Fundadoras e sócias de startups, CEO de hub de inovação e produtora executiva de projeto de arte urbana revelam obras que as inspiram nos negócios e na vida
Chega o recesso de virada de ano e vem junto o desejo de fazer tudo o que não deu tempo e outros mil planos. Mas talvez esse período não precise ser produtivo. Pode ser um momento de descanso, reflexão e lazer, que crie espaço na mente para novas e melhores ideias após os dias de folga. Essa é a dica de sete grandes empreendedoras, elas recomendam séries e livros que as inspiram, nos negócios e na vida, para o ciclo que se inicia.
As sugestões são da Jordana Souza, cofundadora e diretora comercial da VOLL, da Raissa Florence, sócia e conselheira da Korú, da Tainá Rodrigues, sócia e diretora de produto na Korú, da Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta, da Ana Arsky, CEO e fundadora da 4H, da Paula Mesquita Lage, produtora executiva da Fábrica de Graffiti e da Roberta Vasconcellos, CEO e cofundadora da Woba. Confira.
Dicas da Jordana Souza, cofundadora e diretora comercial da VOLL (www.govoll.com)
A executiva recomenda o livro "O momento de voar", de Melinda Gates, porque ele trata do empoderamento feminino, tema muito importante para sua vida pessoal e profissional, e das pequenas atitudes que podem mudar o mundo. “Para mim, a melhor parte do livro é a que diz que nós mulheres precisamos sair das margens e ocupar o nosso lugar – não acima ou abaixo dos homens, mas ao lado deles – no centro da sociedade, acrescentando nossa voz e tomando decisões para as quais somos qualificadas e temos o direito de tomar. ‘O momento de voar’ é aquele tipo de livro que não deve ser lido apenas por mulheres, mas por todos que desejam que o mundo seja um lugar melhor para se viver”, comenta Jordana.
Ela também indica a série “Recomeço”, disponível na Netflix. “Na verdade, trata-se de uma minissérie que, apesar de um tanto clichê quando se trata de drama romântico, surpreende ao abordar de forma tão sensível a importância da família, a superação das dificuldades, além de mostrar os detalhes e cuidados nas expressões de amor”, analisa.
Dicas da Raissa Florence, sócia e conselheira da Korú (www.escolakoru.com.br)
Raissa indica o livro "Essencialismo: A disciplinada busca por menos", de Greg Mckeown, que fala sobre como precisamos diminuir a lista de tarefas para nos concentrarmos no que realmente temos como objetivo. Mais do que uma estratégia de gestão de tempo, trata-se de um método para identificar o que é essencial e eliminar todo o resto.
Ela tem um grande apreço pela série “This Is Us”, disponível no Star+, e conta a cena que a marcou mais: “Uma das protagonistas revisita sua vida pelas pessoas que passaram por ela como se fossem passageiros de um trem. Realmente acredito que a vida é isso e o que levamos são as pessoas com quem nos conectamos e construímos nossa jornada”, reflete.
Dicas da Tainá Rodrigues, sócia e diretora de produto da Korú
Para Tainá, uma obra entrou para sua lista de favoritas e, segundo ela, continuará na lista por um bom tempo. É o livro “Faça acontecer”, da Sheryl Sandberg, que “fala sobre empoderamento e liderança feminina, como podemos apoiar outras mulheres e alavancar as carreiras umas das outras”.
Ela indica a série “The Bold Type”, disponível na Netflix, que conta a história de três amigas em início de carreira e a evolução delas nos seus campos de trabalho. “Mostra como elas fazem para se sobressair no mercado sem perderem seus valores e sem deixarem de se apoiar nessa jornada. Essa série faz muito sentido para mim e meu grupo de amigas, então me identifiquei e tive muita sinergia com ela”, diz.
Dicas da Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta (www.orbi.co)
Dany declara que o livro que mais a emocionou em 2022 foi a autobiografia de Viola Davis, “Em busca de mim”. “Li um pedacinho por vez porque mexeu muito comigo”, conta. “Tem muito a ver com algo que eu sempre falo: a gente precisa olhar pra dentro, ter orgulho de quem a gente é e clareza de onde quer chegar”. Na biografia, Viola narra sua trajetória para além da atriz consagrada, mostra de onde veio, suas relações familiares e as dificuldades que enfrentou. “Acredito que é muito importante contarmos nossa história, existe um poder enorme nisso”, opina a executiva.
Do mundo cinematográfico, ela recomenda a série “Fortuna”, disponível na Apple TV, que traz uma protagonista excêntrica, engraçada e com forte gosto por roupas coloridas. A personagem Moly vive seus 40 anos pós-divórcio e recém-bilionária se descobrindo ao chefiar uma ONG. “Ela chega a ser exagerada, mas é divertida. É muito interessante como ela descobre o seu propósito na ONG e o poder da amizade. Também me chama a atenção ver uma protagonista mais velha, o que não é comum e gostei”, destaca.
Dicas da Ana Arsky, CEO e fundadora da 4H (www.4habitos.com.br)
O livro indicado por Ana Arsky é “The Wealth of the Commons: A World Beyond Market & State” ou "A Riqueza dos Comuns: Um Mundo Além do Mercado e do Estado", em tradução livre, escrito por David Bollier e Silke Helfrich. “Essa obra aborda a economia compartilhada provocando a possibilidade de distribuição de poder às grandes massas, que geram a verdadeira riqueza, mas não estão fazendo parte do jogo econômico. É uma visão inclusiva com relação àqueles com maior interesse na preservação patrimonial, ambiental e de serviços públicos que hoje são extremamente precários e mal distribuídos”, observa.
Para Ana há também uma obra muito inspiradora para quem está “navegando pelas águas da inovação”, a minissérie “Som na faixa”, disponível na Netflix. É a história de um empreendedor sueco e seus parceiros que decidem revolucionar a indústria musical com uma plataforma legalizada de streaming. Ela destaca que “a minissérie é particularmente interessante para CEOs de startups que têm uma jornada, muitas vezes, solitária nos momentos de tomada de decisão”.
Dicas da Paula Mesquita Lage, produtora executiva da Fábrica de Graffiti (www.fabricadegraffiti.com.br)
Muito ligada às referências culturais, Paula indica uma obra que será um deleite para fãs de romances policiais, o livro “Morte no Nilo”, da célebre escritora Agatha Christie. “Eu amo o trabalho da Agatha Christie, ela foi revolucionária na literatura inglesa. Esse foi o último livro dela que li e a forma com que ela constrói os personagens é genial”, comenta.
Entre as séries, Paula escolhe uma história baseada em fatos reais, uma impressionante trajetória feminina retratada na minissérie “Self Made”, disponível na Netflix. O drama conta como Madam C. J. Walker se tornou a primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos, tendo sido filha de escravos, nascida poucos anos após a abolição da escravatura, e mãe aos 18 anos. “Ela é um símbolo de sucesso e a minissérie mostra os desafios que as empresárias mulheres enfrentam para além dos negócios”, aponta.
Dicas da Roberta Vasconcellos, CEO e cofundadora da Woba (www.woba.com.br)
A executiva revisitou em 2022 uma obra que gosta muito, o livro “Os Quatro Compromissos”, de Don Miguel Ruiz. “A releitura me fez lembrar de coisas muito simples, mas muito importantes, que deveríamos praticar no dia a dia, como ter cuidado com a palavra, dar sempre o nosso melhor, não levar tudo para o lado pessoal e não supor. São pequenos acordos que a gente pode fazer e que fazem a convivência com o outro melhorar em todos os aspectos”, pondera.
A série que Roberta recomenda é de podcast, o “All-In”, disponível no Spotify e no YouTube, apenas em inglês. Toda semana um episódio vai ao ar cobrindo as principais notícias econômicas, tecnológicas, políticas, sociais (e também sobre poker). "Esse podcast é ótimo porque me possibilita acompanhar as principais tendências e novidades do mundo dos negócios e da tecnologia, de uma forma bem leve, com diferentes especialistas e CEOs", explica.