Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!

Veja opções para diferentes faixas etárias e não erre na hora da compra.

Festa de Criança
Divulgação Reprodução

Comprar presente para a criançada é uma tarefa que pode ser muito legal! Entrar em uma grande loja com opções divertidas para todas as idades e gostos é realmente uma aventura.

Mas na hora de escolher o presente ideal é preciso estar atento em alguns pontos. O primeiro deles é conferir se o produto possui certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), responsável por avaliar e cobrar um bom nível de qualidade dos brinquedos.

Feito isso, é importante olhar a indicação de faixa etária do brinquedo ou jogo que você está considerando comprar. Afinal, o que pode parecer fácil para os adultos, pode ser um tremendo desafio para os pequenos. Por isso, a faixa etária ajuda a orientar a escolha, e você não corre o risco de comprar algo fácil ou difícil demais.

Os brinquedos e jogos são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo e são uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem das crianças. Elas aprendem brincando, o que deixa o processo natural e divertido. E isso pode fazer diferença no futuro, quando abordamos assuntos como pensamento lógico, estratégico e resiliência.

No entanto, para que todos esses resultados sejam atingidos, é preciso escolher as ferramentas certas. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na hora de comprar o presente ideal para crianças de diferentes idades.

De zero a dois anos

Nessa fase, eles estão descobrindo o mundo, os barulhos, as texturas e as cores. Em muitos casos, vão querer levar as coisas até a boca para experimentar também. Então, mantenha-se próximo aos pequenos para evitar que algum acidente aconteça. E, principalmente,  evite peças pequenas e objetos que possam ser engolidos.

Escolha brinquedos coloridos e com texturas diferentes, isso vai estimular as percepções psicomotoras da criança. Assim, objetos como móbiles, mordedores e itens com reações sonoras estimulam a parte sensorial e a coordenação motora dos pequenos.

De dois a quatro anos

Com essa idade, as crianças estão na fase de aprender por imitação. Pensando nisso, jogos simbólicos e brincadeiras de faz de conta são ideais! 

Escolha opções que permitem desenvolver uma história, como kit de ferramentas, bonecas e kits de panelas. Jogos de encaixe e blocos de montar também costumam fazer sucesso.

De quatro a seis anos

Nessa fase, eles provavelmente já têm os personagens e filmes favoritos e conseguem expressar suas opiniões e gostos com clareza. Princesas, bonecos e esportes já fazem parte da vida das crianças, e elas começam a perceber suas preferências.

Os brinquedos atuam como facilitador do aprendizado, e jogos que estimulam a memória, o raciocínio lógico e a criatividade são bem-vindos. Quebra-cabeça, massinha, tintas e fantasias são presentes que, com certeza, deixarão as crianças felizes e realizadas.

A partir de seis anos

Nesse momento, a brincadeira do faz de conta deixa de acontecer no individual e passa a ser em grupo, com colegas de idades semelhantes. É possível analisar contextos e diferentes papéis que as crianças assumem nas brincadeiras.

Por isso, é importante que os brinquedos para essa idade possam ser utilizados em grupo. Jogos de tabuleiro, bolas, cordas e opções que estimulem a relação “ganhar e perder” são escolhas interessantes.

A partir de oito anos

Depois de completar oito anos, eles já expressam os desejos claramente, e é possível conhecer seus gostos e direcionar esforços para encontrar aquele presente que eles tanto querem.

Boa parte das habilidades motoras e cognitivas já terão se desenvolvido, mas jogos que as estimulem são sempre uma boa opção. O quebra-cabeça, por exemplo, possui diversos níveis de dificuldade, e é possível encontrar opções para todas as idades.

Para não errar

Se você é próximo da criança para quem o presente é destinado, observe seus gostos. Dessa forma, é mais fácil encontrar a lembrancinha ideal e colocar um sorriso no rosto dela.

Evite reafirmar padrões de presente como carrinhos para os meninos e bonecas para as meninas, principalmente, se as crianças em questão formarem um casal de irmãos. 

Aproveite para dar opções com as quais elas possam brincar juntas, sem a categorização de feminino e masculino. Jogos e acessórios para atividades esportivas são um bom caminho! 

Brinquedos tecnológicos também chamam a atenção das novas gerações, e eles podem desvendar o caminho para usar o novo objeto juntos, por exemplo. Robôs e videogames são algumas opções.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Não esqueça: Você pode ser diferente e nos ajudar? Clique aqui

Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.

GeraLinks - Agregador de links | Agregador de conteúdo TrendsTops