Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Divulgação Reprodução

A pandemia do Covid te deu um tempo extra? Chegou a hora de colocar suas habilidades culinárias em ação!

Atenção, frase com potencial de despertar sensações: pão quentinho, saindo do forno. Sabe esse cheiro característico e cheio de nostalgia? Ele pode acontecer aí na sua casa! Afinal, nada melhor que preparar um café da manhã ou lanche da tarde com aquele tão amado pãozinho feito por você. Melhor ainda se for acompanhado de um café feito na hora!

Durante a pandemia de Coronavírus, as pessoas estão passando mais tempo em casa e menos na rua, o que inclui menos idas aos comércios locais. Mais do que nunca, é hora de arregaçar as mangas e aprender algumas receitas que podem ajudar a manter (ou melhorar) os costumes alimentares. Tudo isso sem abrir mão da saúde e, claro, do sabor.

A grande vantagem é que, fazendo o seu próprio pão, você tem sabe qual é a origem dos ingredientes, podendo ainda priorizar aqueles que são in natura ou minimamente processados. Melhor ainda é usar a criatividade para inovar nas receitas e fazer substituições tão saudáveis quanto. Confira abaixo duas receitas de pães caseiros que, além de deliciosos, são super nutritivos e coloridos. Essas e outras estão disponíveis no livro Na cozinha com as frutas, legumes e verduras, do Ministério da Saúde.

Pão Colorido

Ingredientes

1 colher de sopa de fermento biológico granulado

½ colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de óleo

½ colher de chá de sal

farinha de trigo até dar o ponto (entre 4 a 5 xícaras)

1 ovo

1 colher de chá de açúcar

1 xícara de polpa de beterraba (cozida e amassada) ou cenoura (cozida e amassada) ou couve (folhas batidas no liquidificador com ½ xícara de água).

Modo de Preparo:

Misture o fermento e o açúcar, acrescente uma das polpas e mexa bem. Adicione a manteiga, o óleo, o ovo, o sal e a farinha de trigo. Acerte o ponto da massa, que deve desgrudar da vasilha mas não pode endurecer. Sove bem. Deixe descansar por 30 minutos. Faça a mistura com as outras 2 polpas de verduras. Cada massa deve ser dividida em 2 partes. Para o pão trançado, faça rolinhos, junte as pontas das massas coloridas e faça uma trança. Para o rocambole, estique as massas, uma a uma, com a ajuda de um rolo. Depois é só colocar uma sobre a outra e enrolar. Leve para assar até que o topo e o fundo dos pães fiquem levemente dourados.

Rendimento:
35 porções.

Pão de Legumes

Ingredientes

30 g de fermento biológico

1 colher de sopa de açúcar cristal

2 ovos

½ colher de sopa de sal

1 xícara de água morna

1 xícara de óleo

½ pimentão verde pequeno picado em cubos pequenos

½ pimentão vermelho pequeno picado em cubos pequenos

 ½ cebola ralada

½ cenoura ralada

1 colher de cheiro verde picado em fatias finas e repicado

1 colher de sobremesa de açafrão farinha de trigo até o ponto da massa para enrolar

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes, colocando a farinha aos poucos. A massa deve ficar mais mole. Cubra com um pano e deixe crescer até que dobre de volume. Divida a massa em duas partes, abra com um rolo e enrole como rocambole. Coloque nas assadeiras próprias, tipo para pães de forma, untadas e enfarinhadas. Deixe crescer novamente. Leve para assar em forno pré-aquecido.

Rendimento:
35 pães.

Dica: Se o fermento biológico for granulado, dissolva-o com um pouco de água e de farinha. Sempre leia as instruções da embalagem do fermento.

Fonte: Saúde Brasil
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!