O Candomblé e a Umbanda, apesar de suas semelhanças, apresentam muitas diferenças entre si, como origem, a relação com os orixás, rituais, o fenômeno da incorporação, entre outros.

O Candomblé veio da África, trazido ao Brasil por meio dos negros africanos escravizados. Aqui, sofreu adaptações e é considerada uma religião afrobrasileira.

Já a Umbanda é uma religião propriamente brasileira e seus fundamentos foram revelados por Zélio Fernandino de Moraes. A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afrobrasileiras.


Reprodução Divulgação

Candomblé:

O Candomblé é uma religião africana que chegou ao Brasil junto com os negros que vieram em condição de escravos. A crença segue as leis da natureza e suas divindades são os orixás, vistos como ancestrais divinos que cuidam e equilibram nossas energias.

Diferente da Umbanda, onde a comunicação dos orixás com a terra ocorre por meio da incorporação, no Candomblé ela é feita por meio da leitura de búzios.

Umbanda

A Umbanda é uma religião brasileira que surgiu em 1908 e foi revalada por Zélio Fernandino de Moraes, natural de São Gonçalo (RJ) e mescla elementos do catolicismo, cultos africanos e do kardecismo.

A religião acredita nos orixás como espíritos ancestrais, que se comunicam com a terra por meio da incorporação de médiuns.

Os trabalhos e assistências ocorrem enquanto os espíritos estão incorporados. Durante a incorporação, alguns orixás/espíritos fazem uso do tabaco e bebida por parte dos médiuns. Outros, porém, como os espíritos das crianças, preferem doces e brinquedos.

Por outro lado, não é feito o abate de animais em cerimônias de oferenda e agradecimento.

Descubra mais sobre a diferença de Candomblé e Umbanda clicando aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee