Blog Diferente Para Ser Diferente
O Portal do Bem Seja Hoje Diferente tem o objetivo de unir em todo o Brasil pessoas, grupos e organizações que fazem o bem não importa a quem!

Imagem Reprodução Divulgação

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “o valor do cuidado da casa”.

As informações são do Fé com Virtudes Confira:

Na cultura em que hoje vivemos, é muito comum desvalorizar o trabalho de cuidado da casa, vendo muito mais importância nos trabalhos relacionados com a carreira profissional. Em parte isso se deve ao fato de estes últimos serem remunerados e o cuidado da casa, pela esposa ou pelo marido, não o ser. E também pelo fato de parecer que não se está fazendo nada de útil ou produtivo ao cuidar da casa. Como vivemos numa cultura materialista, o conceito de útil acaba sendo identificado com um valor material, isto é, o dinheiro.

No entanto, o cuidado da casa tem um valor humano e espiritual belíssimo e elevadíssimo. Veja que palavras tão bonitas diz uma inglesa a respeito desse tema.

* * *

Encanta-me o fato de que os seres humanos sejam ao mesmo tempo seres materiais e espirituais, por ser possível transmitir valores espirituais através das coisas materiais. Por exemplo: imaginem que alguém da nossa casa esteja doente. Se, ao preparar a bandeja para essa pessoa que está no quarto, utilizarmos um guardanapo de pano bordado, uma toalha sobre a bandeja, umas pequenas flores e fizermos uma comida bem apetitosa para lhe dar água na boca, se incentivarmos essa pessoa a comer alguma coisa para sentir-se melhor, a mensagem que estaremos dando é esta: “Nós amamos você; você é importante para nós! Fazendo isso também trazemos um pouquinho do céu à terra!”.

O que representa o trabalho de cuidado de uma casa é parecido com o que representa a família na sociedade: é como sua coluna vertebral que sustenta tudo. Da mesma forma, o que sustenta uma família é, entre outras coisas, esse cuidado amoroso das coisas da casa.

Um lar bem cuidado faz as pessoas felizes. Um lar bem cuidado transforma-se num lugar para a família recuperar forças, tanto material como espiritualmente. E, sobretudo, para experimentar o amor, que é a nossa grande fonte vital. E esse amor, se o lar é bem cuidado, estará em cada detalhe material, alimentando por sua vez o amor no coração de cada pessoa. Um lar bem cuidado é assim um pedacinho do céu. E as quatro paredes feitas de tijolos e argamassa passarão a ser um reflexo da essência da família, da encarnação de suas crenças, valores e ideais de vida.

Porém isso não acontece de forma automática. Além do amor que deve haver no nosso coração, requer-se dedicação, trabalho. São necessárias muitas qualidades para criar um lar maravilhoso: talento, engenhosidade, criatividade, generosidade, magnanimidade, ordem, boa organização, sentido comum, carinho, um bom sentido de humor e sobretudo muito, muito amor ao demais.

O bom cuidado da casa envolve muitas coisas: todos os elementos da cultura, da arte, da ciência, da beleza, da poesia, da comunicação. Além de conhecimentos de nutrição, saúde, segurança, economia, logística, maquinário etc. Não é algo pequeno!

* * *

Não é verdade que estas palavras nos fazem olhar de outra maneira para o cuidado da casa? Cuidar da casa é cuidar do maior tesouro que a sociedade possui: o ser humano, e, mais concretamente, cada pessoa que faz parte da nossa família. E o ser humano se cuida com amor, com carinho, refletidos em cada pormenor de um lar.

Que essas palavras sirvam para dar o devido valor a este trabalho oculto e silencioso que muitas vezes é tão desvalorizado.

Uma semana abençoada a todos!

Padre Paulo .

Seja Hoje Diferente: Portal de Família para Famílias
Artigo Organizado em: Na Palavra e Seja Diferente.

Postagem Anterior Próxima Postagem
O Portal do Bem Seja Hoje Diferente tem o objetivo de unir em todo o Brasil pessoas, grupos e organizações que fazem o bem não importa a quem, trazer boas notícias e informações a nossos amigos visitantes, entretenimento e muito mais, sejam todos bem vindos.
Dúvidas, Sugestões, Feedback do Seja Hoje Diferente, Agendar Entrega na sede do SHD ou Retirada Pelo Fusquinha do Bem, Ofertar Colaboração ou Doação. Parcerias, Divulgação, Guest Posts e Outros. Entre em contato pelo Whatsapp no botão abaixo:
Whtasapp Oficial do Seja Hoje Diferente