TPM não é frescura

Dores no corpo, cólicas, variações de humor: os problemas são muitos durante o ciclo menstrual. É essencial que as mulheres saibam aliviar os sintomas para conseguirem ter dias prazerosos mesmo durante a TPM. 

TPM: são apenas três letrinhas, mas os problemas que a Tensão Pré-Menstrual gera são inúmeros. Dores de cabeça, nas costas e na região dos seios, cólicas, compulsão por doces e por alimentos gordurosos, instabilidade de humor, prisão de ventre ou mesmo diarreia, acnes são alguns dos problemas mais comuns nesse período.

Há quem diga que é frescura e tente minimizar os sintomas. Há ainda quem queira usar os sinais da TPM para dizer que as mulheres são “selvagens”, remetendo a um estereótipo de que o gênero feminino é mais próximo ao animalesco se comparado ao gênero masculino. 

Mas, como se sabe, a Tensão Pré-Menstrual não é “mimimi” e as mulheres precisam aprender truques para aliviar o que lhes incomoda durante esse período. 

Escolher as melhores calcinhas para o ciclo menstrual, comer alimentos mais leves, realizar atividades físicas que amenizam, por exemplo, as cólicas são alguns dos cuidados que as mulheres precisam ter consigo mesmas durante os dias do ciclo menstrual.

Dificuldade de diagnosticar a TPM

Um dos grandes desafios de tratar adequadamente a TPM é que muitas mulheres, embora sofram de maneira intensa durante o período, não procuram a ajuda médica para realizar o diagnóstico correto e, consequentemente, não conseguem tratar as causas dos principais problemas de forma eficiente.

Há muitos casos de mulheres que até apresentam as queixas para os médicos ginecologistas, mas ou ouvem que não é nada grave ou, então, que os sintomas são passageiros e o desconforto vai passar naturalmente.

Os médicos que decidem acompanhar as reclamações das pacientes também acabam encontrando limitações para o diagnóstico, isso porque não conseguem mensurar adequadamente a presença da Tensão Pré-Menstrual. 

Não existem exames que possam atestar de forma certeira que alguns sintomas são causados especificamente por causa das alterações do corpo feminino durante o ciclo menstrual. 

Como aliviar os sintomas da TPM

Para aliviar os principais sintomas da Tensão Pré-menstrual, as mulheres podem contar com alguns remédios farmacêuticos e mesmo substâncias naturais que ajudam o organismo a se estabilizar. 

Pílula anticoncepcional

O uso das pílulas é muito associado aos métodos contraceptivos, isto é, às maneiras de evitar uma gravidez indesejada. Mas, em muitos casos, o fármaco pode ajudar a aliviar também os sintomas da TPM. 

Mas, para isso, é indispensável consultar um ginecologista que ele possa indicar a melhor pílula, com as dosagens de hormônio mais adequadas para cada caso. É também imprescindível avaliar as possíveis condições de risco e os possíveis efeitos colaterais do uso prolongado da pílula. 

De forma geral, o uso desse remédio está relacionado à melhora de problemas como os de acne e de cólica menstrual. 

Uso de antidepressivos

Muitas mulheres experimentam uma profunda tristeza durante a TPM e isso não é brincadeira já que pode acabar acentuando problemas como a depressão e as crises de ansiedade. 

Por isso, se o quadro for mais problemático e grave, os médicos podem receitar antidepressivos de uso contínuo, isto é, não apenas no período da menstruação. Nesse caso, é de extrema importância que as mulheres conheçam também todos os possíveis efeitos colaterais do uso dos remédios de tarja preta, como os antidepressivos. 

Ter alimentação balanceada

Durante o ciclo menstrual, muitas mulheres relatam que sentem vontade de comer frituras e doces, além de aumentar o consumo de refrigerantes, bebidas alcoólicas e produtos industrializados.

É claro que não há crime nenhum nisso, a grande questão é não consumir esses produtos de forma excessiva. Mas, de forma geral, os ginecologistas recomendam que o consumo desses produtos seja menor durante esse período. É melhor investir em uma alimentação mais rica em fibras e líquidos- o que auxilia na regulagem intestinal, por exemplo.

Reduzir o sal 
Durante a TPM, é muito comum as mulheres se queixarem de retenção de líquido, o que gera um aumento do peso na balança, além de um maior desconforto com as roupas. 

Por isso, é altamente recomendável diminuir um pouco o consumo de sal, já que esse tempero, em excesso, pode facilitar a retenção de líquidos. 

Fazer atividades físicas regulares

Outra prática que ajuda a aliviar os sintomas da TPM são as atividades físicas, isso porque, durante o exercício, seja ele qual for, são liberados hormônios como a endorfina que dão a sensação de bem-estar e ajudam a melhorar o humor.

Além de ser conhecido como o hormônio do “prazer”, a endorfina também ajuda a melhorar a disposição física e o sistema imunológico. Com isso, a mulher fica menos desgastada e menos vulnerável a doenças durante o período.  

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee