciso considerar que a principal vantagem de se adquirir um veículo zero quilômetros é o baixo custo de manutenção geral, além da garantia do fabricante.

É válido observar que se você tiver paciência de procurar pode conseguir encontrar veículos seminovos com baixíssima quilometragem, o que pode ser muito vantajoso em todos os sentidos.

Busque por veículos seminovos com quilometragem baixa, bom estado de conservação, com câmera de ré e que tenham poucos meses de uso, assim você pode usufruir da garantia.

O que observar ao escolher meu seminovo?

Indivíduos de classe média e baixa geralmente optam por veículos seminovos para obter todos os benefícios que já foram citados anteriormente.

No entanto para que você se beneficie realmente é preciso escolher um bom carro, ou você acabará tendo dores de cabeça. Então veja o que avaliar na hora da compra:

Um carro seminovo ou usado atrai pelo preço e pelas condições de pagamento. Porém, existem alguns fatores que você precisa considerar antes de fechar negócio. Veja os principais abaixo:

Quilometragem

Veículos seminovos pouco rodados costumam ter custo de manutenção menor, além de você correr menos risco de ficar na mão no meio da rua.

Eficiência

Atualmente o valor do combustível está bem alto. Por isso pode valer a pena pagar um pouco mais por um veículo mais eficiente, porque a economia pode compensar a adição de valor em cada parcela.

Depreciação

Alguns modelos podem perder valor mais rapidamente do que outros, fazendo com que você perca muito dinheiro na hora de revender o carro. Por isso opte por modelos que tenham menor depreciação.

Preço do seguro

Hoje em dia é muito difícil ficar sem seguro do veículo. O valor elevado deles deve ser pago anualmente e pode pesar bastante no seu orçamento.

IPVA

O valor do IPVA é calculado sobre o preço do veículo estipulado pela tabela FIPE. Na hora de adquirir um veículo novo ou seminovo sempre leve em consideração o valor que terá que pagar de IPVA anualmente. Esse valor é compatível com a sua renda?

Após ver os prós e contras do veículo novo e seminovo, lembre-se de que a escolha depende do seu perfil e objetivo. Mas de maneira geral um veículo seminovo bem escolhido costuma ser mais vantajoso para pessoas de classe média e baixa.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee